Com ingressos esgotados dez dias antes da abertura dos portões, o VTEX DAY 2025 começou nesta segunda-feira (2), no São Paulo Expo, consolidando-se como o maior evento de digital commerce do mundo. Durante a abertura para imprensa, os principais executivos da companhia apresentaram a visão estratégica do negócio, os resultados mais recentes e as principais novidades da edição VTEX DAY 2025. Participaram da conversa Mariano Gomide, Fundador e Co-CEO da VTEX, Geraldo Thomaz, também Fundador e Co-CEO da VTEX, Rafaela Rezende, General Manager da VTEX no Brasil, e Santiago Naranjo, Chief Revenue Officer da VTEX.
“Uma das nossas bandeiras é o ‘Engineering Brazil’, a engenharia nacional sendo a essência do nosso trabalho e a prova que o Brasil hoje já exporta tecnologia, não apenas commodities”, afirmou Mariano Gomide, destacando a expansão global da VTEX (hoje presente em 43 países), além da evolução tecnológica da companhia. O executivo reforçou o papel da empresa como um ecossistema completo e composable de soluções tanto para o varejo como para a indústria, com foco em produtividade e eficiência a clientes globais. Em suas palavras, a VTEX não é apenas uma plataforma, mas a espinha dorsal do comércio conectado – ou seja, uma estrutura desenhada para escalar grandes operações com inteligência e consistência.
Já o também fundador e Co-CEO, Geraldo Thomaz, relembrou a trajetória da VTEX, que completa 25 anos em 2025, e sua ambição de levar tecnologia brasileira ao mundo. Ressaltou a transformação do comércio digital na última década e apontou os próximos passos para o setor, impulsionados por inteligência artificial, automação e dados. Foram apresentados novos recursos e produtos que estreiam durante o evento, como o B2B Buyer Portal, a nova Busca Semântica com IA, soluções de Retail Media e o FastStore Content Assistant. Para Geraldo, a VTEX segue comprometida com a entrega de valor real, mantendo-se próxima das dores e ambições de seus clientes.“O varejista não pode se dar ao luxo de ancorar. O motor precisa ficar ligado durante a tempestade”, disse o executivo ao refletir sobre os desafios da macroeconomia e o impacto no varejo.
Rafaela Rezende, General Manager da VTEX no Brasil, refletiu sobre o movimento de migração para o ecossistema de soluções da companhia e como ela pode acelerar ganhos de escala e tempo de mercado. “Havia a crença de que, para ser grande, o varejista precisa ter tecnologia própria; hoje isso não é mais eficiente. E, quando falamos que a VTEX se consolida como o backbone do varejo conectado, é porque não migramos só o ecommerce. Somos a fonte da verdade de dados de estoque, catálogo, preços e clientes de todos os canais de venda, como ecommerce, marketplace, televendas e B2B. Todos esses canais podem ser transacionados pela VTEX”, afirmou a executiva.
Já o Chief Revenue Officer, Santiago Naranjo, ressaltou a relevância do Brasil no portfólio global da empresa. Segundo ele, o país tem papel estratégico como laboratório de inovação, com aprendizados que se convertem em soluções escaláveis para outros mercados emergentes, especialmente na América Latina, onde a VTEX mantém a liderança no setor de digital commerce. “Delegações internacionais estão vindo ao Brasil para aprender sobre tecnologia”, afirmou Santiago ao falar da internacionalização das soluções da VTEX.
Ainda na coletiva, Rafaela detalhou a curadoria e a ambição do VTEX DAY 2025. “É mais do que um evento sobre a VTEX – é um espaço de conexão entre tecnologia, negócios e cultura que impulsiona debates relevantes e reúne grandes líderes do mercado nacional e internacional para discutir o futuro do varejo e da indústria”, disse a executiva. Sobre a curadoria, Rafaela destacou que a programação do VTEX DAY 2025 foi pensada especialmente para refletir sobre os desafios reais enfrentados pelas lideranças e como é possível superá-los com coragem e resiliência para tomar riscos.
A edição reúne mais de 300 painelistas, 230 marcas expositoras e uma agenda intensa distribuída em oito palcos simultâneos esperando a presença de 25 mil pessoas. Com keynotes internacionais, trilhas temáticas sobre IA, omnichannel, logística, B2B e experiência do consumidor, a expectativa é que o VTEX DAY 2025 antecipe tendências, fomente negócios e parcerias relevantes.
Com programação intensa durante dois dias, o evento deve movimentar mais de R$1 bilhão em oportunidades comerciais, reforçando São Paulo como capital latino-americana da inovação no comércio digital.
Curadoria do VTEX DAY 2025:
25 mil participantes esperados.
- Programação robusta: curadoria feita à mão, trazendo os maiores CEOs do varejo brasileiro, mais de 100 painéis e mais 300 palestrantes especialistas.
- Keynotes internacionais: Viola Davis, Philip Kotler, Shane Parrish.
- Viola representa valores que a VTEX promove: coragem, protagonismo, transformação e impacto positivo
- Sua trajetória inspira pela superação e liderança, que se conecta com a história da VTEX: uma empresa que nasceu no Brasil, enfrentou desafios e conquistou o mundo com inovação e propósito sem se amedrontar com desafios
- Novos espaços:
- Retail Media Area.
- B2B Area.
- Palco Led by Her: palco onde só sobem mulheres, que são referências na área em que atuam para contribuir, como especialistas, com diversos conteúdos sobre marketing, operações, finanças, ESG, liderança e etc.
- Uso de IA no evento:
- VTEX DAY no whatsapp, usando a Weni como motor de comunicação, podendo fazer um atendimento do visitante, sanando suas dúvidas e simplificando sua experiência no evento
- Palestras gravada e resumidas com uso de IA, que serão disponibilizadas no app