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Vitamedic cria unidade de negócios focada em suplementação

Planta fabril da Vitamedic em Anápolis (GO) concentra a produção de suplementos

A Vitamedic, do Grupo José Alves (GO), estreia em um mercado bilionário de suplementação e com crescimento avançado no país. A companhia criou uma unidade de negócios focada em suplementação alimentar e esportiva, por meio da marca Trustfuel.

A operação teve início no decorrer do ano de 2023 e, após um período de apresentação da marca para o varejo, profissionais de saúde e consumidores, a Trustfuel marcou presença na última edição da feira NaturalTech, em São Paulo (SP).

A marca nasceu vigorosa, com mais de 80 SKUs, tendo sua própria plataforma de e-commerce. Conta também com uma equipe comercial apta e preparada para atender 50 mil pontos de venda do varejo farmacêutico e alimentar, de forma direta, além de 60 mil estabelecimentos por meio de distribuidores.

Os planos, porém, são ainda mais ambiciosos. “Temos capacidade para colocar a Trustfuel em até 90 mil farmácias, setor que já concentra 83% do volume de vendas de vitaminas no país e que se consolidou também como um hub de saúde e bem-estar. O suporte da Vitamedic nos garante essa capilaridade e permite a comercialização de suplementos em escala fabril, o que favorece a democratização do acesso a essa categoria”, comenta João Ricardo Alves. Acionista e diretor executivo de planejamento estratégico do Grupo José Alves, ele foi um dos idealizadores da unidade de negócios.

O lançamento da marca teve como propósito construir um portfólio funcional, inovador e clean label, para facilitar a ocasião e hábitos de consumo focado na tendência de mercado para a categoria. “Dessa forma levaremos mais soluções e continuaremos a estimular o consumo de quem já tem a suplementação no seu dia a dia. Além disso, queremos atrair um público ainda receoso em relação à categoria, seja por falta de conhecimento, direcionamento ou oportunidade”, acrescenta.

Números do mercado dão ainda mais respaldo a essa estratégia. De acordo com a empresa de pesquisas Euromonitor, as vendas de vitaminas no varejo aumentaram mais de 9% em 2023 na comparação com 2022. As projeções indicam que o faturamento atual de R$ 12,6 bilhões suba para R$ 17 bi até 2028. A suplementação esportiva teve um salto percentual ainda maior, com avanço de 25% e movimento de R$ 4,4 bilhões, receita que deve quase dobrar em cinco anos.

Um mix para todos os públicos

A Vitamedic estabeleceu como público-alvo homens e mulheres entre 30 e 75 anos. Para atender a essa diversidade, desenvolveu fórmulas que suprem várias necessidades e objetivos em um único produto – a exemplo da linha em pó Powerfuel Muscle Pack 4×4, até então disponível somente em farmácias de manipulação e que reúne proteína do soro do leite ou da clara do ovo, creatina, BCAA e glutamina.

“As apresentações são apropriadas para consumo em qualquer ocasião, com sabores e texturas que tornam mais agradável o ato de suplementar. Procuramos ao máximo não adicionar açúcar aos produtos, que não contém glutén e lactose. Inserimos o mínimo possível de calorias, mas sempre respeitando funcionalidade, praticidade e saudabilidade”, observa Alves.

A família Trustfuel contém nove submarcas, entre as quais a maior linha de gummies funcionais do Brasil, com 19 apresentações. Contém ainda produtos para foco, sono, imunidade, saúde dos ossos, beleza, libido, emagrecimento, estresse, menopausa e saúde intestinal, entre outros. Toda a fabricação será própria e utilizará as operações da planta da farmacêutica no Distrito Agroindustrial de Anápolis, em Goiás. O complexo exibe capacidade para produzir, mensalmente, 18 milhões de unidades.

Estrutura comercial

O projeto para impulsionar a Trustfuel passa também pela formação de uma estrutura comercial exclusiva, liderada por Thiers Carvalho – executivo com 18 anos de trajetória na indústria e passagem por fabricantes como Cimed e Hertz. A equipe foi dividida em duas áreas, sendo uma delas voltada para farmácias e com mais de 400 profissionais, entre consultores e gerentes nacionais e regionais. Outras 20 pessoas estão dedicadas ao canal alimentar, que contempla supermercados, hipermercados, body shops e o mercado verde.

A marca também contará com o apoio de autoridades de saúde, influencers e embaixadores da marca. Em paralelo, implementou um programa de relacionamento com nutricionistas, médicos nutrólogos e profissionais especialistas em medicina integrativa. Mais de 5 mil visitas estão programadas até o fim de 2024.

“Congregamos um time de experts e parceiros de negócios atuantes na categoria de suplementação e em canais de venda de importantes marcas de bens de consumo, como Colgate, Granado, Danone, Red Bull e Coca-Cola. São perfis muito alinhados ao propósito da marca e da empresa, que consiste em transformar as vidas das pessoas de uma maneira holística”, conclui Carvalho.

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