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Elas ganham menos que os homens, possuem filhos, são solteiras e dizem não ter conhecimento de como lidar com o dinheiro

As famílias brasileiras são cada vez mais chefiadas por mulheres. Elas representam a principal força de trabalho, mas enfrentam uma série de desafios financeiros, pois são responsáveis pela assistência dos filhos e, muitas vezes, não possuem um companheiro para dividir a carga. Essa realidade brasileira foi refletida em uma pesquisa realizada com usuários da 99Pay, carteira digital da 99.

A pesquisa revelou que as mulheres representam a maioria dos usuários do aplicativo, com uma participação de 54%. A maioria delas possui filhos (62%) e está na faixa etária de 24 a 34 anos (53%). Além disso, a pesquisa mostrou que 62% das mulheres se declaram solteiras.

Um dado preocupante é que 51% das entrevistadas afirmaram não ter conhecimento de como lidar com o dinheiro, em comparação com apenas 33% dos homens. Essa falta de conhecimento financeiro é evidente mesmo entre as mulheres com maior poder aquisitivo. Nas classes sociais mais altas, 58% das mulheres relataram não ter educação financeira, em contraste com 82% dos homens que afirmaram ter esse conhecimento.

Outro ponto destacado na pesquisa é a diferença salarial entre homens e mulheres. Apenas 17% das mulheres ganham mais de R$ 3.194, e apenas 1% ganha mais de R$ 10 mil. Por outro lado, 34% dos homens têm uma renda superior a R$ 3.1 mil, e 6% afirmam ganhar mais de R$ 10 mil.

Essa disparidade salarial, aliada à falta de conhecimento financeiro, afeta a capacidade das mulheres de planejar e organizar o orçamento doméstico. Apenas 10% das mulheres conseguem buscar investimentos ao final do mês contra 21% dos homens. Elas também têm mais dificuldade de quitar todas as contas do mês – 27% não conseguem, contra apenas 18% dos homens.

Para a doutora em psicologia econômica Vera Rita de Mello Ferreira, “o recorte por gênero exemplifica bem a realidade das mulheres brasileiras. Por esse motivo, as mulheres são público-alvo importante da educação financeira, pois, em geral, estão em condições mais precarizadas”.

Com diversos livros publicados sobre o assunto, a pesquisadora foi também consultora desse levantamento realizado pela 99Pay. Além de uma análise profunda dos dados, ela participou da elaboração das perguntas que foram respondidas por 3.219 usuários da carteira em todas as regiões do país, entre dezembro de 2022 e março deste ano

Com a intenção de oferecer um caminho para o letramento financeiro, desde o ano passado, a 99Pay disponibiliza um curso gratuito de educação financeira. O conteúdo foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a carteira digital e a edtech Barkus. Com acesso gratuito, os interessados podem fazer o curso a partir do link disponibilizado no site da 99 na internet.

“O curso gratuito é apenas uma das ações da 99Pay no sentido de oferecer ferramentas que potencializem o rendimento e o dinheiro das mulheres. Queremos ser um parceiro confiável e uma oportunidade de crescimento e liberdade. Valorizamos a independência e o empoderamento feminino, e acreditamos na tecnologia como aliada para organizar as contas e equilibrar os gastos do dia a dia. Estamos aqui para ajudar as mulheres a alcançarem seus objetivos com praticidade e segurança”, afirma Anselmo Baccarini, Diretor de Comunicação da 99Pay.

Compromisso da 99 com a mulher

A condição feminina e o apoio ao empoderamento das mulheres, estão inseridos no compromisso da 99 em melhorar a mobilidade urbana. Em 2019 a plataforma lançou o programa Mais Mulheres na Direção para traçar ações para a formação de lideranças mulheres, indo além do estímulo ao empreendedorismo e ao empoderamento feminino.

Dentre as medidas adotadas estão o serviço 99Mulher, que permite que motoristas transportem apenas mulheres, as inúmeras ferramentas de segurança encontradas no aplicativo contra o assédio, a disponibilização de vouchers para que vítimas de violência possam seguir viagem para as delegacias de mulheres e parcerias com inúmeras organizações não governamentais.

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