A Inter&Co Inc, holding que oferece um Super App integrado com produtos e serviços financeiros e de e-commerce para mais de 30 milhões de clientes, divulgou hoje os resultados financeiros do seu quarto trimestre de 2023.
Principais destaques:
- Um ano após o anúncio do plano 60-30-30, a Inter&Co está adiantada na conquista dos objetivos;
- Lucro líquido recorde de R$ 352 milhões e lucro antes de impostos de R$ 440 milhões;
- Aumento substancial na ativação de clientes, atingindo 54%, representando crescimento de 135 bps no trimestre;
- Forte crescimento na carteira de crédito, mais de 4 vezes superior à média do setor no Brasil;
- Aumento do volume total de pagamentos (TPV), atingindo mais de R$ 850 bilhões em 2023;
- Melhoria significativa do índice de eficiência, atingindo 51% no último trimestre.
“Tenho o prazer de dizer que o primeiro ano do nosso plano de cinco anos, o 60-30-30, foi um grande sucesso. Superamos 30 milhões de clientes, alcançamos um Índice de Eficiência de 51% e atingimos um Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE) de 8,5% no quarto trimestre de 2023”, explica o CEO da Inter&Co, João Vitor Menin.
“Alcançamos crescimento, rentabilidade e alavancagem operacional, tudo isso em conjunto com o compromisso de seguir inovando continuamente para fornecer soluções excepcionais aos nossos clientes por meio de nosso Super App Financeiro”, completa o CEO.
“Além disso, observamos uma mudança positiva no cenário macroeconômico, com a queda das taxas de juros nos Estados Unidos e no Brasil e uma melhora na qualidade dos ativos. Esses são ventos favoráveis que, combinados com nossa disciplina, sinalizam um 2024 muito promissor” finaliza João Vitor Menin.
Destaques Financeiros – 4T23
- Receita bruta total de R$ 2,2 bilhões, representando um crescimento de 29% na comparação com 4T22, impulsionado pelas operações de crédito e, do lado das tarifas, por interchange, banking e investimentos.
- Índice de eficiência de 51,4%, com melhoria de 106bps em relação ao terceiro trimestre de 2023, resultando das iniciativas de controle de custos aliadas ao forte crescimento da receita.
- Custo de captação inferior a 60% do CDI permanece sendo uma importante vantagem competitiva.
- Lucro líquido recorde de R$ 160 milhões e lucro antes de impostos de R$ 208 milhões, o que representa um lucro líquido run rate de R$ 640 milhões.
- ROE atingiu 8,5%, com uma melhoria de 287 bps em relação ao trimestre anterior marcando o quarto trimestre consecutivo de forte crescimento.
Destaques Operacionais – 4T23
- Mais de 30,4 milhões de clientes, com uma taxa de ativação de 54%, o que representa 16,4 milhões de clientes ativos.
- Mais de R$ 253 bilhões em volume transacionado (TPV) em cartões e PIX, com run rate em 2023 superior a R$ 1 trilhão, refletindo o crescimento da ativação e maior engajamento.
- Mais de 2 milhões de clientes globais que utilizam 3 vezes mais produtos que outros clientes.
- A nova vertical, Loyalty, alcançou mais de 5,4 milhões de clientes, sendo 1,5 milhão de novos clientes no trimestre.
- Mais de 12 produtos possuem mais de 1 milhão de clientes, sendo que alguns deles, lançados recentemente, superaram essa marca em menos de 3 meses, como o Inter Loop e o Meu Porquinho.