Riverwood e SoftBank também participam da rodada que consolida a empresa como referência e mais bem capitalizada do segmento de Inteligência para Marketing e Vendas na América Latina
A Cortex anunciou hoje uma nova rodada de investimentos (Série C) de R$ 260 milhões liderada pela Lightrock, gestora global de private equity, que na América Latina já investiu em empresas como Creditas, Dock, Frete.com, Buser, Dr Consulta e Konfio, e cujo foco são companhias que gerem impacto. O aporte contou também com a participação do SoftBank Latin America Funds e Riverwood Capital, que, em 2020, colideraram a rodada de investimento anterior na companhia.
Apesar do momento delicado de captação de recursos para as empresas de tecnologia, o novo investimento, até então o maior feito em empresas do setor na América Latina, consolida a Cortex como referência e a mais bem capitalizada do segmento de Inteligência para Marketing e Vendas na região.
Para Marcos Wilson Pereira, Managing Partner da Lightrock na América Latina, o investimento está muito ligado a agregar inteligência e produtividade às empresas de todos os tamanhos: “Estamos muito entusiasmados com o investimento e temos a clara noção de que a empresa está num excelente caminho, se tornando a líder do setor aqui na América Latina. É uma plataforma muito versátil, que endereça diversos casos de uso, o que dá enormes possibilidades de mercado para a Cortex”.
Marcos complementa, dizendo que a Cortex atende perfeitamente à dimensão de produtividade, uma das três diretrizes de investimento da Lightrock: “Quando vimos a Cortex ajudando a aumentar vendas de empresas de praticamente todos os portes e de todos os segmentos da economia brasileira, visualizamos bem o impacto de longo prazo que ela pode trazer para a economia da região”.
Leonardo Rangel, co-fundador e co-CEO da Cortex, comenta sobre o investimento: “Tivemos grande sintonia com a Lightrock. É um grande fundo internacional, cada vez mais comprometido com a região e com uma pegada de priorizar investimentos em empresas de alto crescimento que geram impacto positivo para a sociedade. Temos muito orgulho do nosso quadro de investidores que, além da Lightrock, inclui alguns dos principais fundos internacionais com atuação na região como Riverwood, Softbank, Redpoint eVentures, Endeavor Catalyst e C2 Partners”.
Visão de futuro
Rangel conta que a empresa, em breve, será quatro vezes maior desde que recebeu seu último aporte e que todos os investidores da companhia tiveram excelentes retornos até o momento. “Claro que em um momento delicado para o mercado, investidores se tornam mais avessos a riscos. Mas os melhores olham para o longo prazo e aproveitam oportunidades em momentos como esse. Afinal, alguém duvida que o mundo será cada vez mais tecnológico? Ou que empresas e pessoas usarão cada vez mais dados e inteligência artificial em suas tarefas diárias?”
Segundo ele, os recursos do novo aporte serão usados para continuar investindo no crescimento acelerado da companhia, intensificando o desenvolvimento de suas soluções na área de Inteligência de Vendas e acelerando seus investimentos nas áreas de Marketing, Vendas e Pós-vendas.
O empreendedor fala também sobre a experiência de captar recursos no momento atual: “Eu acho graça de ver toda essa discussão sobre empresas de tecnologia serem chamadas de unicórnios, camelos, zebras, ou até mesmo cabras da montanha. Aqui na Cortex, o que importa pra gente é desenvolver tecnologia de ponta, entregar bons números, ter um time diferenciado e uma grande visão. Independente do momento do mercado. Felizmente, temos conseguido atrair investidores, mesmo em tempos não tão bons. Nossa rodada passada foi bem na primeira fase da pandemia. Naturalmente, não foi nada fácil. Mas acho que estamos ficando especialistas em captar recursos quando a maré está baixa”.