Market-share de importação de vinhos segue em contínua expansão e atinge 14,28% em maio/23, consolidando a Wine como líder de importação de vinhos no Brasil
A Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e a importadora líder de vinhos no Brasil, amplia sua liderança no mercado brasileiro e apresenta seus resultados financeiros para o 2T23. A empresa registrou receita líquida de R$ 204,4 milhões, crescimento de 13,0% em relação ao 2T22 (normalizado pelo efeito do DIFAL). Já o EBITDA Ajustado no período foi de R$ 27,8 milhões, crescimento de 37,5% em comparação ao 2T22. O lucro líquido registrado no 2T23 foi R$ 8,8 milhões, crescimento de 134,5% em relação ao 2T22, apesar da elevada taxa de juros que tem contribuído para o aumento das despesas financeiras.
“Os resultados do segundo trimestre de 2023 ressaltam, mais uma vez, a execução bem-sucedida da nossa estratégia de criar um ecossistema omnicanal ao redor do consumidor de vinho, nos diferenciando dos demais competidores e reforçando a nossa posição de liderança no market-share da importação de vinhos, atingindo a marca de 14,28%”, afirma Marcelo D´Arienzo, CEO da Wine. “Esses resultados são reflexo, principalmente, do contínuo crescimento da base de assinantes do Clube Wine, que chegou a 395 mil assinaturas ativas em junho/23 e dos investimentos que a empresa tem feito no segmento de B2B, oferecendo aos parceiros uma trinca baseada em produtos com excelente relação custo-benefício, apoio ao sell-out e condições comerciais de preço e prazo equilibradas. Tanto grandes players offline quanto pequenos/ entrantes tem utilizado a nossa plataforma para crescer na categoria.”
Clube Wine e Varejo: jornada omnicanal para o cliente
O ritmo de captação de sócios segue crescendo, superando a marca de 395 mil assinaturas ativas no final de junho, uma adição líquida de 45,5 mil assinaturas nos últimos doze meses, o que comprova que o modelo de negócio segue saudável e próspero. A receita líquida do segmento de Clube de Assinatura totalizou R$ 64,3 milhões no 2T23, um crescimento de 13,4% em relação ao 2T22.
No varejo, que inclui as vendas feitas pelo e-commerce e pelas lojas físicas, a Wine registrou receita líquida de R$ 38,2 milhões, um crescimento de 4,7% em comparação ao 2T22. Merecem destaque nesse trimestre as vendas realizadas pelas lojas físicas, que cresceram 22,2% em relação ao mesmo período de 2022, resultado de mais clientes vivenciando a experiência diferenciada de comprar em uma das lojas físicas da Wine, seja pelas entregas realizadas em 2 horas a partir do ship-from-store, ou pelas compras realizadas presencialmente com a nossa força de vendas especializada.
A plataforma de varejo é um dos importantes pilares da estratégia de omnipresença, garantindo ao consumidor, sobretudo os assinantes do Clube, acesso a rótulos exclusivos e de excelente custo-benefício, cumprindo com o objetivo de democratização do vinho e promovendo uma experiência diferenciada aos assinantes. “Queremos expandir o relacionamento com os assinantes do Clube Wine, de forma que eles possam contar com a nossa empresa em toda a sua jornada de consumo de vinhos e não ficar limitado somente aos produtos recebidos através de suas assinaturas”, complementa D’Arienzo.
Crescimento acelerado no segmento Business Offline
O segmento Business Offline, composto pelas vendas do B2B que representam uma parcela significativa do mercado de vinhos do Brasil, segue em franca expansão. Através de um ecossistema que atende o cliente de maneira diferenciada por meio de representantes de vendas, parceiros comerciais e equipe de telemarketing, esta unidade de negócio especializada leva o cliente a uma experiencia mais moderna e digital, através de um e-commerce desenhado em uma plataforma proprietária, destinado aos parceiros comerciais que queiram fazer as compras no modelo self-service.
A receita líquida do total do segmento, composto pelas vendas realizadas tanto pela Wine quanto pela Cantu, foi de R$ 99,9 milhões, crescimento de 14,5% em relação ao mesmo período anterior, participando de forma decisiva na expansão do negócio de B2B e contribuindo para a expansão da receita total da Companhia.
México
A operação do México segue crescendo e já conta com mais de 9 mil assinaturas ativas. Com o recente lançamento do e-commerce local, a empresa conseguiu aumentar sua operação no país e ampliar a proposta de valor para os assinantes mexicanos. O objetivo é replicar no México o ecossistema e o modelo de negócios implantado no Brasil. O crescimento da base de assinantes do México e o controle de despesas contribuiu para uma melhora significativa no EBITDA do México, que passou de R$ 2,0 milhões negativos no 2T22 para R$ 1,0 milhão negativo no 2T23.