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pagamento online

Com as restrições ocasionadas pela COVID-19, o varejo tem aderido ao chamado BOPIs (sigla de “buy online pickup in-store”) em que o consumidor faz o pedido on-line de um produto e o retira na loja em um momento conveniente, ou até mesmo por drive-thru. 

As vantagens da estratégia são diversas, tanto para o comerciante quanto para o cliente. Além de não haver taxas de fretes, e diminuir o período de entrega de um produto comprado pelo e-commerce que normalmente pode demorar de 5 a 10 dias para chegar ao destinatário, a modalidade pode evitar transtornos como extravio do item ou falha no meio do processo de envio. Do lado do varejo, com a retomada gradual da economia em diversas cidades brasileiras o comerciante pode tirar proveito e potencializar as vendas, trazendo seus clientes às lojas físicas (naturalmente respeitando todas as recomendações dos órgãos de saúde). 

Com isso, Edson Ortega, VP de Risco da Visa do Brasil – empresa líder em tecnologia de pagamentos, traz algumas dicas para empresas que desejam aderir a modalidade BOPIs sem riscos para o vendedor e consumidor:

  • Tenha um processo de revisão para transações de alto risco, alto valor ou frequência, usando uma solução de gerenciamento de fraude para identificar as transações a serem revisadas.
  • Fiscalize comportamentos suspeitos, como transações com retirada em diferentes unidades realizadas com a mesma credencial de pagamento, endereço de entrega ou endereço de e-mail.
  • Faça pesquisas reversas usando o número de telefone para identificar o nome do comprador e o endereço de faturamento.
  • Analise o tempo de navegação e histórico de cliques e o uso de cartão de crédito com várias autorizações negadas antes da efetivação da compra. Tenha um controle mais rígido em produtos de alto risco, como eletrônicos, artigos de luxo e produtos de marca renomadas – especialmente se comprados em grande quantidade.
  • Examine o histórico de programas de fidelidade, sobretudo bloqueios ou redefinições de senha recentes, alterações no endereço de e-mail ou geolocalização incomum de IP de onde a compra está sendo feita.
  • Para casos com suspeitas e sempre que for necessário, lembre-se de checar o documento de identidade no momento da retirada: ver se os dados do cliente na NF coincidem; essa medida pode mitigar o risco, mesmo que muitas vezes outras pessoas possam retirar o produto em nome do cliente.
  • Ofereça um app ou serviço de mensageria ao comprador para que seus funcionários sejam avisados quando ele chegar ao drive-thru para retirar a compra.
  • Analise o conteúdo da compra e verifique se os itens estão corretos, para evitar idas e vindas.
  • Se possível, esteja em local de retirada equipado com câmeras de circuito interno ou de seguranças uniformizados. Também vale orientar a inspeção dos pacotes que aguardam retirada e avaliar formas de controlar o acesso à área onde ficam os pedidos prontos para retirada.

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