Levantamento é da YouGov que analisa ainda o interesse por podcast, rádios, esportes ao vivo, entre outros
Embora a audiência de podcast siga crescendo, a música ainda é o tipo de áudio mais ouvido entre brasileiros. O dado é de um levantamento da YouGov, que registra um percentual de 86% na preferência da população. Nesse ranking, bem mais abaixo, segue o interesse por rádio (38%), podcast (38%), esportes ao vivo (28%) e audiolivros (22%). Uma parcela de 3% não se identifica com nenhuma das opções.
Entre as formas de se acessar esse conteúdo, os aplicativos móveis lideram o ranking, com 74% da preferência da população. Com 46%, as redes sociais aparecem logo depois, seguidas das rádios com 37% e laptops e computadores de mesa com 27%. Os chamados auto falantes inteligentes também mantêm uma parcela de interessados, com 15%, enquanto CDs, vinil e fita cassete ainda “sobrevivem” com um percentual de 6%.
“Com este panorama, as marcas que quiserem se destacar no mercado podem trabalhar com a ideia de mobile-first, com estratégias de áudio que priorizem o streaming e as redes sociais”, comenta David Eastman, diretor-geral da YouGov para América Latina.
Segundo ele, os dados também ajudam os profissionais da área a considerarem integrarem as marcas ao consumo musical e de podcasts. “Patrocínios, anúncios interativos e branded content podem ser opções”, exemplifica ele, acrescentando a importância de nichos como audiolivros e esportes ao vivo para obtenção de públicos mais engajados e vinil e CD como apelo premium. “Esses são alguns insights que os dados podem ajudar a desenvolver, permitindo um olhar mais forte para o uso da música nas campanhas publicitárias”, finaliza.
Metodologia
A ferramenta YouGov Profiles é alimentada por dados coletados diariamente por meio de pesquisas contínuas, com uma amostra robusta de mais de 70 mil brasileiros (o tamanho da amostra varia de acordo com o país). Os dados do Profiles Brasil são representativos em âmbito nacional e cuidadosamente ponderados por idade, gênero e região, garantindo alta precisão e relevância nas análises.