Pesquisa da Runrun.it com 252 colaboradores em julho de 2020 aponta que 80% dos entrevistados está satisfeita com o trabalho atual
Por conta da pandemia causada pela COVID-19, 82,2% das agências estão atuando de forma 100% remota. Em relação à percepção da produtividade, 62% dos colaboradores afirmou estar trabalhando mais horas do que antes para entregar a mesma quantidade de tarefas, ou até mais. Isso pode acontecer porque a carga de trabalho aumentou ou, porque, em home office, processos de aprovação ou pequenos ajustes podem levar mais tempo do que no presencial, ou ainda por dificuldades de concentração – 48% dos entrevistados acham que tem sido mais difícil focar nas atividades. Apesar das dificuldades, a grande maioria (80%) diz estar satisfeito com o próprio trabalho.
Por conta da distância, o gestor se tornou a figura motivadora do time, já que os colaboradores sentem que os líderes confiam no trabalho que está sendo desenvolvido por eles (77,5%), enquanto apenas 16% sentem que o controle e a microgestão aumentou. Além disso, 76% dos colaboradores possui autonomia para decidir em qual tarefa vai trabalhar.
Para o futuro, 57,5% dos colaboradores afirmou que gostaria de continuar trabalhando remotamente 5 vezes por semana, o que é quase 3 vezes menor do que a quantidade de gestores que gostaria de continuar 100% em home office, de acordo com pesquisa realizada pelo Runrun.it com cerca de 300 gestores em maio de 2020. Por outro lado, a vontade de trabalhar a distância alguns dias da semana é muito similar para colaboradores (81,5) e gestores (82,7), de acordo com os resultados da pesquisa mencionada anteriormente.