Ícone do site Marcas Mais

Guararapes divulga os números do 1º trimestre de 2023

Patamar de caixa corresponde a 176% da dívida de curto prazo, demonstrando adequada liquidez frente às obrigações futuras do grupo;

Geração de caixa livre de R$40,8 milhões no 1T23 vs. um consumo de caixa de R$343,6 milhões no 1T22 em função da melhora do capital de giro e redução dos investimentos líquidos;

A Guararapes Confecções S.A., controladora da rede varejista Lojas Riachuelo, divulga seus resultados operacionais do primeiro trimestre de 2023, apresentando uma geração de caixa livre de R$40,8 milhões versus um consumo de caixa de R$343,6 milhões no 1T22, especialmente em função da melhora do capital de giro e redução dos investimentos líquidos. Com um patamar de caixa de R$2,5 bilhões, o que corresponde a 176% da dívida de curto prazo, a Companhia demonstra adequada liquidez frente às suas obrigações futuras. A receita líquida consolidada totalizou R$1,8 bilhão, um aumento de 5,3% versus o 1T22.

O EBITDA consolidado foi de R$87,5 milhões no trimestre, uma evolução de 41,5% em relação ao 1T22, relacionada principalmente com a retomada do desempenho operacional de mercadorias, que apresentou um EBITDA de R$38,6 milhões no 1T23, seis vezes maior que os R$6,4 milhões registrados no 1T22.

Em linha com a estratégia da Companhia e excelência na jornada de compra, a Guararapes registrou uma evolução de 4,8% das vendas em mesmas lojas físicas, demonstrando a força e consistência da nossa estratégia, e obteve uma retomada de crescimento das vendas em mesmas lojas considerando os canais físico e digital para 0,7%. A categoria de vestuário feminino cresceu 13,4%, resultado da evolução da proposta de valor no seu core business.

O reflexo da evolução omnicanal é vista também nos 19 milhões de clientes ativos em seu ecossistema de moda, lifestyle e serviços financeiros, dos quais 60% que compram no digital também consomem produtos na loja física. A penetração do cliente omnicanal demonstra a força deste perfil e permanece responsável por cerca de 15% da venda total, e sua frequência de compra é cerca de 2,4 vezes maior do que a dos demais clientes. De forma complementar à estratégia omnicanal da Companhia, o Marketplace reforça a diversificação de categorias de produtos e ocasiões de uso para os clientes: são 401 sellers, totalizando 2,5 milhões de SKU´s disponíveis para venda.

A receita líquida da Midway Financeira cresceu 10,3% comparado com o 1T22, refletindo ajustes de precificação e evolução gradual da carteira de crédito, que atingiu R$5,7 bilhões. No trimestre, a Midway Financeira aumentou seu índice de cobertura e encerrou o período com provisão total suficiente para cobrir 94,0% dos créditos em atraso superiores a 90 dias. Em relação ao índice de inadimplência, as faixas mais curtas de atraso continuam apresentando um bom comportamento como resultado da qualidade das novas safras. As faixas acima de 90 dias seguem em patamares abaixo dos níveis pré-pandemia, com queda do saldo nessas faixas.

A fim de fidelizar o cliente, aumentar o ticket médio e incentivar a compra recorrente com o cartão, a financeira do Grupo Guararapes passou a ofertar um benefício pioneiro e exclusivo no segmento do varejo: o “Compra Futura”. Com o programa, os clientes do cartão Riachuelo passam a receber 20% do valor cupom como desconto para a próxima compra, de forma recorrente, ou seja, a cada compra um novo desconto fica disponível.

A Companhia encerrou o 1T23 com 397 lojas estrategicamente distribuídas em todas as regiões do Brasil, dos quais 333 são lojas da Riachuelo, 49 Carter’s stand alone, 12 Casa Riachuelo stand alone e três FANLAB, além de 13 lojas da Casa Riachuelo e 2 da Carter’s no modelo store in store. Foram inauguradas quatro novas lojas no trimestre, sendo três lojas Riachuelo e uma loja Carter’s.

Sustentabilidade de ponta a ponta

A fábrica da Guararapes produziu 7,6 milhões de peças no 1T23, faturando R$328,1 milhões para a Riachuelo nesse período, garantindo agilidade, reatividade, além de um melhor controle social e ambiental da cadeia. Já que a Companhia finalizou o 1T23 com 39% de produtos têxteis mais sustentáveis em loja, totalizando mais de 9,5 milhões de peças com esse selo.

Como parte do objetivo de entregar uma moda consciente de ponta a ponta para os nossos consumidores, 30% a 40% das lojas de São Paulo seguem sendo abastecidas com frota elétrica, e 100% das entregas do e-commerce que saem do CD de Guarulhos para a cidade de Guarulhos são realizadas com frota elétrica, além de outras áreas na cidade de São Paulo.

GRI

Pautada pela transparência, a Companhia publicou o seu Relato Integrado 2022, em conformidade com as normas da GRI (Global Reporting Initiative), organização internacional que desenvolve parâmetros para relatórios de sustentabilidade, e submetido à verificação de auditoria externa independente. O documento considera os impactos e a sua gestão relacionada à geração de valor do negócio e o cumprimento dos 10 princípios do Pacto Global da ONU e o alcance dos ODS.

Sair da versão mobile