Ícone do site Marcas Mais

Mercado Livre divulga seus números do quarto tri de 2024

No trimestre em que comemorou 25 anos, o Mercado Livre ultrapassou a marca de 100 milhões de compradores únicos anuais no marketplace e 61 milhões de usuários ativos mensais na fintech Mercado Pago.

Em e-commerce, no quarto trimestre (Q4), o volume de vendas brutas (GMV) aumentou 8% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo US$ 14,5 bilhões, enquanto o número de itens vendidos na plataforma de e-commerce cresceu 27% na comparação ano a ano.

No segmento fintech, a carteira de crédito atingiu US$ 6,6 bilhões no Q4, um aumento de 74% em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo que os cartões de crédito foram os que mais contribuíram para esse crescimento.

O Mercado Livre, reportou hoje os resultados do quarto trimestre e o consolidado do ano de 2024, apresentando um forte desempenho operacional e financeiro. A receita líquida no Q4 2024 aumentou 37% em relação ao ano anterior, atingindo US$ 6,1 bilhões, enquanto o lucro operacional foi recorde, com US$ 820 milhões, e o lucro líquido do trimestre foi de US$ 639 milhões, refletindo um forte desempenho e uma estratégia de crescimento sustentável. 

As operações de e-commerce do Mercado Livre apresentaram um excelente desempenho no Q4, com mais de 67 milhões de compradores únicos no trimestre, registrando um aumento expressivo de 24% em relação ao mesmo período do ano anterior e, pela primeira vez em doze meses, ultrapassando a marca de 100 milhões de compradores únicos anuais no marketplace. O volume de vendas brutas (GMV) cresceu 8% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo US$ 14,5 bilhões, enquanto o número de itens vendidos na plataforma de e-commerce aumentou 27% no Q4 em relação ao mesmo período do ano anterior. Tanto o Brasil quanto o México tiveram um forte crescimento, com um impressionante aumento do volume de vendas brutas (GMV) em moeda local de 32% e 28%, respectivamente, mesmo considerando os altos valores comparativos. 

O desempenho observado no Q4 é o resultado da visão de longo prazo da empresa ao fortalecer o marketplace com investimentos estratégicos voltados para a experiência do usuário, o sortimento e os recursos de logística. Em 2024, o Mercado Livre abriu 10 novos centros de distribuição fulfillment e ampliou sua oferta de frete grátis, gerando um número recorde de novos compradores e trazendo para a plataforma grandes grifes globais, como Lancôme, Ralph Lauren e Lacoste, além de importantes marcas locais, como a Natura. As iniciativas na área de logística ao longo do ano abriram caminho para um recorde em eficiência e penetração de fulfillment em todos os mercados, com um crescimento de 21% no número de entregas feitas no mesmo dia e no dia seguinte no Q4 2024, em comparação ao Q4 2023, sendo que 49% das entregas foram feitas dentro do mesmo dia ou no dia seguinte. Essas iniciativas servem não apenas para conquistar novos segmentos de compradores e comerciantes, mas também para aumentar a lucratividade sustentável em todas as áreas. 

Os anúncios de produtos e marcas tiveram um bom desempenho durante os períodos de pico, como a Black Friday, que se beneficiou da maior disponibilidade por meio da plataforma de autoatendimento. Isso contribuiu para um crescimento de 41% na receita de publicidade em relação ao ano anterior (88% em moeda local) no Q4 2024, alcançando 2,1% do GMV. 

No segmento de fintech, no Q4 2024, o Mercado Pago seguiu expandindo seu alcance, com um aumento de 34% no número de usuários ativos mensais, atingindo 61 milhões, e de 129% nos ativos sob gestão no comparativo com o ano anterior, chegando a US$ 10,6 bilhões. A carteira de crédito atingiu US$ 6,6 bilhões no Q4, um crescimento de 74% em relação ao ano anterior, sendo que os cartões de crédito foram os que mais contribuíram para essa expansão, alavancado por melhores modelos de avaliação de crédito que nos permitiram disponibilizar ofertas competitivas. Foram feitos investimentos para aumentar a carteira de cartões de crédito, o que é fundamental para a ambição do Mercado Pago de se tornar o maior banco digital da América Latina. Estamos progredindo de forma expressiva em nossa ambição de oferecer a melhor conta digital da América Latina. O NPS atingiu níveis recordes no Brasil e no México no Q4 2024 e atingiu o nível mais alto desde 2021 na Argentina. 

“Encerramos 2024 com um forte impulso e olhamos para 2025 e para os anos seguintes com grande otimismo. Os investimentos estratégicos que fizemos ao longo dos anos para aprimorar nossa proposta de valor estão gerando resultados financeiros sólidos e consolidando ainda mais nossa vantagem competitiva. O poder do nosso ecossistema está cada vez mais evidente, com cada componente reforçando o engajamento entre os demais. Mesmo após 25 anos de crescimento, continuamos vendo grandes oportunidades – desde a mudança acelerada para o varejo online até fornecimento de melhores serviços financeiros a milhões de pessoas em toda a região. Nunca estivemos tão confiantes quanto agora e o futuro parece mais brilhante do que nunca. Como costumamos dizer no Mercado Livre, o melhor ainda está por vir”, disse Martin de los Santos, Chief Financial Officer do Mercado Livre.

Destaques financeiros do Q4 2024

E-commerce Q4 2024:

Fintech Q4 2024: 

Resultados Consolidados 2024

Destaques financeiros do ano de 2024 completo:

E-commerce – 2024:

 Fintech – 2024:

Sair da versão mobile