Blog

Stellantis_logo_blue_background

Joint venture se tornará a primeira unidade de fabricação de baterias de veículos elétricos em larga escala no Canadá

Unidade terá capacidade de produção anual superior a 45 gigawatts-hora

Planta programada para entrar em operação em 2024 e criar cerca de 2.500 novos empregos

A Stellantis N.V. e a LG Energy Solution (LGES) anunciaram hoje a assinatura de acordos vinculativos e definitivos para estabelecer a primeira unidade doméstica de fabricação de baterias de veículos elétricos em larga escala no Canadá. A joint venture produzirá células e módulos de bateria de íon de lítio de ponta para atender a uma parte significativa dos requisitos de produção de veículos da Stellantis na América do Norte.

A joint venture investirá mais de $ 5 bilhões de dólares canadenses (US$ 4,1 bilhões) para estabelecer as operações que incluirão uma nova fábrica de baterias localizada em Windsor, Ontário, Canadá. As atividades de construção da planta estão programadas para começar ainda este ano, com o início de produção planejado para o primeiro trimestre de 2024.

A usina pretende ter uma capacidade de produção anual superior a 45 gigawatts-hora (GWh) e criará cerca de 2.500 novos empregos em Windsor e arredores. Cada um dos níveis Municipal, Provincial e Federal do governo canadense concordou em apoiar totalmente a operação bem-sucedida da joint venture.

Com a unidade de baterias localizada em Windsor, Ontário, sede do maior cluster automotivo do Canadá, Stellantis e LGES esperam que a fábrica sirva como um catalisador para o estabelecimento de uma forte cadeia de fornecimento de baterias na região. O Canadá está comprometido em estabelecer um amplo ecossistema local para a produção de baterias, aproveitando, entre outras coisas, sua liderança na geração de eletricidade a partir de fontes renováveis.

“Nossa joint venture com a LG Energy Solution é mais um degrau para alcançar nosso agressivo plano de eletrificação na região, que visa atingir a marca de 50% no mix de vendas de veículos elétricos à bateria nos EUA e Canadá até o final da década”, disse Carlos Tavares, CEO de Stellantis. “Somos gratos aos governos Municipal, Provincial e Federal por seu apoio e compromisso em ajudar a posicionar o Canadá como líder norte-americano na produção de baterias para veículos elétricos”.

“Através desta joint venture, a LG Energy Solution poderá se posicionar como um ator fundamental na construção de cadeias de valor de energia verde na região”, disse Youngsoo Kwon, CEO da LG Energy Solution. “Criar uma joint venture de fabricação de baterias no Canadá, reconhecida como uma das nações líderes em recursos de energia renovável, é fundamental para a LG Energy Solution, pois nosso objetivo é fornecer energia a mais veículos elétricos em todo o mundo”.

“O anúncio de hoje de uma unidade líder mundial para produzir baterias de veículos elétricos em Windsor é um investimento em nossos trabalhadores, nossas comunidades e nosso futuro. Parcerias como essas são fundamentais para criar novos empregos e colocar o Canadá na vanguarda da economia limpa. Ao trabalharmos juntos, estamos criando milhares de novos empregos, fazendo a diferença na vida das pessoas agora e garantindo que as gerações futuras tenham um ambiente limpo para viver”, declarou Justin Trudeau, Primeiro Ministro do Canadá

“Atrair esse investimento multibilionário garantirá a Ontário um lugar como um centro norte-americano para a construção dos carros e baterias do futuro. À medida que asseguramos investimentos inovadores, também conectamos recursos, indústrias e trabalhadores no norte de Ontário com o poder de fabricação do sul de Ontário para construir cadeias de suprimentos locais. Todas as regiões de Ontário serão beneficiadas com a criação de milhares de empregos e uma economia mais forte que funcione para todos”, destacou o Premier Doug Ford.

“A Stellantis é o maior empregador de Windsor e tem uma rica história nesta comunidade. A Chrysler iniciou suas operações nesta comunidade em 1925 e empregou gerações de trabalhadores de Windsor–Essex em suas instalações. Com este anúncio, estamos assegurando o futuro para milhares de trabalhadores locais e garantindo o posicionamento estratégico de Windsor como o lar do futuro dos veículos elétricos do Canadá. À medida que o mundo se volta para os EVs, Windsor em breve será o lar da fábrica de baterias que alimenta tudo isso”, afirmou o Prefeito de Windsor, Drew Dilkens

Como parte do plano estratégico de longo prazo Dare Forward 2030, a Stellantis anunciou planos para ter vendas globais anuais de veículos elétricos a bateria de cinco milhões de veículos até 2030, atingindo 100% do mix de vendas de carros de passeio BEV na Europa e 50% de carros de passeio e comerciais leves BEV no mix de vendas na América do Norte. A Stellantis também aumentou a capacidade planejada de baterias em 140 GWh para aproximadamente 400 GWh, apoiada por cinco fábricas de baterias juntamente com contratos de fornecimento adicionais.

A LG Energy Solution, com este recente anúncio, agora garantiu solidamente uma capacidade de produção de mais de 200 GWh na América do Norte anualmente, traduzindo-se na produção de 2,5 milhões de veículos elétricos de alto desempenho. O fabricante de baterias anunciou anteriormente planos de investir aproximadamente US$ 4,6 bilhões em instalações de baterias na América do Norte. Globalmente, a LGES está a caminho de expandir sua rede de produção internacional em vários continentes, incluindo países como Canadá, EUA, Polônia, Indonésia, China e Coréia do Sul.

A conclusão desta operação está sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo aprovações regulatórias.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia