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Unidas atinge receita líquida de R$ 1,5 bilhão no 1T24

Crescimento orgânico é fruto dos investimentos em renovação e expansão da frota para locação e da boa performance na gestão de preços da companhia

A Unidas, se destacou pelo crescimento em todos os negócios no primeiro trimestre deste ano, alcançando receita líquida consolidada de R$ 1,5 bilhão, 29,8% superior ao 1T23. Os segmentos de negócio de locação (GTF e RAC) apresentaram um crescimento de 30,1%, totalizando no trimestre uma receita de R$ 877 milhões.

A frota da Unidas cresceu 12,1% no 1T24, finalizando o período com mais de 116 mil ativos, resultado do investimento líquido em renovação e expansão de frota de mais de R$ 3 bilhões realizado nos últimos doze meses. Desse total de frota, em torno de 12 mil são veículos e equipamentos pesados, e mais de 104 mil veículos leves considerando a frota do segmento GTF e a frota para locação no RAC.

A partir deste crescimento em receita e frota, o EBITDA dos negócios de locação alcançou R$ 531 milhões no trimestre, evolução de 24% frente ao mesmo período de 2023, apresentando uma margem de 61%. O EBITDA consolidado foi de R$ 532 milhões.
O lucro líquido ajustado foi de R$ 19,6 milhões no trimestre, impulsionado pelos resultados dos segmentos de locação, compensando os impactos do cenário de margens deprimidas no mercado de seminovos.

“O ano de 2024 para a Unidas começou com resultados consistentes, suportados principalmente pela nossa posição de destaque e escala como uma das empresas líderes do setor de locação e gestão de frotas no país. Além disso, tivemos importantes conquistas neste trimestre que reforçam a nossa posição de destaque em termos de marca e reputação, seja junto aos nossos clientes, quanto aos nossos colaboradores”, reforça Claúdio Zattar, CEO da Unidas.

Neste trimestre, a Unidas ficou na 26ª posição da lista anual das 100 marcas mais valiosas da Brand Finance, e foi reconhecida como a 21ª marca mais valiosa do Brasil segundo a Kantar BrandZ. Além disso, também foi octacampeã do Prêmio Consumidor Moderno e recebeu a oitava certificação Great Place To Work Brasil.

Gestão e Terceirização de Frotas Leves

  • Frota de GTF Leves cresceu 27% no 1T24 em comparação ao 1T23, atingindo 42 mil veículos;
  • O Unidas Livre, o serviço de carros por assinatura que iniciou sua operação em janeiro de 2023, já se tornou realidade e alcançou 8% da frota do segmento;
  • Receita líquida foi de R$ 205 milhões no 1T24, crescimento de 61% versus 1T23, em virtude do crescimento da frota e do aumento de tarifa média;
  • EBITDA foi de R$ 156 milhões, crescimento de 35% na comparação com 1T23, com margem de 76%.

Gestão e Terceirização de Frotas Pesadas

  • Frota de GTF Pesados cresceu 12% no 1T24 com relação ao 1T23, alcançando um total de 12 mil veículos e equipamentos;
  • A Unidas tem se destacado pela sua oferta neste segmento, não somente a modalidade de locação de veículos e equipamentos pesados, mas também apoiando nossos clientes na implantação de operações de full service;
  • Receita líquida atingiu R$ R$ 191 milhões no 1T24, alta de 30% em relação ao 1T23, em virtude do crescimento da frota locada e do aumento de tarifa média;
  • EBITDA foi de R$ R$ 132 milhões, incremento de 29% versus 1T23, com margem de 69%.

Rent a Car (RAC)

  • A frota do RAC atingiu 62 mil veículos neste trimestre, apresentando um crescimento de 4% em relação ao 1T23. A frota operacional apresentou um crescimento de 8%, fruto de melhorias em eficiência de ativação de veículos;
  • A Unidas encerrou o trimestre com 175 lojas, resultado de um posicionamento seletivo em praças de maior relevância e em locais estratégicos, buscando sempre a gestão equilibrada de capilaridade e de rentabilidade.
  • A receita líquida atingiu R$ 481 milhões, aumento de 20% na comparação com 1T23;
  • O EBITDA do segmento no período foi de R$ 243 milhões, avanço de 16% em relação ao 1T23, com margem de 51%.

Seminovos

  • Foram vendidas quase 10 mil unidades no 1T24, um crescimento de 20% em comparação ao 1T23, com destaque à crescente participação das vendas no canal de varejo, chegando a representar 44% das vendas em março de 2024;
  • A rede de lojas de seminovos foi de 27 lojas no 1T23 para 52 unidades no 1T24;
  • A receita líquida alcançou R$ 635 milhões, apresentando um aumento de 29% em relação ao 1T23.
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