- Destaques do trimestre são pós-pago e evolução da rede
- Avanço de 5,6% na receita líquida de serviços
- Alta de 6,7% no ebitda com margem de 48,2%
- Crescimento de 18,7% no fluxo de caixa operacional
TIM iniciou 2025 com resultados positivos e em linha com as metas do negócio, com forte desempenho no pós-pago e evolução contínua da rede, incluindo anúncio recente de modernização e ampliação da infraestrutura em São Paulo. No primeiro trimestre, a operadora registrou lucro líquido de R$ 810 milhões, um avanço de 56% em relação ao mesmo período do ano anterior. O salto de dois dígitos pelo oitavo trimestre consecutivo reforça a trajetória de crescimento consistente e rentável da companhia.
A receita líquida de serviços atingiu R$ 6,2 bilhões, alta de 5,6% em 12 meses, com destaque para o crescimento de 13,9% na receita do segmento pós-pago. Os indicadores comprovam o sucesso da estratégia de rentabilizar a base com novas soluções e parcerias e incentivo à mudança para planos de maior valor: a migração de clientes do controle para o pós-pago puro cresceu 20,3% no período, por exemplo. Com isso, o ARPU Móvel total (receita média por usuário) subiu 5,0% e segue como o maior do mercado, alcançando R$ 31,9.
Com foco em eficiência e gestão de custos, a TIM gerou R$ 1 bilhão de fluxo de caixa operacional no 1T25, com crescimento de 18,7% em relação ao mesmo período de 2024. O EBITDA somou R$ 3,1 bilhões, alta de 6,7%, e a Margem EBTIDA fechou em 48,2%, reforçando a capacidade da companhia de preservar a rentabilidade em um cenário macroeconômico desafiador e de competição intensa.
“Entregamos, mais uma vez, indicadores financeiros e operacionais positivos no trimestre, em linha com as nossas metas e com as expectativas do mercado. Esse desempenho comprova a solidez da estratégia da TIM, focada em pilares como inovação nas ofertas e soluções diferenciadas para o B2B, tendo como base a maior e melhor rede do Brasil. A qualidade do nosso serviço vem sendo comprovada continuamente por diferentes análises independentes, pelos nossos clientes e parceiros. Ainda assim, continuamos trabalhando para melhorar uma experiência que já está acima dos patamares. Ao mesmo tempo, reforçamos a nossa marca e atuamos comprometidos com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança para seguirmos como referência na agenda ESG. A nova campanha ‘Você pode tudo’ tangibiliza o compromisso da TIM com a evolução das pessoas por meio da conectividade e potencializa o engajamento interno para continuarmos alcançando os melhores resultados.”, comenta Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil.
MODERNIZAÇÃO HISTÓRICA DA REDE E EXPANSÃO 5G
A TIM iniciou a maior modernização de infraestrutura de sua história, envolvendo 3 mil sites em 64 cidades do DDD 11. A iniciativa amplia em mais de 40% a capacidade da rede, beneficiando cerca de 10 milhões de clientes. Em paralelo, a operadora vai mais que duplicar o número de cidades cobertas com seu 5G no Estado de São Paulo – de 94 para mais de 200 até o fim do ano – e ampliar o 4G, alcançando áreas periféricas no interior.
No Brasil, a operadora mantém a maior rede móvel e a liderança na cobertura 5G, fechando o primeiro trimestre com a sua tecnologia de quinta geração em 700 cidades. O investimento contínuo em infraestrutura tem como objetivo aprimorar uma experiência que já é única: na última avaliação nacional da Opensignal, em janeiro, a TIM aparece na primeira colocação de sete das 14 categorias, incluindo em “qualidade consistente” pela terceira vez consecutiva. A empresa independente que analisa a performance da rede móvel também avaliou a experiência em grandes eventos e a TIM garantiu o melhor desempenho no Carnaval de 2025 nos quatro grandes centros da festa (Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife).
B2B: ACELERAÇÃO NO AGRO E SMART CITIES
TIM IoT Solutions segue em forte expansão, digitalizando importantes setores da economia brasileira. A frente de negócios já soma R$ 273 milhões em receita contratada nos últimos 12 meses, fornecendo conectividade e soluções totalmente integradas para uma variedade de aplicações.
Atualmente, a TIM conecta mais de 21 milhões de hectares no agronegócio e 6 mil quilômetros de estradas, reforçando seu posicionamento como a principal operadora de conectividade rural e logística.
Ainda no agronegócio, a companhia ampliou a meta e pretende chegar a 26 milhões de hectares cobertos com 4G no fim de 2025 – seis milhões a mais do que o total fechado em 2024 e 50% acima da meta estipulada no ano anterior.
Um destaque é o recente acordo firmado com o Grupo Pedra Agroindustrial, um dos principais conglomerados do setor sucroenergético brasileiro. A operadora vai levar conectividade para mais de 1 milhão de hectares, sendo 250 mil hectares de área produtiva. Os benefícios do acordo alcançarão também a comunidade, impactando positivamente cerca de 37 mil pessoas, mais de 4 mil propriedades rurais, escolas públicas e unidades de saúde.
