Blog

picpay_apas

Com a solução, usuário do PicPay poderá realizar saques de sua conta digital em caixas de supermercados e outras lojas ou poderá depositar dinheiro em espécie, em sua conta do PicPay

O PicPay, maior carteira digital do país, com mais de 28 milhões de usuários, e a Brink’s – empresa líder mundial em soluções de segurança e transporte de valores e criadora da plataforma Brink’s Pay, de gestão financeira para o varejo – iniciaram uma parceria que permite a usuários do PicPay realizar transações de dinheiro em espécie no varejo.

Com a solução, o usuário do PicPay pode realizar o saque ou o depósito nas lojas de varejo que utilizam a rede Brink’s Pay – o usuário saberá qual loja está disponível pela geolocalização do app. A plataforma da Brinks Pay já é conectada a cerca de 230 mil varejistas em 2.600 cidades de todo o Brasil. A solução está em fase de testes e estará disponível a partir de outubro deste ano em todos os clientes da Brinks.

Tanto o saque quanto o depósito são realizados e confirmados por meio da leitura de um QR Code gerado na hora no caixa. A operação de depósito beneficiará principalmente quem costuma receber pagamentos em dinheiro em espécie, como diaristas, vendedores, ajudantes de obras, entre outros: o caixa do varejo poderá receber o dinheiro e transferi-lo para a conta PicPay do usuário. Com este saldo digital, o usuário terá rendimento de 100% do CDI, e contará com a facilidade dos serviços de pagamento de boletos, recarga de celular, bilhete de transporte, compras em em lojas virtuais ou físicas com o QR Code, transferência de valores para outras pessoas, além de realizar saques sempre que necessário. A retirada de dinheiro acontece também no caixa do varejo.

“Este movimento ajuda a bancarizar uma população até então desassistida pelas instituições financeiras tradicionais. E também facilita a vida de quem tem conta em banco mas não mora perto de nenhuma agência. Há cidades pequenas no Brasil que não dispõem de bancos ou caixas eletrônicos (ATMs). O varejo fará esse papel, movimentando a economia dessas regiões com o aumento do fluxo de pessoas no comércio local, como a padaria, a mercearia, a farmácia”, afirma Elvis Tinti, diretor comercial do PicPay.

O estabelecimento comercial terá o benefício de otimizar o uso do dinheiro vivo – que muitas vezes fica parado no caixa -, o que também significa segurança e economia no custo do transporte de valores. “Além disso, o varejo terá a oportunidade de receber, com mais frequência, usuários do PicPay para compras, com chance de fidelizá-lo”, diz Tinti.

“Para a Brink’s, a parceria é a concretização de uma estratégia de assegurar à população brasileira acesso ao meio circulante, o famoso dinheiro, de uma maneira eficiente e barata. Um passo intermediário muito necessário até que o cidadão recém-bancarizado aprenda a lidar com o mundo digital. Ambas as empresas têm um forte DNA de inovação, mas com uma clareza muito grande da realidade brasileira. Além disso, a Brink’s tem investido fortemente nos últimos anos em um portfólio cada vez mais extenso e completo com produtos e serviços para o varejo, bancos e fintechs“, afirma o gerente geral da unidade de negócios Brink’s Global Payments da multinacional americana, João Brunhera.

Como funciona

No aplicativo do PicPay será disponibilizada para o usuário uma nova função para que os saques ou depósitos sejam efetuados. Ao clicar nesse campo, o usuário será direcionado para uma tela, que, através da geolocalização, indicará os pontos da rede Brink’s Pay no entorno, onde o serviço está disponível. Então, basta que o usuário se dirija ao caixa do estabelecimento, mostre o QR Code no aplicativo do PicPay e finalize a transação recebendo (se saque) ou entregando (se depósito) o dinheiro físico.

“A parceria entre as fintechs conecta o dinheiro físico ao mundo digital. É um grande ganho para o usuário, principalmente das pequenas cidades que contam com pouca estrutura de bancos e caixas eletrônicos”, finaliza Tinti.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia