A poucas semanas de uma das principais datas de compras do ano, é preciso investir na preparação e colocar em prática uma boa estratégia de negócios para a data
Se depender do otimismo e da vontade dos brasileiros, a Black Friday promete aquecer o mercado neste ano. Conforme mostrou pesquisa recente encomendada pelo Google ao Instituto Ipsos, sete em cada dez consumidores no País pretendem comprar algo durante a já tradicional data de promoções, uma alta de 16 pontos percentuais (ou 29% de crescimento) em relação ao ano passado. Ao mesmo tempo, 88% dos entrevistados acreditam que sua situação financeira estará igual ou melhor até o fim do ano.
Para o Varejo, é uma oportunidade ímpar para acelerar as vendas, após um longo período de restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Mas é preciso atenção. Afinal, o consumidor já não é mais o mesmo: a jornada de compras está cada vez mais complexa e os brasileiros estão mais exigentes e pesquisando mais antes de tomar uma decisão.
Por isso, a poucas semanas da data, o Google listou cinco recomendações para ajudar empresas de todos os tamanhos a criar uma estratégia para aproveitar o apetite do consumidor e impulsionar suas vendas. Confira:
Entre no clima do mundial de futebol
A Black Friday deste ano terá uma experiência inédita: enquanto os consumidores correm para aproveitar as ofertas, a bola estará rolando do outro lado do mundo para a disputa da principal competição de futebol do planeta. Segundo Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o segmento de Varejo do Google Brasil, a coincidência de eventos será positiva para o Varejo:
“A Copa tradicionalmente desperta o otimismo dos brasileiros, e, neste ano, o sentimento será ainda mais especial, pois as pessoas estão com maior desejo de celebrar com os amigos, e os jogos do Brasil são um grande momento para isso”, explica.
Diante desse cenário, destacar itens que despertam mais interesse durante o evento é uma forma de transformar a euforia dos torcedores em vendas: as empresas podem aproveitar essa ocasião para oferecer produtos de categorias de consumo associadas ao evento esportivo, incluindo alimentos, bebidas, eletrônicos e artigos esportivos.
Crie uma estratégia multicanal
A experiência do confinamento na pandemia consolidou a jornada de compras multicanal. Segundo a pesquisa realizada pelo Google e Ipsos, mais de sete em cada dez brasileiros afirmaram que compraram tanto em canais on-line quanto off-line nos últimos seis meses, um crescimento de 10 pontos percentuais em relação ao ano passado.
Nesse contexto, é vital localizar seus clientes onde eles preferem comprar, colocá-los no centro das suas estratégias de marketing e oferecer ótimas experiências de consumo. O Guia de Commerce do Google traz uma série de recomendações de ferramentas e produtos que podem ajudar empresas de todos os tamanhos a traçar estratégias comerciais e de marketing mais efetivas.
Entre esses recursos estão os Anúncios de Inventário Local (LIA, sigla em inglês). Eles funcionam como uma espécie de vitrine virtual: quando o consumidor busca por algum produto no Google, o recurso permite que ele descubra qual estabelecimento próximo tem o produto em estoque, para que possa retirá-lo imediatamente no local.
Como destaca Fernanda Bromfman, head de negócios para médias empresas do Google Brasil, usar esse tipo de funcionalidade é essencial nesta nova era de consumidores ‘multicanais’. “No Google, entendemos que as barreiras entre o on-line e o off-line desapareceram e as empresas precisam se adaptar a essa nova realidade para se conectar com os consumidores, independentemente de onde eles estão”, diz Fernanda.
Promova suas ofertas no Google Shopping
Tradicionalmente, a Black Friday não acontece apenas na sexta-feira: muitos consumidores já estão buscando os melhores descontos na internet dias antes do evento. Por isso, nesse último mês de preparação, não esqueça de revisar as informações sobre os produtos disponíveis na sua loja no Google Merchant Center. Essa é a ferramenta que permite cadastrá-los para que eles sejam exibidos nas plataformas do Google, com a ajuda da publicidade ou não.
Além disso, outra dica é utilizar o recurso de Promoções no Google Shopping, que estará disponível no Brasil nas próximas semanas. Ele funciona como uma etiqueta e permite que as empresas sinalizem se estão oferecendo um desconto em percentual, cashback ou frete grátis para um determinado produto. Para o consumidor, essa etiqueta permite identificar facilmente as melhores ofertas nas plataformas do Google. Com o novo recurso de Promoções, os lojistas poderão observar um aumento acima de 46% em conversão nas ofertas, o que pode potencializar a estratégia para impulsionar ainda mais suas vendas.
Use a tecnologia a seu favor
O desenvolvimento da tecnologia permite que, hoje, lojistas de todos os portes – desde os pequenos até os grandes varejistas – possam contar com a ajuda da inteligência artificial para se conectar com o consumidor certo, no momento certo. Nos últimos anos, o Google vem desenvolvendo uma série de recursos para oferecer aos anunciantes uma experiência de publicidade totalmente automatizada, por meio do Google Ads.
O mais recente deles é o Performance Max, que unifica o acesso ao inventário do Google em suas diversas plataformas, como o YouTube, a Rede de Display, a Busca, o Discover, a aba de compras do Gmail e o Google Maps. Ou seja, você cria uma única campanha, e ela poderá ser distribuída automaticamente para todos esses canais, permitindo dedicar seu tempo e investimento para assuntos mais importantes e estratégicos, enquanto o Google vai atrás do cliente por você.
Além disso, a ferramenta permite acompanhar esse consumidor em toda a sua jornada de compra. Hoje, isso é possível somente com a ajuda da tecnologia, em uma realidade na qual a maior parte dos consumidores costumam acessar vários canais antes de decidir o que vão comprar.
Atualize as informações sobre sua empresa na web
Boa parte das pessoas pesquisam na internet antes de decidir a empresa da qual irão comprar um produto ou contratar um serviço. E muitas delas encontram estabelecimentos próximos a elas por meio do Google Maps. Por isso, é essencial cadastrar e manter as informações atualizadas do seu negócio no Perfil da Empresa do Google.
Trata-se de uma plataforma gratuita que garante a presença de sua empresa na Busca do Google e no Maps. Ela permite incluir várias informações, como o que a empresa faz, que serviços e produtos oferece, o horário de funcionamento, número de telefone, fotos e promoções, entre outros.
No Perfil da Empresa, também é possível interagir com os clientes por meio de mensagens, postagens, avaliações e muito mais. Além disso, a plataforma permite que os clientes também contribuam adicionando fotos, avaliações e informações sobre o local para ajudar outros consumidores. Por exemplo, é possível informar atributos como: se é liderado por mulheres, se faz delivery, ou se possui acessibilidade de assento, banheiro, entrada, estacionamentos, entre outros.