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Pulso da Score e Grupo Hibou mostra que existem algumas questões em relação a data, mas revela um ticket médio alto para aqueles que vão as compras

A Black Friday, data com as ofertas mais esperadas do ano está chegando. Em 2020 as lojas virtuais já tiveram um aumento das vendas online de mais de 24% em comparação a 2019, o maior volume já registrado. Em relação aos últimos ‘Pulsos’ feitos que mede as escolhas dos consumidores nas maiores datas do varejo, a internet também ganha disparadamente como opção de canal de compra, com 75% das pessoas optando por fazer a compra online.

Para este ano, a pesquisa periódica feita pela Score, empresa de datal retail e shopper experience da B&Partners,co e Grupo Hibou, mostra que grande parte dos entrevistados ainda estão na dúvida se farão compras este ano, 45% ainda não se decidiram, 34% disseram que sim e 21% que não. Dos que pretendem comprar, 25% pensam em gastar entre 500 a 1.000 reais e 25% mais de 1.000 reais. “Muita gente ainda não se decidiu, então é uma oportunidade das marcas pensarem em ofertas mais atraentes e olhar bem para a necessidade do consumidor. O Pulso mostrou outro dado interessante, 81% das pessoas disseram que a compra de Black Friday é feita para si mesmo. É uma data onde as pessoas pensam mais em suas necessidades.” explica Albano Neto, VP de estratégia da Score.

A pesquisa perguntou como deve ser a Black Friday neste ano e as respostas foram: 30% melhor que a do ano passado, 58% a mesma coisa que o ano passado e 12% pior que o ano passado. Nesta última, como complemento, foi perguntado porque será pior este ano, e 43% disseram não acreditar nas ofertas da data. 

Quanto aos produtos, os eletrodomésticos reinam nas compras aparecendo com 41% de pretensão, eletrônicos 25% e roupas e acessórios com 19%. O Pulso também mediu as respostas dos entrevistados em relação a algumas afirmações como:

“Está tudo muito caro e na Black Friday não vai ser diferente”– 18% Concordam totalmente, 40% concordam parcialmente, 27% não concordam nem discordam e 12% discordam parcialmente. 

“Vou comprar de pequenos comércios para ajudar” – 22% Concordam totalmente, 32% concordam parcialmente, 37% não concordam nem discordam, 5% discordam parcialmente e 5% discordam totalmente.

“Nunca encontrei uma promoção boa na Black Friday”– 16% Concordam totalmente, 25% concordam parcialmente, 20% não concordam nem discordam, 33% discordam parcialmente e 16% discordam totalmente.

“A gente vê um pouco uma certa relutância em relação a data. Parece haver um desejo muito grande de comprar mas algumas dúvidas em relação à veracidade das ofertas. Vimos na pesquisa que as pessoas possuem uma lista de desejos e que fazem comparações, colocam alertas de preço nos sites, se informam. Mas estão sempre em dúvida sobre o valor real da oferta e acabam não concretizando.” analisam Ligia Mello da Hibou e Ana Letycia, Head de planejamento da Score Group

O Pulso ainda fez uma provocação perguntando se alguma propaganda de Black Friday ficou marcada e, apesar da data já ter caído no gosto do brasileiro,  96% das pessoas responderam que não. E para complementar, a pesquisa quis saber se as pessoas já ouviram falar da Cyber Monday, 83% responderam que não e dos que responderam que sim, 45% pretendem comprar na data também. 

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