Ação ‘Vamos Juntos RS’ visou minimizar os impactos socioeconômicos causados pelas enchentes, criar empregos e acelerar a recuperação da região
Com o objetivo de ampliar o apoio aos estabelecimentos, em especial bares e restaurantes, atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul, o Grupo Heineken lançou o movimento “Vamos Juntos RS”, que contribuiu para a retomada de mais de 817 estabelecimentos na região e teve um investimento de mais de R$ 10 milhões para acelerar a recuperação socioeconômica local.
“Em maio, logo após o início da tragédia no estado, mapeamos todos os possíveis parceiros afetados na região. O impacto foi grande, e sabíamos que a recuperação exigiria uma ação rápida e coordenada. Com essa lista em mãos, entramos em contato com mais de mil pontos de venda em quatro cidades — Canoas, São Leopoldo e Eldorado — além de sete bairros em Porto Alegre. Essa abordagem direta nos permitiu entender as necessidades específicas de cada comerciante e, a partir daí, traçar um plano de ação para ajudá-los na retomada das suas atividades o mais rápido possível”, relata Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos do Grupo Heineken.
Foram realizadas reformas, limpezas e pinturas dos estabelecimentos além da compra de equipamentos como geladeiras e pré-resfriadores. As cinco maiores redes de supermercados da região — Zaffari, Unisuper, Imec, Asun e UnidaSul — também receberam apoio em seus calendários promocionais. Além disso, outros nove supermercados de menor porte danificados foram beneficiados com novos equipamentos.
“Esta ação durou 75 dias e envolveu o trabalho de 120 colaboradores temporários que atuaram diretamente na reconstrução e revitalização dos estabelecimentos. Para nós, foi gratificante ver a mobilização de todos os envolvidos. Agora, os bares, restaurantes e supermercados estão prontos para reabrir e voltar a operar normalmente, dando um novo fôlego à economia local e ajudando a reerguer as comunidades afetadas”, completa o executivo.
Para encerrar o projeto “Vamos Juntos RS”, o Grupo Heineken promoverá um evento no dia 20 de setembro, data da Revolução Farroupilha, para entregar a placa de “Patrimônio Sentimental do Rio Grande do Sul” aos 189 pontos de vendas restaurados, celebrando a força e a resiliência da região.