Blog

rexona-All Body Deo (1)

Estudo encomendado pela Unilever consultou milhares de brasileiros sobre hábitos de cuidados pessoais e integra o lançamento da All Body Deo, desodorante para outras partes do corpo 

Os brasileiros são conhecidos pela grande preocupação com higiene e limpeza. Para se ter uma ideia dos cuidados que a população tem com o corpo, o Brasil é o segundo mercado global de desodorantes e líder mundial em frequência de uso do produto. Pesquisa recém-lançada por Unilever, em parceria com o Instituto Datafolha, apresenta visão inédita da atenção especial do brasileiro em estar sempre cheiroso e livre de odor e o quanto essa sensação influencia positivamente no comportamento e cotidiano. 

A empresa, que está presente em 100% dos lares brasileiros com seu portfólio variado nos mais diferentes segmentos, encomendou o estudo como parte do lançamento de uma nova categoria de cuidados pessoais no Brasil, a All Body Deo, principal movimento da Unilever no Brasil em 2025. 

Liderada pelas marcas Rexona, Dove e Dove Men, a novidade chega aos pontos de venda do Brasil ao longo de junho com uma proposta inovadora e disruptiva: um produto desodorante para o corpo todo, que chega para se tornar um aliado do dia a dia, otimizando a rotina do consumidor com um produto que irá neutralizar odores indesejados como pés, virilha, costas, peitos, e manter a perfumação e sensação de frescor e limpeza por mais horas. O estudo vem de encontro aos hábitos de higiene do brasileiro para reforçar a relevância do lançamento, alinhado com o comportamento do consumidor e com o objetivo de construir informações educacionais sobre um novo hábito de cuidados pessoais que a linha visa desenvolver na vida do público. 

A fama de que o brasileiro é um dos povos mais preocupados em estar “cheiroso e limpo” é verdadeira. Cerca de 89% dos entrevistados pela pesquisa afirmam usar desodorante ou antitranspirante nas axilas diariamente para se proteger e controlar o suor e odor. E, quando percebem que estão com mau cheiro em qualquer parte do corpo, mais de 75% das pessoas se sentem bastante incomodadas, impactando seu conforto e bem-estar. Dentre os consultados, 88% afirmam que se sentem incomodados com o mau odor corporal alheio e 7 a cada 10 já se afastaram de alguém que estava perto por conta disso. 

Essa atenção constante com o cheiro vai muito além das axilas. O brasileiro se mostra atento também aos odores de outras partes do corpo, sendo a virilha (38%) e os pés (37%) as áreas que mais se destacam. A pesquisa revelou que 8 em cada 10 consultados consideram muito importante um produto que seja capaz de eliminar o mau odor de todo o corpo, no entanto, mais de 75% não conhecem produtos apropriados para esse tipo de cuidado pessoal. 

O estudo sobre a relação do brasileiro com o odor integra as ações para o lançamento da linha de desodorante All Body Deo, com as marcas Rexona, Dove e Dove + Men. A tecnologia inovadora do produto, voltado a outras partes do corpo, inaugura nova categoria de Cuidados Pessoais no mercado nacional. 

“A relação do brasileiro com a higiene e limpeza do corpo está associada às sensações de bem-estar, conforto e aceitação perante a sociedade, e envolve questões sociais, culturais e comportamentais. O estudo aprofundado de como a população brasileira reage a situações de mau odor no próprio corpo evidencia a relevância do lançamento da linha de All Body Deo no país. Quando escutamos o consumidor brasileiro, fica evidente o interesse por soluções que eliminem o mau odor em todo o corpo, mantendo-o cheiroso e prolongando a sensação de frescor”, destaca Viviane Ramos, Diretora de Marketing de Desodorantes da Unilever, dona das marcas Rexona, Dove e Dove + Men. 

Cheirinho ruim interfere nas rotinas das pessoas

O estudo mostra que o odor pode interferir também nas relações sociais, nas atividades profissionais e físicas dos brasileiros: 77% dos entrevistados se sentem desconfortáveis com o próprio mau odor corporal. 

Estar com mau cheiro em alguma parte do corpo é motivo para que 28% dos brasileiros se sintam desconfortáveis para ir a um compromisso profissional ou entrevista de emprego, por exemplo. Quando o assunto é conhecer uma pessoa, 20% dos entrevistados deixam de investir em uma relação porque o odor do seu corpo não está “em dia”. 

O receio de ficar com mau odor interfere negativamente também na prática esportiva das pessoas no país, mas de forma ponderada. 14% dos pesquisados nem começa a se exercitar para evitar o desconforto causado pelo mau odor. Já no aspecto profissional, 28% das pessoas já se sentiram desconfortáveis ao ir ao trabalho ou a um compromisso profissional por causa de mau odor em alguma parte do corpo. 

“Situações comuns do nosso dia a dia, como sair com os amigos, ir a um date, ou iniciar uma atividade esportiva, podem sofrer impacto para muitas pessoas quando sentem que o cheiro em algum lugar de seu corpo não está bom. Nós trouxemos a linha de All Body Deo para o Brasil pois sabemos que, para muitos consumidores, nossa tecnologia inovadora poderá transformar a relação com o odor corporal e os cuidados pessoais como um todo”, frisa Viviane Ramos. 

A pesquisa coordenada por Unilever e Datafolha consultou 2002 pessoas a partir de 16 anos, em todas as regiões do país, e foi desenvolvida no mês de maio de 2025. 

Mau odor já incomoda mesmo após o banho

A percepção de estar com mau odor surge mesmo quando a pessoa está, na prática, limpa. De acordo com o Datafolha, 31% das pessoas dizem sentir cheirinho ruim no corpo pouco após o banho. 

No ano passado, a empresária e ex-BBB Bianca Andrade viralizou ao revelar mau cheiro nas suas axilas pouco depois de sair do banho. O relato de Bianca gerou diversos comentários de pessoas também incomodadas com a sensação de mau odor pós-banho, mas em outras partes do corpo. Após a repercussão do assunto íntimo, Bianca foi convidada a protagonizar campanha do antitranspirante Rexona Clinical. 

Embora haja atenção especial dos brasileiros quanto à frequência de uso da antitranspirantes no cotidiano, a grande maioria das pessoas consultadas pela pesquisa de Unilever com o Datafolha, 58%, não sabe ou não procura saber como diferenciar um produto desodorante (com função de neutralizar o odor) de um antitranspirante (que neutraliza o suor e o odor).

O inovador All Body Deo é um desodorante corporal para outras partes do corpo. Ou seja: é capaz de neutralizar odores, com agentes anti bactericidas que eliminam microorganismos causadores do mau cheiro, e é adequado para áreas como peitos, costas, pés e virilhas. O novo produto não controla o suor (transpiração), que é inodoro.

Sobre a pesquisa

Sob encomenda da Unilever, a pesquisa Datafolha “Hábitos de higiene diária” foi realizada entre 12 e 14 maio de 2025, de forma presencial a nível nacional, com pessoas de 16 anos ou mais, de todas as classes econômicas e regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia