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boti batom

É a primeira empresa brasileira a se apresentar em um dos maiores eventos científicos de cosméticos um estudo com base em inteligência artificial para desenvolver batons que melhor se adaptem a diferentes perfis

O Grupo Boticário é a única empresa brasileira representada no 31º Congresso da IFSCC, (Federação Internacional de Sociedades e Químicos Cosméticos), que excepcionalmente de forma virtual apresenta as principais novidades do mundo da beleza em painéis e palestras entre os dias 21 e 30 de outubro.

Atenta aos novos hábitos dos consumidores em um momento em que o uso de maquiagem sofreu um abalo dadas as recomendações de isolamento social, a pesquisadora do Grupo Boticário, Milene Haraguchi Padilha, foi uma das convidadas a apresentar seus estudos em um dos podiums do congresso. E o olhar neste caso está no futuro do batom, um item que deve ganhar força quando as máscaras deixarem de ser obrigatórias.

No estudo que será apresentado, a equipe de Pesquisa em Maquiagem do Grupo Boticário, em parceria Bruno Golfette, consultor em Data Science, buscaram compreender a preferência das consumidoras e prever suas necessidades futuras, por meio de tecnologias de inteligência artificial e métodos combinados de machine learning para desenvolver as cores de batons mais solicitadas. Para criar a melhor representação dos batons, dados qualitativos foram utilizados para construir clusters de semelhança entre produtos e consumidores. Informações sobre o comportamento dos consumidores nas redes sociais, taxa de conversão por canal e avaliação dos produtos online foram utilizadas.

Os resultados obtidos demonstram as cores dos batons mais usados e que devem compor um portfólio ideal das marcas do Grupo. A partir das informações coletadas na pesquisa será possível desenvolver uma ferramenta que auxiliará no desenvolvimento de novas tonalidades de batons, com texturas e acabamentos diferentes de forma mais acelerada do que antes da pandemia.

Neste primeiro momento, a base de dados usada levou em conta informações de “quem disse, berenice?”, mas a intenção é levar a ferramenta para outras marcas da empresa. Neste caso, a partir de um banco de dados ainda maior, mais análises e outros tipos de produtos poderão ser desenvolvidos.

“A partir da combinação de dados obtidos por meio de cálculos matemáticos que levaram em conta os hábitos das consumidoras, chegamos a tons inexistentes que tendem a ser muito bem vistos e que servirão como ponto de partida para lançamentos futuros. Com essa modelagem é possível prever também desde as vendas de produtos com novos atributos por meio de modelos preditivos, ao canal e o momento certo para o lançamento de novos produtos no mercado”, contam Milene e Bruno.

Sobre o IFSCC

O IFSCC (International Federation of Societies of Cosmetics Chemists) é uma organização internacional de associações de engenheiros cosméticos fundada em 1959. Tem sede em Nova York, mas está presente em mais 74 países e conta mais de 16 mil membros. Apoia atividades para o aprimoramento da tecnologia cosmética e para o desenvolvimento de produtos cosméticos seguros e benéficos.

O evento recebe inscrições de empresas e acadêmicos de todo o mundo e todos eles são analisados por uma banca, que considera aqueles que poderão ser apresentados seja nos podiums, seja em posters. Os melhores trabalhos são conhecidos apenas ao final do congresso, que neste ano aconteceria em Yokohama, no Japão, mas ficou virtual em virtude da pandemia. O Grupo Boticário já participou deste congresso em outras oportunidades, a primeira delas em 2013.

Em 2020, além do trabalho apresentado em podium sobre o futuro do batom, o Grupo também terá os seguintes trabalhos expostos em posters no evento deste ano.

  • Uma nova era na perfumaria: A combinação de técnicas do subconsciente para criar uma fragrância que aumenta a sensação de felicidade. Pesquisadora: Bruna Hovadick Salles;
  • Batons além da cor? Como avaliar sensações e emoções transmitidas pelo uso de batons através da neurociência. Pesquisadora: Larissa Carmona Zonta Santos;
  • Construído para durar! Uma nova metodologia para monitoramento de fragrâncias duradouras diretamente na pele usando GC-O-MS. Pesquisadora: Juliana Cibi Amorim Telles

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