Um dos focos atuais é a vertical de Utilities: as soluções de IoT da TIM oferecem ampla cobertura e monitoramento em tempo real, garantindo uma gestão eficiente e eficaz dos recursos. A Parceria Público-Privada (PPP) com a SITRAN, por exemplo, prevê a instalação de 120 mil pontos de iluminação inteligente em Minas Gerais, ultrapassando 360 mil pontos comercializados no Brasil. A operadora já conectou ainda 80 mil medidores inteligentes de energia, 60 mil de água e 5 mil de gás por meio de outros contratos e irá expandir ainda mais essa frente, preparando as cidades para o futuro.
B2C: EVOLUÇÃO NO PÓS E NOVOS NEGÓCIOS
A TIM segue com bons resultados no pós-pago e registrou um crescimento de 9,5% nessa base em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando 30,8 milhões de acessos. O desempenho positivo é resultado da diferenciação das ofertas e benefícios exclusivos. Entre as novidades do trimestre está o lançamento do TIM Mais, programa de fidelidade do segmento que inclui – pela primeira vez – clientes de planos controle e proporciona experiências únicas para os usuários.
No segmento pré-pago, o TIM Pré XIP evoluiu para o TIM Pré XIP Plus, ampliando benefícios como chamadas de voz e vídeo no WhatsApp sem consumo da franquia de dados e franquias exclusivas para redes sociais.
A estratégia de agregar parcerias para gerar novas receitas e entregar diversas possibilidades aos clientes continua rendendo bons frutos. Na vertical de Educação, mais de 800 mil clientes TIM já estão cadastrados na plataforma do Descomplica, com destaque para os cursos livres de Inteligência Artificial e Chat GPT. Na vertical de Saúde, são mais de 218 mil assinaturas desde o início da operação com o Grupo Cartão de Todos.
Energia em foco
O segmento de Energia é o novo foco da operadora. A parceria com a Eletrobrás, anunciada em novembro do ano passado, terá sua primeira iniciativa lançada no segundo trimestre, voltada para pequenas e médias empresas. Além disso, está em andamento um piloto com a Thopen, que facilita o acesso de clientes individuais à energia renovável e remunera a operadora por um modelo de revenue share.
Experiência do cliente
Em março, a TIM abriu as portas da sua loja icônica, um marco na experiência e relacionamento com o consumidor. Localizada na Rua Oscar Freire, em São Paulo, a flagship é repleta de referências aos pilares de música e inovação da marca, incluindo um estúdio para podcasts e pocket shows, além de espaços diferenciados de casa conectada e área “gamer”.
A operadora reformulou ainda o aplicativo MEU TIM, focando em personalização para proporcionar uma experiência única a cada usuário. Com as mudanças, houve incremento de 14% no número de clientes que acessam à ferramenta, que se posiciona como o principal ponto de contato do consumidor com a empresa.
Você pode tudo
Já está no ar a nova campanha institucional da TIM, que reforça a assinatura “Imagine as possibilidades” com o compromisso da empresa em contribuir para uma sociedade em que todas as pessoas têm as mesmas oportunidades. Esta aspiração se traduz no claim “Você pode tudo”. O filme principal mostra a tecnologia móvel no smartphone como ferramenta para impulsionar a vida das pessoas, por meio de histórias de coragem, respeito e liberdade, que são os valores da marca, junto ao poder e o ritmo da música.
Referência em ESG
A TIM acaba de ser confirmada pelo 17º ano seguido no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3. É a operadora de telecomunicações por mais anos consecutivos na carteira, o que demonstra a solidez da sua jornada ESG. O ISE foi criado em 2005 e é referência em opções de investimento sustentável no Brasil.
No trimestre, a TIM foi ainda considerada uma das empresas mais sustentáveis do mundo pela S&P Global ESG, organização responsável pelo Dow Jones Sustainability Index (DJSI). O reconhecimento acontece pelo quarto ano consecutivo e, assim, a operadora foi incluída no Sustainability Yearbook 2025.
Excelência em gestão climática
A TIM acaba de reafirmar sua posição entre as líderes mundiais em transparência climática: a operadora é a única do Brasil na “A List” do CDP, organização internacional sem fins lucrativos que administra um rigoroso sistema de controle e divulgação global de informações ambientais.A companhia conquistou a nota máxima pelo segundo ano seguido e integra o seleto grupo de organizações referência em gestão das mudanças climáticas,no qual hoje constam apenas 11 empresas brasileiras.
Dentre as iniciativas que contribuíram para o resultado está o projeto de geração distribuída de energia elétrica, responsável por promover o abastecimento de mais de 17 mil sites com a utilização de usinas de energia renovável, com predominância de plantas solares. A TIM fechou o primeiro trimestre com 133 usinas arrendadas de parceiros em operação.
Mulheres tech
No pilar social, se destacam as ações voltadas para promover a diversidade e inclusão em iniciativas internas e externas. Um dos projetos do trimestre foi o lançamento de um programa de mentoria para empoderar e acelerar a carreira de mulheres na tecnologia, em parceria com o Mulheres Positivas, a CMI Business Transformation e outras empresas referências no setor. A iniciativa reforçar o compromisso da operadora com a equidade de gênero no mercado de trabalho. As mulheres representam cerca de 30% das equipes de tech e TI da companhia e 51% das vagas de estágio nessas áreas.