Ícone do site Marcas Mais

Mais de 90% dos brasileiros ainda preferem a televisão para acessar aos conteúdos de interesse

Para saber como os brasileiros se relacionam com telejornais, novelas, TV e outros dispositivos, a Hibou – empresa de pesquisa e insights de mercado e consumo – conduziu a pesquisa “Audiência – O que o brasileiro assiste e por quê”. Foram mais de 1900 respostas válidas, por meio de painel digital, em janeiro de 2023.

Segundo a pesquisa, a TV ainda é a tela preferida. Para acessar os conteúdos de interesse, a televisão está no topo para os brasileiros, com 92% das preferências. Os celulares estão em segundo lugar, com 55%; seguidos com uma distância grande entre as preferências pelos computadores (14%) e os tablets (4%).

Em relação a gênero, a maior preferência são os filmes, com 80%. Séries vêm logo atrás com 73%; telejornais em terceiro lugar, com 59%; as novelas aparecem com 33%; em quinto lugar desenhos, animações e animes, com 27%. Programas de auditório ganham a atenção de 25% e por fim, reality shows estão no gosto de 22%.

Filmes 

Foram 251 títulos citados pelos brasileiros. O ranking dos top 5 é formado por produções de diferentes tipos e que empatam entre si nas preferências. São eles: “À espera de um milagre”; “Top Gun”; “Poderoso Chefão”; “Milagre da cela 7”; “Avatar”; “Titanic”; “Vingadores”; “Uma linda mulher”; “Harry Potter”; “Senhor dos anéis” e “Como eu era antes de você”.

Já entre os que não assistem a filmes, as declarações estão mais relacionadas à falta de hábito (45%) do que ao não gostar (18%). A disponibilidade de horários para assistir na hora que querem afeta a 19% e 15% se queixam por não serem transmitidos dentro dos seus horários de lazer. 13% não se interessam por não notarem novidades.

Novelas 

As novelas são produções acompanhadas por 33% dos entrevistados. Destes, 30% apontam o consumo das novelas por hábito e 24% acompanham as tramas enquanto fazem outras atividades. Elas atraem 48% que gostam do formato; 37% as veem como um meio de diversão e 34% como forma de relaxar ou se desligar da rotina.

Foram citados 66 títulos de novelas considerados como os melhores de todos os tempos, sendo as principais “Pantanal” (25%) e “Avenida Brasil” (11%). Abaixo de 0,7% das preferências estão “A Viagem”, “O Cravo e a Rosa”, “Vale Tudo”, “O Clone”, “Roque Santeiro” e “Caminho das Índias”.

Séries 

Entre os 73% que amam as histórias contadas em formato de série, a possibilidade de assistir quando quer é um diferencial importante: 51% gosta do estilo porque consegue ver na hora que deseja, reforçando o crescimento do streaming na rotina. Dentre os 183 títulos de séries citados como os melhores de todos os tempos, os que ranquearam no TOP 5 são “Game of Thrones”, “Grey’s Anatomy”, “This is us”, “Friends”, “Breaking Bad” e “La Casa de Papel”. Essas séries caem no gosto de 60% dos brasileiros pelo formato; 53% vêem as produções como diversão; e 38% como momento para relaxar ou se desligar da rotina. 

Telejornais 

A pesquisa identificou que 59% dos brasileiros gostam de acompanhar os telejornais, principalmente para se manterem informados – concordância entre 90% dos entrevistados. Entre aqueles listados como os melhores de todos os tempos, 55 títulos foram mencionados e a programação da Globo está entre os destaques. Em primeiro lugar está o “Jornal Nacional” (TV Globo), para 38%. Os demais telejornais estão abaixo de 0,7% das preferências e são “SPTV”, “Jornal da Band”, “Jornal Hoje”, “Jornal Jovem Pan”, “CNN” (sem a menção de um jornal específico), Globonews (idem) e “Jornal da Globo”. Entre os entrevistados, 37% assistem aos telejornais por hábito e 36% por gostarem do formato. Para 32%, eles refletem situações da vida real; para 30% os jornalistas, âncoras e a produção em geral fazem a diferença; e 19% creem que sempre há algo novo nesse tipo de programação.

Reality show 

Para os 22% que consomem o formato, a diversão (77%), a confusão e os barracos (42%) são os motivos de interesse. 13% concordam que assistem por hábito, 21% por refletir situações da vida real e 27% por sentirem relaxamento e desligamento da rotina. Por outro lado, há uma grande parcela que não vê nada de interessante e prefere outros gêneros: 71% não se interessam por não ver graça, 58% declaram que não gostam do formato e 39% não consideram diversão e descontração. Já 8% não se interessam porque avaliam que os reality shows não apresentam situações da vida real. Foram 22 títulos citados como os melhores de todos os tempos, com os dois primeiros lugares ocupados por “BBB” (70%) e “A Fazenda” (12%). Os demais representam 2% das preferências cada e são “Masterchef”, “De Férias com o Ex”, “Casamento às Cegas” e “Casa dos Artistas”.

Desenhos animados e animes 

Entre os 27% que gostam de desenhos animados, animações e animes, o gosto e a diversão são importantes. Cinco em dez brasileiros não possuem o hábito de consumir estes gêneros. Dos 85 títulos mencionados como os melhores de todos os tempos, estão “Pica Pau”, “Naruto”, “Tom e Jerry”, “O Rei Leão”, “Divertidamente”, “Turma da Mônica”, “Dragon Ball”, “Três Espiãs Demais” e “Procurando Nemo”.

Programas de auditório 

Os programas de auditório, gênero preferido de 25%, oferecem entretenimento e diversão para aqueles que consomem o formato. Inclusive, 26% deles assistem por hábito e outros 26% porque ajudam a relaxar e fugir da rotina. 75% se divertem vendo programas de auditório e 49% assistem porque gostam. Já 12% se emocionam com os quadros exibidos e 9% admiram as boas histórias contadas. Entre os 22 citados estão no topo da lista o “Caldeirão com Mion”, “Programa Sílvio Santos” e “Domingão com Huck”. Na sequência foram citados “The Voice”, “Caldeirão do Huck”, “Domingo Legal”, “Chacrinha” e “Domingão do Faustão”.

A pesquisa “Audiência – O que o brasileiro assiste e por quê” foi conduzida pela Hibou em Janeiro de 2023, por painel digital, com 1952 respostas válidas obtidas.

Sair da versão mobile