Alcance de 99,9% da energia proveniente de fontes renováveis e redução de mais de 85% no envio de resíduos para aterros sanitários em cinco anos estão entre os destaques;
Ao longo de 2024, todas as 87 produções dos Estúdios Globo receberam o selo Produções Verdes;
Empresa dedicou mais de 100 mil minutos de reportagens a temáticas de sustentabilidade
O Relatório ESG 2024 da Globo apresenta resultados positivos das ações sociais, ambientais e de governança no último ano. Destaque para a agenda ambiental, com quase toda a energia de suas operações, exatos 99,9%, oriunda de fontes renováveis e apenas 14,6% dos resíduos enviados para aterros sanitários. No pilar de conteúdo, a atuação ativa da Globo no apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul reiterou a capacidade de mobilização do ecossistema da empresa a serviço do país, com 100 profissionais do jornalismo deslocados para estado, ancorando os telejornais da capital gaúcha. No ano, as plataformas da empresa dedicaram mais de 100 mil minutos de reportagens a temáticas de sustentabilidade, uma média de 8.487 minutos por mês. Nos Estúdios Globo, onde a magia acontece, 87 produções seguiram as recomendações do Guia e receberam o selo de Produções Verdes.
“Em 2025, comemoramos 100 anos de Globo. Desde o lançamento do jornal O Globo em 1925, estamos há um século nos conectando com milhões de brasileiros todos os dias. Ser parte da vida de tantas famílias é um privilégio e uma grande responsabilidade. E, por isso, entendemos nosso papel de ser um lugar de encontro. Encontro com as boas histórias e com a construção de um amanhã sustentável e próspero para todos os brasileiros. Escrevemos esse futuro no presente, com a nossa capacidade de olhar e refletir o país, com uma escuta curiosa e ativa e com um foco permanente em inovação e renovação. Acreditamos nisso e iniciamos o caminho para os próximos 100 anos. Fazendo diferença todo dia”, afirma Paulo Marinho, diretor presidente da Globo.
Para marcar o lançamento do Relatório ESG 2024, será veiculada nas plataformas da Globo a campanha ‘Cuidar do globo é da nossa natureza’. Evolução da campanha ‘Quem trabalha na Globo, trabalha também para o globo’, a peça de 60 segundos materializa as ações da Agenda ESG da empresa e traduz em imagem e narrativa o compromisso com práticas sustentáveis. O filme ressalta a operação com energia limpa e os esforços contínuos de reciclagem e reaproveitamento de materiais, com integração entre produção de conteúdo e responsabilidade ambiental como uma jornada que faz parte da natureza da Globo.
Manuel Belmar, diretor de Finanças, Jurídico e Infraestrutura e Produtos digitais da Globo, reforça como a evolução da Agenda ESG mostra que é possível aliar atuação responsável, com o mundo e com todo mundo, à solidez empresarial. “Temos uma atuação consistente, pautada por uma governança responsável e transparente. As relações que construímos com nossos stakeholders confirmam o potencial de nossas ações em inspirar todo ecossistema, gerando uma onda positiva da indústria. Quando algo é bom para o Brasil e o país cresce, a Globo cresce junto e amplia sua capacidade de ser espelho e inspiração para a sociedade.” Manuel Belmar Diretor de Finanças, Jurídico, Infraestrutura e de Produtos Digitais.
Responsabilidade com o meio ambiente
Em 2024, a Globo concluiu o projeto de implementação de sistemas ininterruptos de energia para redução do uso de geradores a diesel, usados em caso de falta de energia prolongada durante os programas ao vivo. O movimento evitou a emissão de 323 toneladas de carbono anuais. O BBB24 foi o primeiro programa a usar a tecnologia em parte das transmissões. Bancos de baterias e refletores mais eficientes também substituíram o uso de geradores na iluminação cênica em gravações externas. E todas as 87 produções dos Estúdios Globo, realizadas em 2024, receberam o selo Produções Verdes por estarem em conformidade com práticas sustentáveis. A empresa desenvolveu um planejamento que visa aumentar o reuso de água para até 30% em 2030. Atualmente, o percentual de reuso é de 12,9%.
A Economia Circular é uma das grandes apostas da Globo para alcançar a meta de se tornar uma empresa Aterro Zero. Em 2024, a empresa aderiu ao Movimento Conexão Circular do Pacto Global da ONU e criou um programa de embaixadores com a adesão voluntária de 250 colaboradores, responsáveis por identificar novas oportunidades na operação, além das diversas inciativas já colocadas em prática – como o primeiro banheiro 100% sustentável dos Estúdios Globo, construído com itens de plástico descartados nas operações de montagens de cenários e cidades cenográficas.
Responsabilidade com o mundo e com todo mundo
O Relatório ESG 2024 materializa o potencial de impacto da atuação da Globo em toda sociedade. Pela primeira vez, três mulheres negras protagonizaram as três novelas inéditas da TV Globo, exibidas simultaneamente. Incremento também na visibilidade de conteúdos ligados ao esporte como ferramenta de transformação, com a realização do Futebol Solidário, a exibição da Taça das Favelas e de jogos de futebol feminino, cuja audiência cresceu 18% em relação ao ano anterior.
