Blog

marcas mais (1)

Em 2020, o Dia das Mães será diferente. A data, que tradicionalmente é uma das mais aguardadas pelo comércio e marcada por grandes comemorações, este ano acontece em meio à pandemia da COVID-19, provocando alterações de comportamento – seja nas relações dentro de casa ou na expectativa quanto às celebrações para o próximo dia 10 de maio. É o que revela o estudo “Mães e filhos durante o isolamento social”, conduzido pela área de Data Intelligence da Ogilvy Brasil, que monitorou e analisou o tema nas principais redes sociais para entender o atual cenário.

“A convivência entre mães e filhos nesta quarentena tem sido um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, seja em relação a curiosidades ou dificuldades vistas no dia a dia dentro de casa. Além disso, as expectativas para o Dia das Mães mudaram e existe preocupação: com o comércio, com o cancelamento de comemorações ou, pelo contrário, que pessoas se aglomerem para celebrar a data. E esse foi o ponto de partida para esse estudo”, analisa Viviane Sbrana, head de Data Intelligence da Ogilvy Brasil. 

Confira os principais dados da pesquisa:

Comportamento

Com mães e filhos passando mais tempo juntos, o assunto da convivência familiar veio à tona com mais força nas redes sociais. A maior parte das menções mostram uma boa relação dentro de casa, com relatos de filhos sobre situações engraçadas e cotidianas (33%). Bem de perto, porém, estão as relações conflituosas: 30,4% das conversas revelam dificuldade no dia a dia, como filhos que discutem ou se irritam com hábitos de suas mães.  Em terceiro lugar aparecem filhos preocupados com a saúde das mães e o risco de infecção pelo novo coronavírus (19,6%).

Também há filhos que comentam sobre as mães hiperativas, que buscam atividades constantes e muitas vezes precisam ser orientadas a não saírem de casa (11,6%); e filhos que estão longe de suas mães, relatando sentimento de saudade (5,4%).

Comemorações

Quando falam sobre o próximo Dia das Mães, a maioria das pessoas demonstra preocupação com a crise no comércio (26,3%) e com o cancelamento das comemorações (21,9%). Ambos os dados são atrelados ao terceiro tópico mais comentado em relação ao Dia das Mães: a quebra de tradições provocada pelo isolamento social, citada em 21,05% das conversas. 

Em relação aos presentes para a data, fala-se pouco: 9,6% já compraram ou estão preocupadas com este ponto. Com o mesmo percentual de menções, nota-se que entre as mães há comoção em perder as tradicionais homenagens feitas pelas escolas.

Na contramão da maioria, 6% das conversas são sobre filhos que depois de muito tempo terão a possibilidade de passar a data junto das mães, justamente em razão da quarentena. E para 5,26% dos usuários o sentimento é de preocupação que o Dia das Mães gere aglomerações.

Metodologia

O estudo foi realizado por meio do monitoramento de dois tipos de conversas em redes sociais: menções sobre convivência em tempos de isolamento social e menções específicas sobre o Dia das Mães. As menções foram classificadas com base amostral para identificar as conversas mais recorrentes em cada um dos tópicos analisados. Foram monitoradas, durante 28 dias, conversas no Twitter, Instagram, YouTube e Fóruns de Discussões.

Gostou da matéria? Clique aqui e fale comigo. Abraço, Zeh 🤓

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia