Ícone do site Marcas Mais

Stilingue analisa os assuntos que estão repercutindo sobre o Dia dos Pais

Alimentos, roupas e acessórios são as categorias de presentes mais citadas;

 

As menções sobre falta de dinheiro aparecem 16% a mais do que no ano passado;

 

Queda de 48% no total de posts em relação a 2020 e de 30% em menções sobre presentes;

 

As campanhas publicitárias de Mercado Livre, Natura e O Boticário são as que mais repercutem.

O Dia dos Pais está chegando e para entender como os internautas estão se preparando para celebrar a data e quais são suas expectativas, a plataforma de insights Stilingue realizou uma análise integrada de 63 mil publicações coletadas entre 5 de julho e 3 de agosto via Social Listening. 

O Twitter (84%) reuniu a maior parte das conversas, seguido pelo YouTube (13%), Facebook (2%) e Instagram (1%). Neste ano, 53% dos posts foram feitos por mulheres e 41% por homens. Os outros 6% foram realizados por organizações. 

Em comparação com 2020, houve uma queda de 48% na quantidade de postagens sobre o Dia dos Pais. O grande número de posts do ano passado pode ser parcialmente explicado pela repercussão da campanha da Natura com Thammy Miranda, responsável por 18% do buzz. Além disso, as postagens relacionadas a presentes diminuíram 30% este ano frente a 2020.

Confira os principais insights do levantamento da Stilingue:

Top 10 produtos e presentes

Na hora de escolher os presentes para os pais, a maioria dos usuários (23,8%) disse optar por alimentos, como churrascos, chocolates ou cestas. Roupas – camisas polo, camisetas e shorts – estão na lista de 17% dos internautas, seguidas por acessórios como relógios, óculos e carteiras (10,9%). Livros foram lembrados por 9,8% dos usuários, enquanto viagens para praia, hotel fazenda e resort estão nos planos de 8%. Também estão entre as intenções de compra TVs (6,7%), cosméticos (6,4%), bebidas (5,9%), calçados (5,9%) e celulares (5,6%). 

As marcas mais citadas

O Dia dos Pais sempre conta com a movimentação do varejo e, neste ano, as marcas mais citadas nas redes sociais foram Natura, Amazon, Mercado Livre, O Boticário, Xiaomi, Riachuelo, Magalu, Shopee, Bradesco e Jequiti. Isso se deve não só à maior procura por presentes, mas também às campanhas impactantes que as empresas produzem para a ocasião. 

Entre elas, as três campanhas que mais repercutiram no período analisado foram as do Mercado Livre, que reproduz a voz do pai de Zico por meio de inteligência artificial no Maracanã; da Natura, que conta com Thales Bretas, marido de Paulo Gustavo; e a do O Boticário, que mostra a importância do amor paterno usando uma história real. 

Em uma análise geral, nota-se um misto de sentimentos que as propagandas sobre o Dia dos Pais despertam nos consumidores, uma vez que 36% dos comentários possuem teor negativo, contra 32% positivos. 

Principais temas

Quando analisada a temática Dia dos Pais em relação ao poder de compra do consumidor, as menções de usuários sobre estarem “sem dinheiro” para presentear os pais aparecem 16% mais do que no ano passado. No entanto, eles ainda pretendem comprar uma “lembrancinha”, o que é evidenciado em 71% das publicações, superando os 55% dos registros de 2020. 

A expressão “meu primeiro Dia dos Pais” também é uma das mais comentadas. Mas, se por um lado há quem esteja vivenciando sua primeira comemoração, 3% dos posts mencionaram o sentimento de “saudade” de pais e avôs, já que este será o primeiro ano sem que possam estar juntos. Mas para quem vai celebrar a data, o churrasco parece ser uma das principais pedidas, presente em 33% das publicações que estão relacionadas a alimentos.

Sair da versão mobile