Primeiro marketplace do setor, plataforma de supermercado online chega a 50 redes de supermercado parceiras
Passado um ano da aquisição pela B2W Digital – dona das marcas Americanas, Shoptime, Submarino e Sou Barato -, o Supermercado Now, maior plataforma online de supermercado do Brasil, registrou um aumento de 503% o número de clientes cadastrados ao longo de 2020, passando de 328 mil em janeiro para mais de 1,9 milhão em dezembro. A plataforma, primeiro marketplace do setor, passou a atender mais 19 cidades, estando presente agora em 46 municípios de sete estados (SP, RJ, ES, MG, RS, BA e PE).
Criado em 2016, o Supermercado Now é uma plataforma que conecta o consumidor ao varejista. Por meio de aplicativo ou site, o usuário seleciona o supermercado de sua preferência e escolhe os itens do seu carrinho de compras, incluindo itens frescos, como carnes e legumes. O cliente pode optar por receber as compras em casa no mesmo dia ou fazer um agendamento, além da opção de retirar na loja.
Desde a aquisição, o número de cidades atendidas pelo Supermercado Now cresceu de 27 para 46. O foco no período foi o ganho de capilaridade no estado de São Paulo, ampliando a operação para o litoral (Santos e Praia Grande) e para o interior (Campinas, Bauru, São José dos Campos, por exemplo).
Além da expansão para novas cidades, o crescimento recorde do Supermercado Now ocorreu com o isolamento social, que acelerou o processo de digitalização do setor supermercadista, um dos maiores do varejo, mas considerado como um dos mais “analógicos”.
O Supermercado Now expandiu de 38 para 50 as redes de supermercado parceiras ao longo de 2020. Entre os novos parceiros estão Carrefour e BIG. Com mais parceiros, o sortimento de produtos disponíveis no Supermercado Now também cresceu 46%: de 62,5 mil em janeiro para 91,3 mil em dezembro.
“A estratégia foi abrir lojas e ganhar eficiência operacional nas regiões onde já operávamos, por meio da prospecção de novos varejistas no Rio de Janeiro e São Paulo, ou da abertura e expansão de novas de redes parceiras, como Carrefour e Big”, disse Marco Zolet, CEO do Supermercado Now e head de Americanas Mercado.
Desta forma, as vendas da categoria de mercado cresceram oito vezes no terceiro trimestre deste ano, na comparação ao mesmo período do ano passado. Neste período, os dez produtos mais vendidos pela companhia, em quantidade, foram itens de mercado, com destaque para a categoria de hortifruti como banana prata, tomate italiano e limão tahiti e de padaria, como o pão francês.
Junto com o crescimento, veio também uma mudança no perfil do consumidor, outra tendência do mercado. Impulsionado pelo período de isolamento social, o Supermercado Now registrou um crescimento de 1.575% no número de clientes com 60 anos ou mais em 2020, frente ao ano anterior. Essa faixa etária já responde por mais de 13% dos consumidores da plataforma, um número bastante significativo inclusive quando comparado com a faixa etária com o maior consumo na plataforma, de 30 a 39 anos, com cerca de 30%.
Planos para 2021
Para 2021, os planos do Supermercado Now incluem chegar a mais sete cidades, oferecendo ao cliente pelo menos três opções de supermercados em cada localidade. A estratégia foi traçada com base em estudos de mercado e orientações estatísticas sobre o perfil da população e hábitos de consumo.
Vale destacar que o setor de supermercados, como um todo, deve buscar neste ano a sua consolidação digital, um caminho sem volta. Muitas pessoas que pela primeira vez fizeram suas compras online e aprovaram o serviço, vão continuar comprando, seja pela segurança, comodidade, praticidade ou conforto, oferecendo assim um vasto mercado para crescimento das plataformas online, como o Supermercado Now.