Ícone do site Marcas Mais

3ª edição do Rio Innovation Week gerou R$ 2,3 bilhões em novos negócios

O evento que é referência global em Inovação e Tecnologia já planeja sua quarta edição para agosto de 2024, no Píer Mauá

O Rio Innovation Week terminou nesta sexta-feira, dia 06/10, com um importante reconhecimento – é a maior conferência global focada em Inovação e Tecnologia, ocupando esse ano um espaço de 68 mil metros quadrado. Durante quatro dias, cerca de 155 mil pessoas circularam pelo Píer Mauá, todos com foco em troca de experiências e conhecimento, novos aprendizados, e estímulos para o empreendedorismo e novos desafios de negócios.

O evento reforçou seu compromisso com a acessibilidade e democratização do conhecimento por toda a sociedade, com diversas ações para garantir a presença e participação de representantes de todos os grupos.

Entre as principais pautas desta edição estava o debate ético envolvendo a utilização de inteligência artificial. As conferências tinham representantes de diferentes áreas como Tecnologia, Direito, e Mercado, e da Academia para discutirem os impactos desta questão. Os temas de sustentabilidade também direcionaram as propostas e projetos apresentados, reforçando a urgência da mudança de hábitos e comportamento, e nossa forma de consumir.

O sucesso do evento este ano, em especial a participação de representantes de diversas camadas da sociedade compartilhando conhecimento, além da capacidade de geração de negócios e o impacto na economia da cidade, motiva o comitê organizador do Rio Innovation Week a iniciar o planejamento da próxima edição, que acontecerá de 06 a 09 de agosto, novamente no Píer Mauá.

“Assumimos um compromisso no qual o Rio Innovation Week 2024 promoverá o debate e desenvolverá suas conferências com a participação de pessoas que se destacam globalmente nas mais diversas áreas, que pensam a Inovação e a Tecnologia como desenvolvimento plural. Entidades civis, fundações, ativistas, cientistas, pesquisadores e personalidades de várias partes do mundo se engajarão neste comitê e serão convidadas para participar presencialmente de palestras e debates na próxima edição do evento, em agosto, com foco no desenvolvimento tecnológico e na inovação em vários campos de conhecimento.

Ao final do evento, será gerado o “Manifesto RIW 24”, com alternativas traçadas por todos os participantes, que será disponibilizado gratuitamente para agentes públicos e privados”, indica Jerônimo Vargas, um dos idealizadores do evento.

Os números da edição de outubro 2023 do Rio Innovation Week:

  • Mais de 2.500 palestrantes, distribuídas em 32 conferências;
  • Cerca de 1.300 horas de palestra;
  • 2.200 startups participantes;
  • 350 expositores;
  • 10.000 passaportes distribuídos gratuitamente para professores da rede pública de ensino;
  • 60.000 passaportes gratuitos com foco em empreendedorismo social e acessibilidade;
  • Geração de 20.000 empregos diretos e indiretos;
  • Capacidade para geração de R$ 2,3 bilhões em novos negócios;
  • 10 mil metros quadrados de lona serão enviados para empresas de reaproveitamento;
  • Todos os descartes foram realizados de forma seletiva, 15 toneladas de lixo reciclável foram encaminhadas para empresas e cooperativas de reciclagem.
  • Público total do evento durante os 4 dias – cerca de 155 mil pessoas.

Destaques da Rio Innovation Week 2023:

– A estreia do espaço RIW Impact for Change, que trouxe como ativo principal de sua pauta a importância da inovação na viabilização de projetos de cunho ambiental e social em comunidades. Participaram dos debates organizações da sociedade civil, universidades e instituições científicas que já estão pensando em como usar as novas tecnologias para diminuir as desigualdades e desenvolver abordagens tangíveis para a saúde e o bem-estar social e no planeta;

Presença de importantes vozes ligadas aos direitos humanos e, também, a questões de liderança feminina, como Graça Machel, Carla Akotirene, Rachel Maia e Ana Fontes;

– A presença de Marcelo Gleiser, vencedor do prêmio Templeton, um dos brasileiros de maior reconhecimento internacional no campo da física e astronomia. Com uma visão holística, ele falou como ciência e espiritualidade podem andar juntas para uma compreensão mais profunda da vida e dos mistérios do universo;

– Área de internacionalização, com a presença de representantes de mais de 15 países que conheceram cases de sucesso;

– A presença de Marc Randolph e Alex Osterwalder, que inovaram na aplicação de novas tecnologias para revolucionar segmentos de negócios, gerando impacto e mudanças em a cadeia de produção;

– O mundo será vegano – a apresentadora Xuxa e Tanya O’Callaghan, baixista da banda Whitesnake, empreendedora e co-host do projeto Highway to Health, falaram dos impactos positivos do veganismo na preservação do meio ambiente;

– O reconhecimento internacional do Rio Innovation Week – além do tamanho do evento, sua capacidade de geração de negócios e a excelência da curadoria de suas palestras;

– Anitta, que contando sua história reforçou a importância de acreditar e não desistir. Aos 24 anos, ela tomou a direção de sua carreira e de sua imagem, e conquistou o mundo, ganhando os mais importantes prêmios internacionais de música;

– Atividades interativas, envolvendo inteligência artificial e realidade virtual, que possibilitaram entender a usabilidade na prática;

– O palco flutuante, por onde passaram Marcelo Falcão, Milton Guedes, Toni Garrido e Diogo Nogueira. Depois de muito aprendizado, foi o momento de descontrair;

– A última palestra do evento, com o artista Eduardo Kobra, que contou sua história enquanto criava no palco uma nova obra, e acabou convidando o público para finalizar a peça com ele.

O Rio Innovation conta com a parceria estratégica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Patrocínio master da Heineken, CNC e Cedae. Patrocínio máster cultural da Eletrobras. Patrocínio Ouro da Stellantis, Finep e Softex. Patrocínio Prata da GWM, Petrobras, Eneva e TicketLog e Patrocínio Bronze de Bayer, Grupo Boticário, Montreal, FNT Telecomunicações e Caterpillar, e parceria institucional do Sesc RJ e Senac RJ.

Conta também com patrocínio de incentivo ao esporte da Light e secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Sair da versão mobile