Estudo do BCG aponta que brasileiro acredita mais na eficácia de ações privadas do que públicas para mudanças climáticas
Uma pesquisa do Boston Consulting Group (BCG) mostrou que 58% dos brasileiros acreditam que as ações desenvolvidas por empresas nacionais e grandes corporações internacionais são adequadas para combater as mudanças climáticas. Enquanto isso, 68% afirmam o mesmo sobre organizações internacionais, como o G20 ou a ONU. No mundo todo, as médias foram de 53%, 47% e 52%, respectivamente.
Por outro lado, 53% dos brasileiros acham que as ações do governo federal são adequadas no combate à mudança do clima. Neste contexto, os governos locais se saíram melhor, com 57% dizendo o mesmo. No mundo, a média foi de 52% para ambos os quesitos.
Embora a maioria dos brasileiros acredite na eficácia das ações das empresas, 45% acham que elas são motivadas por benefícios de imagem ou autopromoção. No mundo todo, 42% acham o mesmo, com os russos liderando o quesito (61%) e os chineses marcando apenas 12%, na última colocação.
Metodologia
O BCG consultou 10.466 pessoas de 10 países, entre 20 e 30 de setembro, incluindo 1.052 brasileiros.