Pesquisa do IBGE aponta que a cada 100 famílias, 44 possuem cachorros e 36 possuem crianças até a faixa dos doze anos no Brasil
Conceito familiar sempre esteve em constante transformação e diferentes concepções são criadas a todo o tempo, incluindo as que possuem pets. Famílias multiespécie, que é o termo utilizado para famílias compostas por pessoas e animais de estimação, é uma nova realidade crescente no Brasil e já é considerado uma tendência global, segundo levantamento realizado pelo IBGE em 2020 junto com o Instituto Pet Brasil.
O país já é considerado um dos que mais cresce dentro do mercado pet com faturamento que cresceu 17,8% em 2020, correspondendo a maior taxa de crescimento entre os dez principais países do ranking. Isso representa uma série de mudanças comportamentais e culturais do país atrelado a importância do pet no dia a dia das pessoas.
Psicólogos mostram a influência emocional da convivência com os animais em diferentes formas, por exemplo, como podem suprir a falta de um irmão ou irmã para os filhos únicos ou em casos de separação conjugal – que houve um aumento significativo no Brasil, assim como o da expectativa de vida dos idosos – ressaltam a importância de conviver com algum tipo de companhia animal, porque ajudam a desenvolver outros estímulos afetivos. Pesquisa publicada pela revista Science aponta que os cachorros amam seus donos com o mesmo amor do bebê por sua mãe e que essa troca de carinho e brincadeiras produz fortes doses de oxitocina, que é chamada de hormônio do amor.
“É estimulante não só para nós, mas para os pets também em muitos sentidos! É a retribuição de um amor mútuo em que simplesmente pelo fato de estarem juntos, cuidarem um do outro no carinho e dedicação do dia a dia, existe uma reação para além do físico, que mexe também com os sentimentos humanos e por consequência nossa saúde” afirma Fernanda Duran, médica veterinária da Mars Petcare.
Acompanhando esses comportamentos, tendências e evoluções do mercado pet, a Pedigree desenhou uma campanha especialmente para falar sobre a importância dessa convivência e da retribuição do amor aos pets. “Eu Sachê Você” (em tradução literal “I Pouch You”) faz analogia com o termo “Eu Amo Você” para reforçar a presença dos pets na vida dos humanos e mostrar as diferentes formas de dizer que ama o seu cão, sendo uma delas a alimentação.
“É mais uma forma de demonstrarmos como os pets possuem influência nas nossas vidas e como a alimentação é um poderoso elemento que pode transformar a relação humano-animal”, conta Roberto Valdrighi, gerente sênior de Marketing da Mars Petcare, detentora da marca Pedigree. “É um dos momentos mais preciosos ali, ter o seu cachorro abanando o rabo com o olho brilhando na hora que ele vai comer. É um outro nível de conexão. Eles não ligam se você está estressado ou preocupado, eles vão estar sempre dispostos a te dar amor e carinho em qualquer hora do dia. E é sobre isso que queremos falar na campanha: relações familiares e histórias do dia a dia” explica.
A campanha está sendo veiculada nas redes sociais da marca em @pedigreebr e conta com influenciadores promovendo conteúdos divertidos da rotina com o pet, além de reforçar a expertise da marca em qualidade, produto e família.