Ícone do site Marcas Mais

Huawei apresenta estratégia para impulsionar o sucesso das operadoras na era da inteligência artificial

Durante o 10º Fórum de Banda Ultra Larga (UBF 2024), realizado pela Huawei em Istambul na semana passada, James Chen, presidente da Huawei Carrier Business, apresentou a estratégia “FOUR NEW” que visa ajudar as operadoras a alcançarem sucesso comercial com o uso de inteligência artificial (IA).

Em sua palestra, intitulada “Redes + IA: criando mais valor comercial”, Chen destacou: “a estratégia ‘FOUR NEW’ — novo mercado, novos serviços, nova experiência e nova operação — que permite que as operadoras expandam seu alcance, promovam serviços inovadores e aumentem sua competitividade. Ao mesmo tempo, a solução otimiza as operações e a manutenção da rede, impulsionando eficiência e redução de custos. A Huawei está comprometida em trabalhar com operadoras e parceiros ao redor do mundo para gerar mais valor comercial e construir um futuro digital inteligente e ganha-ganha”.

Com o avanço das tecnologias de banda ultralarga e IA, o número de usuários de fibra gigabit ultrapassou 300 milhões no mundo, enquanto a velocidade média residencial atingiu 570 Mbit/s. Hoje, há mais de 1.300 modelos de base de IA e mais de 30.000 empresas de IA em todo o mundo. A integração entre redes e IA está se intensificando e impulsionando a adoção da banda larga gigabit. Nesse cenário, a Huawei acredita que a estratégia “FOUR NEW” é essencial para ampliar o valor comercial das redes.

Os Quatro Pilares da Estratégia “FOUR NEW”

  1. Novo mercado: o novo mercado é o de IA para residências. Ele é focado em agentes capazes de conectar pessoas, dispositivos e aplicativos. Esses agentes compreendem e respondem às necessidades das famílias, controlam dispositivos e se integram a aplicativos de IA para ampliar os serviços residenciais. Com essa abordagem, as operadoras podem abrir novas oportunidades comerciais neste mercado.
  2. Novos serviços: a IA possibilita às operadoras oferecer novos serviços e conteúdo de alta qualidade, criando um ecossistema de aplicativos residenciais. Além de aprimorar serviços tradicionais, como jogos e detecção de movimento, a IA permite inovações em áreas como robôs domésticos, assistência médica e educação, elevando a qualidade de vida e estabelecendo um conjunto de soluções residenciais.
  3. Nova experiência: jogos em nuvem, comércio ao vivo e pesquisa de fotos e vídeos requerem alta qualidade de conexão, especialmente em termos de latência, largura de banda e estabilidade. Isso representa uma nova chance de monetização para as operadoras, que podem adotar modelos de negócios inovadores como cobrança baseada em latência ou largura de banda. Para sustentar essa experiência, as operadoras podem construir redes de alta qualidade, capazes de oferecer conexões rápidas de até 1 milissegundo entre datacenters.
  4. Nova operação: a expansão das redes de conectividade permite que a direção autônoma também floresça. A rede de direção autônoma da Huawei, baseada em telecom foundation model, ajuda as operadoras a reduzir reclamações de clientes, encurtar prazos de atendimento, aumentar a eficiência no fornecimento de serviços e minimizar intervenções locais e falhas.

A estratégia “FOUR NEW” não é apenas mais uma inovação, mas uma importante ferramenta de geração de novas receitas. Novo mercado, novos serviços, nova experiência e nova operação se complementam e formam um caminho estratégico para o sucesso comercial da inteligência digital.

“A Huawei seguirá focada no cliente, colaborando com operadoras e parceiros para explorar o potencial da era digital inteligente, acelerando a geração de valor comercial com rede + IA e promovendo um mundo inteligente e próspero”, finalizou James Chen.

Sair da versão mobile