Ícone do site Marcas Mais

Pesquisa analisa hábitos e preferências de consumo de destilados no Brasil

A marca Smirnoff lidera o ranking e está listada como a bebida de maior satisfação entre homens e mulheres, em pesquisa da YouGov que analisa hábitos e preferências de consumo

Um levantamento da YouGov, multinacional de pesquisa online, sobre hábitos de consumo de bebidas destiladas, aponta a Smirnoff como a preferida entre homens e mulheres. A marca foi a que atingiu o percentual de maior satisfação entre o público feminino e masculino, sendo que as mulheres ainda demonstraram uma satisfação maior de 37% em relação aos 30% dos homens. Os dados foram coletados por meio das ferramentas da YouGov: a BrandIndex, voltada para a percepção e satisfação de marca, e a Profiles, direcionada para hábitos, comportamento, estilo de vida e crenças dos brasileiros.

No ranking, em segundo lugar, aparece a Campari, com 19% de satisfação entre mulheres e 24% entre homens. “Historicamente, a indústria de destilados focou sua comunicação no público masculino, mas isso está mudando e nossa pesquisa mostra que mulheres têm um alto nível de satisfação com marcas como Smirnoff e Campari, indicando que há espaço para uma abordagem mais inclusiva e campanhas que rompam com estereótipos de gênero”, afirma David Eastman, diretor-geral da YouGov para América Latina.

O ranking ainda lista a bebida Johnnie Walker (16% entre mulheres e 26% entre homens); Jack Daniel’s (14% entre mulheres e 25% entre homens); Absolut (14% de aprovação entre as mulheres e 15% entre os homens); Ballantine’s (9% entre mulheres e 12% entre homens); Bacardi (8% mulheres e 11% homens); White Horse (8% mulheres e 13% homens); Ypióca (8% mulheres e 12% homens); Tanqueray (7% mulheres e 6% homens); Orloff (6% mulheres e 9% homens); Skyy (3% mulheres e 4% homens); Aperol ( 3% mulheres e 1% homens); Salinas (2% mulheres e 3% homens); Gordon’s (2% mulheres e 1% homens); Seleta (2% mulheres e 5% homens).

O levantamento também analisou a compra de bebidas alcoólicas por homens e mulheres, indicando que 40% do público feminino entrevistado e 35% do público masculino afirmam não comprar nem consumir bebidas alcoólicas. Quando se trata de compra para si e para outras pessoas, ambos os gêneros apresentaram um percentual idêntico de 26%. No entanto, os homens tendem a comprar mais para si (28%) em comparação com as mulheres (18%).

Quando perguntados sobre o consumo de bebidas alcoólicas, 50% das mulheres afirmaram não consumir, enquanto entre os homens esse número é de 44%. A pesquisa também revelou que 48% das mulheres e 53% dos homens consomem bebidas alcoólicas regularmente.

Sobre a frequência de idas a bares ou pubs, 32% das mulheres e 28% dos homens afirmaram frequentar esses estabelecimentos com menos frequência. A porcentagem de quem nunca vai a bares é de 31% entre as mulheres e 23% entre os homens. Já aqueles que frequentam uma vez por semana são 8% das mulheres e 12% dos homens.

A pesquisa também analisou a quantidade de álcool ingerida por semana. Entre as mulheres, 29% afirmaram não consumir unidades de álcool, contra 23% dos homens. Outros 16% das mulheres e 12% dos homens disseram que não bebem álcool de forma alguma. Entre aqueles que consomem, os valores variam entre 1 e 14+unidades semanais, com uma média de consumo mais elevada entre os homens.

Metodologia

A ferramenta YouGov Profiles é alimentada por dados coletados diariamente por meio de pesquisas contínuas, com uma amostra robusta de mais de 70 mil brasileiros (o tamanho da amostra varia de acordo com o país). Os dados do Profiles Brasil são representativos em âmbito nacional e cuidadosamente ponderados por idade, gênero e região, garantindo alta precisão e relevância nas análises.

A ferramenta YouGov BrandIndex é um poderoso rastreador diário de marcas e concorrentes que monitora 16 métricas-chave, dando aos proprietários de marcas os insights necessários para criar estratégias imbatíveis e ficar à frente da concorrência. Por meio dela é possível acompanhar marcas em todos os setores e mercados com KPIs consistentes há mais de uma década, resultando no maior sistema de dados vivos.

Sair da versão mobile