Operadora evolui sua infraestrutura no Estado de São Paulo, aumentando alcance da rede e mais que dobrando o número de cidades com 5G; na Grande São Paulo, a capacidade será ampliada em 40%, beneficiando cerca de 10 milhões de clientes
Estado terá nova flagship e outras 30 lojas em várias localidades; TIM Music, no Parque do Ibirapuera, abre calendário de eventos de música promovidos pela empresa
Campanha nacional traz novo manifesto da marca, reforçando que o cliente pode tudo com a tecnologia da TIM e tem acesso a infinitas possibilidades
A TIM escreve o futuro da conectividade anunciando grandes projetos, com destaque para iniciativas no Estado de São Paulo. A companhia conduz atualmente a maior modernização de rede da sua história, envolvendo 3 mil sites na região de DDD 11. Em paralelo, vai mais que duplicar o número de cidades cobertas com seu 5G no território paulista, além de ampliar o 4G, alcançando áreas periféricas no interior.
Para reforçar sua marca, apresenta ainda um novo posicionamento “Você pode tudo”, uma ampla campanha, abre as portas de uma loja conceito icônica na Rua Oscar Freire e realiza a primeira edição do TIM Music, em São Paulo.
“A ampliação da rede 5G e da capilaridade comercial reforçam nosso compromisso de liderança no Brasil e em São Paulo. “Esse investimento em São Paulo é o maior da nossa história no estado — quase R$ 1 bilhão. Aliados à nova campanha nacional e eventos musicais exclusivos, são os pilares da TIM para empoderar o cliente e impulsionar uma experiência que já é reconhecida como acima do patamar do setor. Imaginando as possibilidades que a tecnologia nos traz, com experiência e qualidade, você pode tudo”, destaca Alberto Griselli, CEO da TIM.
Nova rede 5G e novas cidades
Primeira operadora a oferecer o 5G em todos os bairros da cidade de São Paulo, agora, a TIM mais do que dobrará a cobertura da tecnologia no Estado: de 94 para mais de 200 municípios.
Está em curso ainda um projeto focado nos DDDs 11, 12, 13, 15 e 19, para ampliar a cobertura 5G e 4G. Até junho, serão instalados mais de 700 sites em 160 cidades como Campos do Jordão, Lorena, Caçapava, Peruíbe, São Vicente, Sorocaba, Campinas, Capivari e Mogi Guaçu, dentre outros.
Esse crescimento da infraestrutura no Estado de São Paulo está sendo embasado por uma grande modernização da rede, garantindo uma conexão ainda mais rápida e estável. Todos os 3 mil sites localizados em 64 cidades do DDD 11 estão sendo atualizados. A transformação incrementa em mais de 40% a capacidade de rede e beneficia cerca de 10 milhões de clientes, quase 20% da base da operadora.
O projeto tem conclusão prevista para outubro, já estando finalizado em áreas mais populosas como os bairros de Itaim, Vila Mariana e Moema, na capital paulista, e cidades do ABC. Em São Caetano do Sul, por exemplo, foram instaladas 60 novas antenas 5G em 20 sites, aumentando a velocidade média de download na rede móvel de 224 Mbps para 362 Mbps – crescimento de 60%, comprovado em testes de desempenho. Além disso, o volume total de tráfego de dados teve alta de 10%, refletindo a melhoria na eficiência da rede, com a representatividade do 5G subindo oito pontos percentuais (30% para 38%), fruto do maior alcance da tecnologia de quinta geração.
A operação de “swap” traz também benefícios ambientais e urbanísticos, em linha com as premissas ESG da empresa. Há, por exemplo, avanços significativos em eficiência energética, reduzindo o consumo em cerca de 15%, além de menor ocupação de torres e maior harmonização visual nas cidades.
O objetivo é aprimorar uma experiência que já é única. Na última avaliação nacional, em 2025, da Opensignal, empresa independente que analisa a performance da rede móvel, a TIM aparece na primeira colocação de sete das 14 categorias, incluindo em “qualidade consistente” pela terceira vez consecutiva, “experiência de vídeo” e “disponibilidade de sinal” em todas as tecnologias. No Estado de São Paulo, a TIM lidera com cerca de 7 pontos percentuais acima da média da concorrência em “consistência de rede”.
Capilaridade comercial e loja icônica
A TIM escolheu a famosa Rua Oscar Freire para abrigar sua loja icônica, um marco na experiência e relacionamento com o consumidor. Com cerca de 320 metros quadrados distribuídos em dois andares, o espaço é repleto de referências aos pilares de música e inovação da marca, incluindo um estúdio para gravação de podcasts e realização de pocket shows. Desenvolvida pelo Estúdio Jacarandá, especializado em arquitetura e design de varejo, a loja traz como destaques a acessibilidade, a jornada 100% digital de vendas e os espaços de degustação – incluindo área “gamer” e casa conectada.
Além da flagship, a companhia vai ampliar sua capilaridade no Estado, abrindo 30 novas lojas em cidades como Diadema, Guarulhos, Jundiaí, Mauá, Osasco, Santo André, São José dos Campos, Guarujá, Praia Grande, Indaiatuba e Valinhos.
TIM Music em São Paulo
A TIM traz pela primeira vez para São Paulo uma edição do seu projeto TIM Music, considerado o maior festival gratuito do Brasil. Com um line up composto por encontros inéditos de grandes nomes da música brasileira, com destaque para o show exclusivo das duas embaixadoras da marca, Ivete Sangalo e IZA.
Marcado para o próximo final de semana (12 e 13 de abril), o TIM Music São Paulo terá ainda shows de Ludmilla com Martinho da Vila, Ferrugem com Criolo e Mano Brown com Rashid.
Você pode tudo
Esse momento da TIM será celebrado com uma nova campanha institucional, que reforça a assinatura “Imagine as possibilidades” com o compromisso da empresa em contribuir para uma sociedade em que todas as pessoas têm as mesmas oportunidades. Esta aspiração se traduz no claim “Você pode tudo”.
O primeiro filme vai ao ar nesta sexta-feira (11), no intervalo do Jornal Nacional (Globo). Protagonizado pela jovem atriz Manuela Torres e com participação das embaixadoras da marca Ivete Sangalo e IZA, mostra a tecnologia móvel no smartphone como ferramenta para impulsionar a vida das pessoas, por meio de histórias de coragem, respeito e liberdade, que são os valores da marca, junto ao poder e o ritmo da música. A campanha foi desenvolvida pela BETC HAVAS e, além dos filmes para TV, conta com mídia digital, impressa, OOH, spots de rádio e outros canais de comunicação.