Para apoiar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, a Globo reiterou a grande capacidade de mobilização do ecossistema da empresa a serviço do país. Todas as verticais de conteúdo – Jornalismo, Esporte e Entretenimento – se uniram para promover coberturas e eventos em prol da população afetada. E através do fomento à cultura de doação, com a plataforma Para Quem Doar como catalisadora do movimento e a realização do Criança Esperança foram arrecadados cerca de R$ 50 milhões para iniciativas de todo país, quase o triplo do valor levantado em 2023.
O compromisso com a diversidade e inclusão, também atrás das telas, levou ao lançamento do primeiro Programa de Trainee Exclusivo para pessoas com deficiência e pessoas negras, que teve cerca de 15 mil inscrições, de candidatos de todo país. Destacam-se também os frutos de boas práticas que possibilitaram que mulheres se tornassem 63% da alta liderança nos Estúdios Globo e que grupos sub-representados, composto por mulheres, negros, população LGBTQIA+ e pessoas com deficiência (PCDs), fossem 81% dos recrutados e 88% dos estagiários efetivados no período. A empresa contratou 53% de mulheres e 45% de negros.
A jornada da Globo de governança em privacidade e inteligência artificial foi reconhecida com o prêmio do Future Law Experience e os princípios editoriais foram atualizados com orientações éticas sobre o tema no jornalismo.
A educação, eixo transversal da atuação da Globo, inaugurou a itinerância do Festival LED – Luz na Educação com edição realizada em Belém, Pará, em novembro de 2024. Já na terceira edição do festival no Rio de Janeiro, foi lançada o LEDinho, um espaço lúdico dedicado a crianças e suas famílias, que proporcionou oficinas, contação de histórias e encontros com os Detetives do Prédio Azul.
Destaques dos seis compromissos
#1 Impacto social do conteúdo
. A audiência do futebol feminino na Globo cresceu 18% em relação a 2023.
. Ampliou o número de transmissões em tempo real de futebol feminino. O ge da globo.com cobriu 61% das partidas dos jogos da série A.
. Cobertura das Paraolimpíadas de Paris foi 114% maior do que a feita em Tóquio.
. 700 checagens publicadas pelo projeto “Fato ou Fake” para combater a desinformação.
. 100 mil minutos de reportagens sobre temas relacionados à sustentabilidade.
. Todas as novelas inéditas contaram com protagonismo de mulheres negras, simultaneamente, reforçando a diversidade em nossas telas.
#2 Diversidade e Inclusão
. 63% dos cargos de alta liderança dos Estúdios Globo são ocupados por mulheres.
. Lançado em 2024, o programa de trainee exclusivo para pessoas negras e com deficiência, teve cerca de 15 mil inscritos.
. 81% dos recrutados e 88% dos estagiários efetivados no período pertencem aos grupos sub-representados.
. 86% da liderança treinada em temas de diversidade e inclusão.
#3 Desenvolvimento e bem-estar dos colaboradores
. Lançamento do programa Academia de Jornalismo com alcance de 72% das redações globos com treinamentos em IA e redes sociais.
. 40% dos colaboradores participaram de ações de desenvolvimento socioambiental.
. 81,9% dos colaboradores acreditam que o dia a dia na Globo contribui para seu aprendizado e desenvolvimento, segundo a pesquisa de engajamento.
#4 Biodiversidade e consciência ambiental
. Todas as 87 produções dos Estúdios Globo receberam o selo Produções Verdes.
. 99,9% da energia consumida veio de fontes renováveis.
. Sob governança do Fórum “Menos é Mais”, foi lançado p Programa de Embaixadores da Economia Circular, que contou com a adesão voluntária de 250 funcionários.
. A Globo aderiu ao Movimento Conexão Circular do Pacto Global da ONU.
. Utilização de 12,9% de água de reuso.
. 14,6% dos resíduos enviados à aterros sanitários.
. Redução 23% das emissões absolutas em carbono equivalente.
#5 Governança transparente e responsável
. Promoveu treinamentos especiais para fornecedores com grande número de colaboradores e histórico de relatos no Canal de Ouvidoria.
. Elaborou uma cartilha sobre Inteligência Artificial que apoia os colaboradores no uso da tecnologia.
. Ampliou o mapeamento de cenários de riscos de segurança da informação.
. A jornada da Globo de governança em privacidade e inteligência artificial foi reconhecida com o prêmio do Future Law Experience.
#6 Educação como vetor de transformação
. Apoio a 100 iniciativas sociais via Criança Esperança com R$ 18,5 milhões investidos.
. Lançamento do Festival LED – Luz na Educação itinerante, em Belém, que atingiu mais de 30 mil pessoas entre presenças físicas e online.
. Campanhas sobre educação exibidas nos principais programas de TV aberta e canais fechados.
. Foram 712 reportagens veiculadas sobre o tema educação em 2024, um total de 10.044 minutos.