Ícone do site Marcas Mais

Pesquisa mundial revela que os veículos elétricos são a opção de mobilidade preferida dos jovens

A Nissan encomendou à consultoria Economist Impact uma pesquisa com foco nas futuras escolhas de mobilidade dos jovens que vivem em centros urbanos. Baseados nas respostas de 3.750 participantes de entre 18 e 30 anos, em 15 cidades dos cinco continentes (Bangkok, Copenhague, Londres, Los Angeles, Manila, Melbourne, Cidade do México, Nova Délhi, Nova York, Paris, Riad, São Paulo, Shanghai, Tóquio e Toronto), os resultados revelam a preferência das gerações mais jovens pelos veículos elétricos. Estas constatações reforçam o trabalho contínuo da Nissan em matéria de eletrificação e seu compromisso com soluções sustentáveis, para satisfazer necessidades em constante mudança.

As principais constatações da pesquisa revelaram que:

“Este estudo explora como as gerações mais jovens imaginam o futuro da mobilidade, o que nos proporciona uma visão fundamental, pois as decisões que eles tomarão vão moldar diretamente o panorama da mobilidade, que está em constante mudança”, comentou Ritu Bhandari, diretora de Sustentabilidade da Região Ásia-Pacífico na consultoria Economist Impact. “Nossa pesquisa revela que, para que a mobilidade sustentável tenha êxito, as cidades necessitam equilibrar os objetivos ambientais com as prioridades reais dos usuários do trânsito, como a acessibilidade, a praticidade e a inclusão. Tudo isso requer soluções flexíveis e multimodais que integrem de forma ininterrupta o transporte público, os veículos elétricos, a mobilidade compartilhada e o transporte ativo, em uma rede conectada e accessível para todos os cidadãos, com diferentes necessidades”.

“Nós acreditamos em fazer com que a mobilidade seja eletrificada e sustentável: esta é uma visão determinante, que está moldando o futuro do transporte”, comentou Lavanya Wadgaonkar, vice-presidente corporativa de Comunicação Global na Nissan. “Esta pesquisa reafirma a crescente demanda pela eletrificação e a necessidade aumentar a conscientização, mas o sucesso de longo prazo depende de fazer com que a adoção de veículos elétricos seja fluida, prática e rentável. Na Nissan, utilizamos os estudos e a inovação baseados em dados para preencher lacunas, garantindo que a eletrificação não seja apenas uma opção, mas um componente-chave no ecossistema da mobilidade”.

Gerações mais jovens dão preferência aos veículos elétricos como modo de mobilidade

O otimismo mantém-se alto entre os pesquisados, sendo que mais de um terço espera utilizar seu próprio veículo elétrico em um período de no máximo de dez anos, percentual 23% maior do que atualmente. Nesta visão de dez anos, a preferência em se tornar proprietário de um veículo elétrico aumentou mais de 50%. O entusiasmo é maior nas cidades emergentes, onde 44% pretende dirigir veículos elétricos nos próximos cinco anos, em comparação com 31% nas cidades desenvolvidas. As crescentes preocupações ambientais, como a poluição e os congestionamentos, estão motivando o maior interesse nos veículos elétricos em cidades como Shanghai, São Paulo e Cidade do México. Os fatores que determinam a adoção de veículos elétricos dependem em grande medida da autonomia da bateria, infraestrutura de recarga e custos. Os pesquisados nas cidades emergentes estão mais preocupados com as baterias dos veículos elétricos, enquanto que as preocupações daqueles que vivem em cidades desenvolvidas se concentram nos custos dos veículos elétricos, que têm preços ainda mais altos em comparação com os veículos tradicionais com motor de combustão.

O entusiasmo pelos veículos elétricos no futuro vai muito além da mobilidade

Mais de 40% dos pesquisados veem com entusiasmo as novas tecnologias de veículos elétricos e reconhecem seu potencial para influenciar o dia a dia. Metade dos pesquisados tem consciência que os veículos elétricos podem alimentar dispositivos externos e armazenar a energia renovável excedente, tendo em vista que os veículos elétricos estão deixando de ser um meio de transporte para se tornar uma ferramenta com potencial para gestão de energia. Os pesquisados em cidades emergentes demonstraram mais entusiasmo pelo uso dos veículos elétricos além da mobilidade, como o uso, compartilhamento e transporte de eletricidade em emergências.

Os resultados da pesquisa estão alinhados com a visão da Nissan de desenvolver e promover uma mobilidade mais limpa, segura e inclusiva para todos, em qualquer lugar. A Nissan continua avançando em sua estratégia de eletrificação para fazer com que os veículos elétricos sejam mais acessíveis e com custos mais competitivos, trabalhando para melhorar a infraestrutura de recarga e a tecnologia das baterias, além de desenvolver soluções para veículos elétricos mais eficientes em termos de custos. Com a integração de soluções de recarga inteligente, inovações no armazenamento de energia das baterias e soluções do veículo para tudo (vehicle-to-everything ou V2X), a Nissan tem o objetivo de criar um ecossistema de energia para VEs mais holístico e eficiente.

A Nissan está oferecendo soluções práticas para as necessidades de transporte e energia de todo o mundo, mantendo seu foco em investir em soluções alinhadas com as necessidades do futuro, que contribuam para um transporte mais sustentável e resiliente.

Sair da versão mobile