Receitas consolidadas de 567,7 milhões de euros, um aumento de 13,6% em relação a 2021, lideradas por todos os mercados e canais de distribuição
EBITDA de 71,4 milhões de euros, um aumento de 15,8% em relação a 2021, apesar do aumento exponencial dos preços do café verde e da energia (+ 43 milhões de euros em custos incrementais)
EBIT de 25,9 milhões de euros, um aumento de 24,8% em relação a 2021
Lucro líquido no valor de 14,2 milhões de euros, um aumento de 18,9% em relação a 2021, ultrapassando as expectativas
Posição financeira líquida no valor de 154,3 milhões de euros, um aumento de 25,0% em comparação com a posição financeira do ano anterior, impulsionada principalmente pelo aumento geral dos custos de produção e pelo plano de investimento lançado em 2022
O Conselho de Administração da illycaffè S.p.A. aprovou os balanços de demonstrações financeiras da sociedade illycaffè S.p.A. e as demonstrações financeiras consolidadas do exercício financeiro de 2022.
Com a inflação crescente, 2022 também registrou aumentos nos custos das matérias-primas.
Apesar do contexto macroeconômico incerto e complexo, as receitas consolidadas em 2022 elevaram-se a 567,7 milhões de euros, um aumento recorde de 13,6% em comparação com 2021, a maior taxa de crescimento em dez anos.
O crescimento alcançado em 2022 foi liderado por todos os mercados e canais de distribuição em que o Grupo está presente.
O EBITDA totalizou 71,4 milhões de euros, um aumento de 15,8% em relação ao ano financeiro anterior. Com o crescimento e o aumento da eficiência operacional do Grupo – de acordo com a sua estratégia de sustentabilidade e crescimento rentável – tornou possível compensar a extraordinária pressão sobre as margens ditadas pela inflação. As margens situaram-se em 12,6% das receitas, um aumento de 30 pontos de base (0,3%) em comparação com 2021.
O EBITDA ajustado situou-se em 78,2 milhões de euros, um aumento de 10,6% em comparação com o ano anterior.
O EBIT, que atingiu 25,9 milhões de euros, também aumentou 24,8% em comparação com o ano anterior, graças à evolução da rentabilidade operacional e o menor impacto da depreciação e amortização nas receitas líquidas.
O resultado líquido do grupo foi de 14,2 milhões de euros, um aumento de 18,9% em relação a 2021, excedendo as expectativas.
A posição financeira líquida atingiu 154,3 milhões de euros, um aumento de 25,0% em comparação com o exercício anterior, devido principalmente ao aumento geral dos custos de produção, em particular o preço do café verde, e ao plano de investimento lançado em 2022.
Cristina Scocchia, CEO da illycaffè comentou:
“Estamos satisfeitos por termos alcançado os melhores resultados dos últimos dez anos, apesar do contexto macroeconômico desafiante. 2022 representou um marco importante para a realização dos nossos objetivos estratégicos: este ano, todos os mercados e todos os canais de distribuição contribuíram para o nosso crescimento, tanto em termos de receitas como do EBITDA.
Estes resultados ressaltam a solidez da direção estratégica que assumimos. Graças à sua qualidade superior sustentável, o café é uma das joias da coroa do setor de exportação italiano, e pretendemos continuar desenvolvendo esta força, acelerando ainda mais o nosso crescimento nos mercados internacionais”.
Quanto às tendências nos principais mercados, na Itália as receitas cresceram 9,9% em comparação com 2021, graças ao crescimento em todos os canais de distribuição. Em particular, o canal Ho.Re.Ca viu um crescimento de dois dígitos em relação a 2021, graças a uma forte aceleração na aquisição de novos clientes no segmento premium do mercado.
Nos Estados Unidos, um mercado prioritário no plano estratégico, as receitas cresceram 27,4% em relação a 2021, graças a um desempenho positivo em todos os principais canais de distribuição e um dólar mais forte, levando a uma taxa de câmbio favorável.
Os outros mercados em que o grupo tem presença também registraram um forte crescimento em relação a 2021. Em particular, as receitas da China cresceram 15% em comparação com 2021, lideradas pelas vendas online.
Passando aos canais de distribuição, Ho.Re.Ca. registou um crescimento das receitas de 30,9% em relação a 2021, ajudado por um aumento constante da base de clientes e um aumento do consumo médio.
No canal varejo, as receitas aumentaram 42,8% em comparação com 2021, apoiando a notoriedade da marca e impulsionando a experiência do cliente. Desde 31 de Dezembro de 2022, a rede varejista da illycaffè compreende 190 pontos de venda em 34 países.
Relativamente aos canais Home, o canal de Distribuição Moderna registrou um aumento de 4,8% nas receitas em comparação com 2021, graças ao aumento da distribuição, especialmente nos Estados Unidos.
No canal Online, as receitas cresceram 3,2% em comparação com 2021, graças à consolidação de parcerias com e-Tailers.
Em 2022, o Grupo continuou funcionando de acordo com a sua estratégia de sustentabilidade, que se estende a todas as fases da cadeia de valor, desde os produtores de café até aos consumidores finais, por conta da adoção de práticas agrícolas, projetos de apoio às comunidades locais, a gestão sustentável dos recursos e a aplicação dos princípios da economia circular.
Os resultados alcançados graças às práticas de gestão empresarial sustentável foram reconhecidos em 2022 pela Standard Ethics, que atribuiu à illycaffè o mais alto nível possível de conformidade com os indicadores de sustentabilidade internacional estabelecidos pela União Europeia, a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e as Nações Unidas que a premiou como uma das 30 melhores empresas italianas que compõem a SE Food&Beverage Italian Sustainability Benchmark.
Na esteira dos resultados alcançados em 2022, em 2023 o Grupo pretende continuar o caminho de crescimento alinhado no plano estratégico 2022-26, concentrando-se em acelerar ainda mais o seu desenvolvimento internacional no segmento do mercado super-premium.
O desenvolvimento previsto será apoiado por um importante plano de investimentos no valor de 270 milhões de euros, dos quais €120 milhões serão destinados a uma grande expansão em produção e logística a ser concentrada em Trieste, polo estratégico de produção do Grupo, e com foco nas fases críticas do processo produtivo.