No segundo trimestre de 2023, a companhia apresentou GMV de R$ 4,3 bilhões, acréscimo de 40% em relação ao ano anterior
A Infracommerce, maior ecossistema independente e integrado que combina tecnologia, serviços e infraestrutura para digitalizar canais de vendas, acaba de divulgar seus resultados referentes ao segundo trimestre de 2023 (2T23). De acordo com o balanço, a companhia registrou um EBITDA Ajustado de R$52,9 milhões, o que representa elevação de 181,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A margem foi de 17,7%.
Apesar da redução de 14% no mercado de e-commerce brasileiro, segundo dados da Neotrust, a Infracommerce foi no sentido oposto e desempenhou de forma positiva. No período, a empresa aumentou a receita líquida para R$ 299,8 milhões, um crescimento de 36% em relação ao 2T22. A empresa também anunciou uma redução de 54,7% de Capex, atingindo R$ 29,5 milhões.
O Lucro Bruto foi de R$ 129,2 milhões, com margem bruta de 43,1% e crescimento de 1,6 p.p. Ao todo, a companhia fechou o último balanço com 3.795 colaboradores.
Para Kai Schoppen, CEO da Infracommerce, os números apresentados se devem aos esforços de redução de despesas e forte geração de caixa operacional: “Foi um período positivo para nós. Estamos entregando o que prometemos para o mercado e conseguimos crescer a receita, melhorar rentabilidade e margens. Além disso, temos um marco importante para comemorar, o recorde no número de clientes: 758, que juntos geram um GMV de R$ 4,3 bilhões, cerca de 40% a mais em comparação ao mesmo período de 2022”.
O executivo finaliza explicando que as boas notícias são consequências do Projeto Break-even, implementando em maio e junho, que incluiu iniciativas focadas na racionalização de custos e aumento de rentabilidade, que devem gerar uma redução anualizada de despesas e investimentos de até R$ 140 milhões, sendo integralmente absorvidas a partir dos próximos trimestres.
Destaques Financeiros
- GMV de R$ 4,3 bilhões no 2T23, um crescimento de 40,0% em relação ao 2T22.
- Receita líquida aumentou para R$ 299,8 milhões, um crescimento de 36,0% em comparação ao mesmo período do ano anterior e 23,9% no semestre. Em comparação, observamos uma queda do mercado de E-commerce de 14% no primeiro semestre, de acordo com dados da Neotrust.
- Lucro Bruto de R$ 129,2 milhões no 2T23, com margem bruta de 43,1% e crescimento de 1,6 p.p. em relação ao 2T22.
- EBITDA Ajustado de R$ 52,9 milhões no 2T23, um crescimento de 181,8% em relação ao 2T22. A margem EBITDA Ajustada foi de 17,7%, uma expansão de 9,1 p.p. comparada ao 2T22.
- O Capex do 2T23 atingiu R$ 29,5 milhões, uma redução de 54,7% em relação ao 2T22.
- Forte geração de caixa operacional no período.
- Contratação de R$ 50 milhões junto ao Finep, ao custo médio de 5,4% a.a. pelo prazo total de 10 anos (31 meses de carência).
- Recorde de 758 clientes no ecossistema, versus 597 no 2T22 e 669 no 1T23. Terminamos o trimestre com 3.795 #Infras¹, incluindo os novos colaboradores da Ecomsur.