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Vibra anuncia fim da parceria com Americanas para o negócio de conveniência

Com a retomada de BR Mania, Vibra vai promover maior integração entre as marcas do ecossistema dos Postos Petrobras ampliando proposta de valor para consumidores, revenda e franqueados

A Vibra anunciou na noite desta quarta-feira, dia 23, o encerramento da parceria com a Americanas S.A. para o negócio de conveniência. A cisão do acordo prevê o retorno de BR Mania para a Vibra e a criação de uma nova empresa, que atuará de forma independente, e que segue com o nome Vem Conveniência, mas agora 100% controlada pela distribuidora de combustíveis. A Vibra optou por esse formato porque entende a importância que o negócio de BR Mania tem na jornada dos consumidores dos Postos Petrobras, mas também para franqueados e revendedores, na adição de serviços para seus clientes. A companhia acredita que é importante ter uma empresa estratégica e especializada, com foco e agilidade imersa no negócio.

“BR Mania é parte fundamental da proposta de valor da Vibra, vamos seguir com o objetivo de ressignificar a conveniência. Obtivemos ganhos importantíssimos no último ano e continuaremos crescendo tanto quantitativamente quanto qualitativamente na rede. A partir de agora poderemos reforçar a jornada dos nossos clientes de forma integrada e assertiva no ecossistema dos Postos Petrobras, incluindo marcas como Premmia, Lubrax+ e os combustíveis aditivados”, afirma Vanessa Gordilho, vice-presidente de negócios e marketing da Vibra.

O encerramento da operação prevê o retorno dos negócios de lojas de pequeno varejo para as acionistas originárias, com isso as lojas “Local” voltam para a Americanas S.A. Como o volume dos negócios Local e BR Mania não são equivalentes dentro da participação igualitária da Vem Conveniência, em linha com o previsto no Contrato de Parceria, a Vibra fará um pagamento de R$ 192 milhões para a Americanas S.A., equalizando a diferença no valor dos negócios.

“O valor é referente ao crescimento do negócio desde a criação da parceria, é uma comprovação do quanto avançamos. O valuation da VEM hoje é maior do que era na sua criação, portanto podemos concluir que o negócio foi bem sucedido e a decisão de tratar a conveniência como um negócio separado foi uma decisão acertada”, esclarece a executiva da Vibra. “As lojas BR Mania, por exemplo, faturavam em média R$ 90 mil por mês no início da VEM, e hoje faturam uma média de R$ 110 mil. Esse é um indicador do valor que a empresa vem gerando para seus franqueados”, completa.

O encerramento do negócio depende do cumprimento de condições precedentes como a elaboração de laudo de avaliação satisfatório para as partes, incluindo a aprovação de autoridades administrativas (CADE) e judiciais competentes.

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