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Culture Next, do Spotify, revela aos marketers as expectativas da Geração Z

Com 251 milhões de jovens dessa geração sintonizando diariamente, Spotify oferece percepções valiosas sobre atitudes e tendências dessa geração por meio da música, podcasts, playlists e fandoms que formam a trilha sonora de suas vidas. Confira as tendências identificadas na edição inédita de Culture Next

A Geração Z valoriza conexões significativas, e isso não se limita apenas ao mundo dos relacionamentos. Desde o ghosting até situações amorosas, eles navegam pelas complexidades do romance, mas uma coisa é clara: a compatibilidade musical e de podcasts é a sua linguagem do amor. Os jovens da Geração Z consideram a compatibilidade musical e de podcasts essencial; eles compartilham músicas e episódios de podcasts para expressar como se sentem.

A sexta edição do Culture Next, relatório anual de tendências globais do Spotify, aponta que 80% dos jovens da Geração Z no mundo priorizaram o gosto musical compartilhado em relação à aparência, e 95% dos jovens brasileiros dessa geração afirmam que preferências musicais semelhantes aprofundam as conexões. Mas, a Geração Z também anseia por laços mais profundos com as marcas.

Como mostra Culture Next, as marcas têm uma oportunidade única de se conectar de forma autêntica, tanto online quanto offline. O Spotify é o lar da Geração Z, com 251 milhões de jovens dessa geração sintonizando diariamente, e oferece às marcas a oportunidade de se tornarem uma parte natural da conversa.

“Os jovens da Geração Z estão em busca de conexão e apoio enquanto navegam por novas experiências de vida, e como o Spotify continua a ser o lar da Geração Z, isso oferece oportunidades abundantes para marcas que buscam se envolver com essa geração,” disse Brian Berner, Head Global de Vendas de Publicidade e Parcerias no Spotify. “O Spotify transforma espaços antes perdidos, como fazer tarefas domésticas ou se deslocar para o trabalho, em momentos de profunda introspecção ou aprendizado. Para os anunciantes, isso apresenta oportunidades únicas de alcançar públicos altamente engajados nesses momentos ‘entre atividades’ da vida que, de outra forma, seriam inacessíveis.”

Uma das descobertas do estudo é que a Geração Z está muito aberta a que as marcas façam parte de seus momentos cotidianos – 80% dos jovens da Geração Z no Brasil disseram que marcas que criam playlists para humor e momentos específicos parecem estar mais alinhadas com suas vidas. No mundo, quase metade (49%) da Geração Z afirmou que uma marca que patrocina eventos de música ao vivo ou shows os tornaria mais propensos a comprar dessa marca no futuro.

Confira esses e outros destaques da sexta edição de Culture Next:

  • A Geração Z anseia por mais conexão do que nunca, e a música e os podcasts são um catalisador para uma conexão verdadeira, tanto online quanto na vida real. Enquanto as redes sociais estão levando a sentimentos de solidão entre os jovens, o Spotify é o antídoto. De fato, 70% da Geração Z no Brasil vê o Spotify como o antídoto definitivo para o ‘doom-scrolling’.
  • Os jovens da Geração Z não estão apenas em busca de conexões mais profundas – eles também querem mais das marcas. Eles valorizam o engajamento autêntico – 49% da Geração Z no mundo disseram que uma marca que patrocina eventos de música ao vivo ou shows os tornaria mais propensos a comprar dessa marca no futuro. E 80% da Geração Z no Brasil concordaram que marcas que criam playlists para estados de espírito, humor e momentos específicos estão mais alinhadas com suas vidas.
  • No mundo, a Geração Z é 104% mais propensa a fazer streaming em um console de jogos em comparação com os Millennials. Eles estão escutando música e podcasts por meio de dispositivos conectados, incluindo smart TVs, consoles de jogos e alto-falantes, mostrando uma tendência crescente na escuta em grupo.
  • No Brasil, 78% da Geração Z concordam que culturas de nicho e underground estão se tornando cada vez mais mainstream, em parte, porque se tornou mais inclusiva, definindo o que está em alta.
  • Nos primeiros cinco meses de 2024, os Zs assistiram a 2,9 bilhões de minutos de podcasts em vídeo – um aumento de 58% em comparação ao ano passado durante o mesmo período. Impulsionados pela relação íntima que as pessoas têm com os anfitriões de podcasts, estamos vendo experiências ao vivo também ganharem força para os podcasters: 37% da Geração Z assistiram a um show ao vivo ou gravação de um podcast, e 36% da Geração Z participaram de uma festa de exibição presencial para um novo episódio de um podcast em vídeo.

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