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Resultado positivo foi puxado principalmente por uma forte estratégia de diversificação de mix de produtos

A Cimed, farmacêutica brasileira com 45 anos de história e DNA 100% nacional, divulgou hoje o balanço completo de 2022 da companhia. A empresa atingiu R$1,9 bilhão de Receita Líquida, aumento de 22,5% em relação ao ano anterior. O resultado está 7% acima do guidance da empresa e representa o dobro do crescimento do mercado em faturamento junto ao consumidor em 2022, segundo auditoria elaborada e divulgada pelo IQVIA.

No período, a companhia também ganhou share em 70% de seu portfólio, em função da melhoria de MIX e estratégia de precificação, que aumentou o tíquete médio dos produtos em 25% quando comparado com o ano anterior.

O desempenho também foi impulsionado pela unidade de medicamentos, com destaque para Genéricos, com crescimento em sell-out orgânico em 6,2 pontos percentuais acima do mercado, e de OTC, com crescimento de faturamento de 49% em comparação com ano anterior, puxado pela alta demanda de antigripais e medicamentos para doenças respiratórias. A companhia também registrou performance positiva nos produtos de higiene e beleza com crescimento em sell-out orgânico superior ao dobro do mercado.

O EBITDA ajustado cresceu 18,9% em comparação com o ano anterior, atingindo R$ 479 milhões e 24,7% de margem EBITDA com um impacto de R$ 24 milhões de custo fixo da nova unidade fabril da Cimed, inaugurada em 2022, em Pouso Alegre. A nova unidade produziu uma parcela de sua capacidade totalizando 80 milhões de unidades no último ano. Além disso, houve um impacto de R$ 28 milhões do ramp-up da fábrica nova já excluídos do resultado ajustado. O Lucro Líquido ajustado cresceu 4,9%, representando 13,8% da Receita Líquida.

A empresa também continuou com suas atividades no mercado de capitais, realizando a segunda emissão de debêntures no montante de R$ 100 milhões. Os recursos foram captados como reforço de capital de giro, permitindo acelerar os investimentos no futuro e alongar dívidas de curto prazo.

Medicamentos Genéricos

Em 2022, na divisão de genéricos e equivalentes, foram lançadas 8 moléculas e 18 apresentações, encerrando o ano com 77 moléculas ativas no portfólio. Atualmente, existem 423 moléculas no mercado de genéricos e com o portfólio atual, a empresa participa de 57% do mercado em unidades e 51% do mercado em valor. Nesse período, a Cimed foi o 6° maior laboratório de genéricos em valor ao consumidor, já que é líder em seu mercado participativo com maior crescimento em sell-out entre os 10 principais laboratórios do país.

As principais avenidas de crescimento da categoria são a expansão da capacidade produtiva de sólidos, já endereçada pela nova unidade fabril, e a expansão do portfólio para mercados estratégicos, acelerada por parcerias de novos negócios iniciadas em 2022.

OTC

A categoria de OTC representou 31% do faturamento e 30% das unidades vendidas em 2022 e foi extremamente impactada pelas ondas de doenças respiratórias, provocando um crescimento de 56% do faturamento em relação a 2021. A cimed é o 3° maior laboratório do mercado total de OTC.

O portfólio da Cimed é composto por 36 mercados, liderando 6 deles, estando entre os top 3 em 15 mercados. Cimegripe é a principal marca da categoria e líder do mercado de antigripal com 25,7% de market share em valor, seguida de Loratamed, líder do mercado de loratadina com 71% de market share em valor. O portfólio também é composto por outras marcas líderes ou vice líderes de mercado como Nevralgex, Ambroxmel, Ciflogex, Kuramed e Babymed.

Higiene e Beleza

Em Higiene e Beleza, a empresa continua o trabalho de consolidar e criar marcas líderes. Em 2022, ampliou o sell-out orgânico mais do que o dobro do crescimento do mercado participativo, ganhando uma posição no ranking, estabelecendo a Cimed como o segundo maior laboratório de seu mercado participativo, projetando assumir a liderança em 2023.

O portfólio atual é composto por 11 mercados, ocupando o top 3 de 7 mercados. Alguns destaques da categoria são Calamed, marca líder do mercado de pós sol com 70,5% de market share em valor e crescendo mais do que três vezes o crescimento do mercado. K-Med, marca de lubrificante íntimo com 47% de market share em valor crescendo acima do mercado. Dermafeme, marca de sabonete íntimo, que com a estratégia assertiva de comunicação de 2022, cresceu seu sell-out em 17%, enquanto o mercado cresceu 4,9% e já assume a liderança do mercado em valor no último trimestre do ano. Acnezil com crescimento de 22,3% de sell-out, enquanto mercado cai 11,2%. Outro destaque é o Xô Inseto, marca de repelente de insetos, que cresceu mais do que duas vezes o mercado e também logo assumirá a liderança de mercado.

A Cimed continua inovando na categoria. No ano passado, lançou o produto de Higiene e Beleza mais comentado no mercado, o Puzzy, a primeira deo-colônia íntima do Brasil, em conjunto com a cantora Anitta. Nos primeiros seis meses de lançamento, foram vendidas mais de 340 mil unidades o equivalente a aproximadamente R$ 27 MM ao preço consumidor. Este foi o primeiro lançamento da empresa no digital e as vendas online representaram 9% do total vendido. Além disso, foi o primeiro lançamento internacional da companhia, iniciando suas vendas nos Estados Unidos em Novembro e com um plano de expansão para outros continentes em 2023.

Nos últimos 4 anos a empresa adicionou mais de R$ 1 bilhão na sua receita líquida e R$ 300 milhões de EBITDA, aumentando em mais de 10 pontos percentuais a margem EBITDA de forma orgânica. “Os resultados e o compromisso com a nossa estratégia nos dá confiança de que vamos superar os nossos desafios futuros. Sabemos que 2023 será um ano ainda com obstáculos na cadeia de suprimentos, câmbio, pressões inflacionárias e normalização da demanda de mercado. Para lidar com as incertezas e obstáculos, iremos reforçar a execução da estratégia de proporcionar acesso à saúde e bem-estar”, explica João Adibe Marques, CEO da Cimed.

Para 2023, a companhia continuará executando sua agenda de transformação digital com projetos que aumentam as vantagens competitivas no setor e trazem maior eficiência para os processos internos. Além disso, a Cimed irá acelerar o lançamento de novas moléculas, extensões de marcas líderes e criação de novas categorias de consumo no canal.

“Com o nosso portfólio diversificado de marcas líderes de mercado, verticalização da operação, relacionamento com o pequeno varejo, escala operacional, eficiência em go-to- market, cultura do Sangue Amarelo e saúde financeira, temos certeza de que nossa evolução será contínua”, reforça Marques.

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