Empresa brasileira está classificada como umas das companhias mais engajadas com o ecossistema de startups no Brasil
A Alelo, bandeira especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas, está entre as cinco empresas com mais engajamento no ecossistema brasileiro de inovação aberta, segundo o ranking divulgado pela 100 Open Startups, plataforma que conecta startups a grandes empresas.
A inovação é um pilar estratégico para a companhia. Por isso, a Alelo investe em parcerias com ecossistemas para acelerar processos ou ofertar aos clientes – sejam empresas, estabelecimentos comerciais ou portadores de seus cartões – produtos e soluções complementares ao seu portfólio.
“Este ano, nosso foco tem sido a Inovação Aberta, com o objetivo de criar conexões dentro e fora da empresa. Sabemos que ninguém cresce se fechando dentro de seus próprios muros. Há muito conhecimento para trocar e acreditamos muito nesse ecossistema de startups”, destaca Márcio Alencar, diretor de Estratégia Digital da Alelo.
Referência para o mercado, o Ranking 100 Open Startups utiliza critérios objetivos, vinculados com as relações de negócios estabelecidas entre startups e médias e grandes empresas – aquelas com mais de 100 funcionários ou faturamento superior a R$ 100 milhões no ano. Em 2016, quando foi publicada a primeira lista, o mercado brasileiro possuía 82 empresas, 108 startups e 859 relacionamentos de open innovation. Atualmente, o mercado conta com 1.635 empresas e acumula 2.018 startups que fizeram open innovation no país e que realizaram 12.436 negócios neste último ano.
Os setores que mais fazem open innovation no Brasil, segundo o levantamento, são os Serviços Financeiros, Energia e Alimentos e Bebidas. Além disso, as startups que se relacionam com grandes empresas captam 85% mais investimentos do que as sem nenhum tipo de relação.
Engajamento das empresas
- Natura
- ArcelorMittal
- BMG
- EDP
- Alelo
- Basf
- Raízen
- Unilever
- Nestlé
- Accenture
Fonte: 100 Open Startups