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O comportamento de consumo de áudio durante o período de isolamento

Streamings apresentam queda nos primeiros dias de quarentena, mas tendem a se estabilizar com o tempo; Sem o deslocamento de milhões para escola e trabalho, streaming pelo Chromecast cresce 102% no Brasil. 

Enquanto os streams que aconteciam durante o deslocamento das pessoas obviamente caíram por conta da pandemia de covid-19, no mesmo período despontaram os aparelhos domésticos, rádios ao vivo e buscas de acordo com o MOOD. No entanto, isso não significa que as pessoas deixaram de se embalar pelas melodias. Essa é uma das descobertas do levantamento da Deezer realizado entre os dias 2 e 22 de março em todo o mundo. 

As mudanças observadas 

Estamos nos adaptando à vida em ambientes fechados

Uma das principais mudanças causadas pelo isolamento no mundo todo é também uma das mais óbvias: o fim do deslocamento diário de milhões de pessoas. No stream, isso significa que em vez do habitual horário de pico das 7h, o mundo agora tem dado play em suas faixas entre 9h e 10h. 

Aos finais de semana, as pessoas estão escutando mais música durante a tarde, algo que nunca ocorreu antes. Sextas-feiras anteriormente reuniam o maior volume de streams da semana – com a interrupção das atividades sociais e do #Sextou, isso mudou e agora, pela primeira vez, todos os dias se comportam iguais. 

Recuperação dos streamers

Os dados mostram que as pessoas precisaram de cerca de dez dias para se adaptarem à vida solitária. Nossos números na Itália mostrou que embora os níveis de engajamento tenham caído no início, eles voltaram a se estabilizar após a primeira semana de isolamento. Países como França tem mostrado o mesmo comportamento – e é muito provável que o Brasil também siga essa tendência.

Nesse processo de estabilização, a Deezer percebeu a demanda das pessoas por conteúdos que refletiam seus humores. Decorrida apenas uma semana do lançamento do canal “Vida em Casa“, que ocorreu na última segunda-feira (23/03), a reprodução de playlists como “Mellow Days” aumentaram 335%, “Feel Good” se tornou a segunda mais transmitida globalmente no canal e “Happy Hits” teve um aumento de 53% globalmente. 

No Brasil, a playlist “Calmaria” teve um crescimento de 267%, seguida pela “Slow-Fi”, feita para ajudar as pessoas a descansarem, que atingiu crescimento de 217%. Artistas que se engajaram com o público em lives também tiveram um crescimento em streams. Gusttavo Lima, por exemplo, teve um aumento de 40% em streams no último domingo em relação aos domingos anteriores, após a transmissão ao vivo que fez no sábado. Michel Teló também teve um consumo 40% maior no sábado, depois da live de sexta. Já Sandy viu seus streams crescer 46%.

O boom dos rádios e playlists de MOOD

  1. Rádio: à medida que a incerteza aumenta e passamos mais tempo dentro de casa, temos mais necessidade de notícias e saber o que está acontecendo no mundo. Apesar da queda registrada de streaming de músicas, as pessoas passaram a ouvir rádio ao vivo, que cresceu globalmente em 19% nas últimas duas semanas. Na última semana, aumentou mais 2% no mundo todo.
  2. Podcasts: apesar dos bons resultados gerais do podcast global, os temas crianças, esportes e meditação estão crescendo ainda mais após o lançamento do canal “Vida em Casa”. Os pais, que agora precisam equilibrar o trabalho com o entretenimento de seus filhos, apostam nos podcasts de conteúdo infantil para ajudar nessa missão – após o lançamento do canal, a quantidade de usuários ativos nesta categoria cresceu 218%. As pessoas também têm aproveitado os podcasts de treinamento esportivo, que cresceram 194%, para se manterem em forma, e apostado nos conteúdos de meditação, que cresceram 132%, como maneiras de se acalmar e manter a ansiedade sob controle nesse momento.
  3. Música: como consequência de muitas pessoas trabalhando de casa, o streaming de faixas da playlist “Work From Home” aumentou 391%* nos dias que se seguiram ao lançamento do canal “Vida em Casa”. No entanto, estar em casa não significa abrir mão da sua saúde física, e o exercício físico continua sendo uma prioridade para muitos – a playlist “Sport Motivation” é a mais transmitida no canal no mundo todo e o streaming de “Yoga e Meditação” também cresceu significativamente, atingindo 366% em uma semana. 

No Brasil, as pessoas também compartilham dessa motivação para se manter em forma, com “Malhando em Casa” crescendo 227%. No entanto, a playlist que mais cresceu aqui foi a “Mundo Disney” (3.634%), demonstrando a grande necessidade dos pais brasileiros de entreterem seus filhos enquanto se dedicam ao trabalho em casa.

Uso de aparelhos domésticos

Como não existe mais a necessidade de pegar os fones de ouvido e dar o play no celular durante o trajeto casa-trabalho, trabalho-casa, as pessoas têm passado a utilizar outros dispositivos para ouvirem músicas e podcasts, como é o caso de computadores, smart TVs, assistentes virtuais, entre outros. 

Aumento de streaming no Brasil Aumento de streaming no mundo Device 
+102% +60%  Chromecast
+60%  +59%  Xbox
+59%  +34% Android TV
+29% +31%  Amazon Alexa
+20% +20% Tablet 
+10% +15% Desktop 

Três tendências de curto prazo de Aurélien durante o período de isolamento:

  1. Globalmente, apostamos menos em nossos celulares e mais em devices domésticos. Provavelmente isso continuará a aumentar, especialmente nos mercados europeus;
  2. Após um declínio inicial no estágio de “choque”, os números de streams deverão começar a aumentar novamente. Possivelmente ainda levará algum tempo para voltarmos aos níveis pré-crise;
  3. Playlists e podcasts de diversos temas continuarão crescendo, à medida que ajudam na nossa vida cotidiana em ambientes fechados. Assuntos como culinária, cultura e condicionamento físico devem se tornar ainda mais relevantes.

Se você está procurando playlists, podcasts e conteúdo de rádio criados especificamente para a sua vida durante a quarentena, confira o canal “Vida em Casa”. Para aqueles que ainda não são usuários, a Deezer está oferecendo 3 meses grátis para todos novos usuários em seus planos Premium, Family,  Student e HiFi. 

* O crescimento de  391% da playlist “Work From Home” ocorreu entre 13 a 16 de março de 2020

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