Ícone do site Marcas Mais

9 em cada 10 brasileiros dizem que o YouTube os ajuda a aprender algo

Pesquisa apresentada durante a sétima edição do Brandcast mostra ainda que os espectadores apreciam a qualidade do conteúdo 

Em 2021, o YouTube se consolidou como a plataforma que ajudou a população brasileira a se divertir, relaxar, mas também a aprender no período de distanciamento social. No país, 91% dos espectadores disseram que o YouTube os ajuda a aprender algo novo, com um conteúdo de alta qualidade (83%) e que não conseguem encontrar em nenhum outro lugar (74%). Os dados fazem parte da pesquisa Why Video 2021, encomendada à Talkshoppe pelo Google e realizada em julho de 2021 com 2000 entrevistados de 18 a 65 anos em todo o Brasil. 

“O YouTube é a plataforma que as pessoas acessam para aprender e isso ficou ainda mais claro durante a pandemia, quando muitos EduTubers se destacaram e ajudaram estudantes a manter sua rotina de aprendizado”, explica Fabio Coelho, presidente do Google Brasil. 

Com 113 milhões de pessoas maiores de 18 anos no Brasil, de acordo com a comScore, a audiência do YouTube não para de crescer. Dados internos da plataforma mostram que, no total, 2 mil canais nacionais já ultrapassaram a marca de mais de 1 milhão de inscritos — um aumento de 30% em relação a 2020. O conteúdo desses criadores é determinante para que muitas pessoas decidam dedicar tempo à plataforma: 86% dos brasileiros acreditam que os vídeos postados por eles têm um alto valor para quem assiste, segundo indica a pesquisa Why Video. 

Conexão com as marcas 

A pesquisa também demonstra a relevância do YouTube para conectar marcas e audiências. Entre os entrevistados, 63% afirmam que ver conteúdo pago ou anúncios no YouTube faz com que fiquem mais propensos a comprar um produto da marca e 76% deles dizem que o conteúdo a que assistem no YouTube os ajuda a decidir o que comprar. 

Os dados refletem os bons resultados gerados pelas campanhas de publicidade realizadas no YouTube ao longo do último ano. Segundo dados internos do Google, em 2020, anúncios em vídeos no YouTube ajudaram os anunciantes a registrarem cerca de 1,4 bilhão de conversões no mundo todo.

“No YouTube, as pessoas encontram o conteúdo que elas buscam e os criadores que amam, uma combinação que traz resultados para as marcas que se conectam de maneira significativa com nossa comunidade de usuários”, completa Coelho. “Por isso, ficamos honrados ao constatar na pesquisa que o YouTube é a plataforma de vídeo que faria mais falta na vida dos brasileiros caso deixasse de existir.”

Sair da versão mobile