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Fintech Jeitto amplia aprovação de crédito com o uso de inteligência artificial

Com tecnologia desenvolvida pela Provenir, fintech reduziu tempo de análise e redução na inadimplência

Segundo a pesquisa Fintechs de Crédito Digital, realizada pela PwC e a Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD), investimentos em inteligência artificial é peça central no planejamento de 53% das fintechs no Brasil. O Jeitto, fintech lançada em 2014 que oferece soluções acessíveis de crédito digital, pertence ao grupo de empresas em que aposta fortemente em IA e está revolucionando o mercado de concessão de crédito. Em parceria com a Provenir, líder global em software para tomada de decisão baseada em IA, a empresa desenvolveu uma tecnologia que permite uma maior customização da oferta de crédito de acordo com o perfil de cada cliente (seja em valor emprestado ou parcelas), o que gera uma taxa de aprovação duas vezes maior do que a média de mercado e tempo de espera de apenas 3 minutos.

Utilizando apenas o CPF e o celular, a IA consegue cruzar mais de 400 dados para fazer a oferta ideal para o cliente, sem precisar de cartão pessoal, anuidade, filas ou taxas. Utilizando essa ferramenta, Jeitto já liberou mais de 2 bilhões em crédito para os brasileiros das classes C e D e conta com uma base de clientes de 9 milhões de pessoas em todo o país.

Essa tecnologia, desenvolvida pela Provenir, acaba de ser premiada em 1° lugar no Prêmio Best Performance, organizado pelo CMS Group, na categoria Inovações de Plataforma e Experiência do Cliente em Crédito Digital. A premiação aconteceu em 08 de outubro com 30 categorias diferentes, em que grandes empresas do mercado saíram vencedoras, como Bradesco Seguros, BB Seguros, Banco do Brasil e BMG.

“O investimento em inteligência artificial reflete o compromisso do Jeitto de democratizar o acesso ao crédito para todas as pessoas, criando ferramentas que vão de encontro com a necessidade de nossos clientes. Com ela, podemos potencializar o negócio dos empreendedores e impulsionar a economia criativa, mas também estar em contato direto com nosso público, entendendo suas necessidades e reforçando nosso compromisso com a inclusão social”, comenta Alex Franco, CTO do Jeitto.

Jeitto utiliza IA desde o primeiro contato com o cliente para aumentar a assertividade do produto ofertado e melhorar a experiência da plataforma. Segundo o Vice-Presidente Executivo da Provenir, José Luis Vargas, a ferramenta contribui para ampliar a fidelização de clientes: “A parceria com o Jeitto está sendo coroada com a conquista desse prêmio, o que nos estimula a explorar novas oportunidades e a expandir o projeto para além da decisão de crédito, contribuindo no desenvolvimento de estratégias que ajudem a melhorar a conversão e aumentar a fidelização dos clientes em constante evolução de suas necessidades”, afirma o Vice-Presidente Executivo para a América Latina da empresa.

O projeto premiado dobrou a base de clientes do Jeitto, aumentou em 10% a sua taxa de aprovação de crédito e registrou alta de 8% no ticket médio de empréstimos, além de ter reduzido em 30% a inadimplência.

Educação financeira  

A inteligência artificial utilizada pela empresa também atua para criar um ambiente de confiança mútua e uma relação de longo prazo com o cliente, aumentando o limite de crédito conforme a quitação dos empréstimos. Um levantamento utilizando a base de dados demonstrou que 50% dos clientes adimplentes se tornam negativados em outras instituições, porém priorizam manter em dia o pagamento do Jeitto.

Por fim, a inovação tecnológica ajuda na criação de produtos mais assertivos. A partir da demanda dos clientes, Jeitto lançou este ano o seu primeiro produto na categoria de seguros: o empréstimo segurado.

Com um índice de inadimplência menor do que o mercado, Jeitto utiliza IA desde o primeiro contato com o cliente para aumentar a assertividade do produto ofertado e melhorar a experiência da plataforma. Ao mesmo tempo, a tecnologia traz vantagens para a empresa na redução de custo operacional e otimização de processos, tendo a capacidade de gerar 5 mil linhas de créditos em apenas 5 minutos.

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