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A Visa apresentou o  “The Future of Transportation: Mobility in the Age of the Megacity” – um dos maiores relatórios globais dedicados a examinar a crescente demanda de transporte público e privado e o importante papel do comércio digital no estímulo ao crescimento sustentável das cidades.

Realizado pela Sapio Research A Visa apresentou o  “The Future of Transportation: Mobility in the Age of the Megacity” – um dos maiores relatórios globais dedicados a examinar a crescente demanda de transporte público e privado e o importante papel do comércio digital no estímulo ao crescimento sustentável das cidades. e, reflete o feedback de 19 mil consumidores, de 2 cidades de cada um dos 19 países, além de identificar desafios expressivos de centros urbanos em crescimento. No Brasil, duas cidades participaram do estudo: Rio de Janeiro(RJ) e São Paulo (SP).

65% dos pesquisados moravam na região central da cidade e 35% moravam fora do centro e em áreas residenciais mais afastadas. Mais de metade (55%) trabalhava em tempo integral. A pesquisa mostra que São Paulo é a cidade da América Latina onde as pessoas mais usam o carro. 

Índice de uso do carro

Os entrevistados brasileiros disseram que seu deslocamento havia aumentado nos últimos 5 anos em 53% em São Paulo e 54% no Rio de Janeiro. 

O uso do carro variou bastante entre as cidades pesquisadas. São Paulo (73%) foi a cidade de toda a América Latina onde as pessoas mais disseram usar o carro para ir ao trabalho ou à escola/universidade. 

Na região, os índices de uso do carro foram 66% na Cidade do México, 65% em Buenos Aires, 63% em Córdoba e 61% no Rio de Janeiro. 

Mundialmente, o maior índice de uso do carro foi registrado em Shanghai com 81% e 78% em Deli.

Facilidade/velocidade de pagamento

Os pagamentos estão no centro de todas as formas de viagem e continuarão ganhando importância à medida que mais cidades adotarem os pagamentos por aproximação no transporte público e os pagamentos digitais em estacionamentos e serviços de locação, como bicicletas e patinetes. 

A facilidade/agilidade de pagamento é uma questão importante para muitas pessoas na América Latina, e este é particularmente o caso de pessoas em São Paulo, onde 79% dos residentes dizem que isso influencia na escolha do meio de transporte – ficando apenas atrás de Deli com 80%. Rio de Janeiro vem logo depois com 73%. 

As cidades da América Latina menos preocupadas com a facilidade/velocidade de pagamento foram Córdoba e Buenos Aires, onde 42% e 31%, respectivamente, disseram não ser um fator importante para a escolha do meio de transporte.

GLOBAL: Tempo de deslocamento:

  • 46% dos consumidores no mundo notaram um aumento no seu tempo de deslocamento
  • Metade (52%) dos pesquisados estão frustrados com a experiência de usar transporte público
  • Um terço (37%) acreditam que seu tempo de deslocamento aumentará nos próximos cinco anos

GLOBAL: Uso do carro:

  • O carro particular continua sendo o principal meio de transporte para a ida e volta ao trabalho ou escola (60%) e para viagens pessoais (61%)
  • Apenas 42% dos pesquisados da Geração Z (pessoas na faixa de 18 a 25 anos) usam o carro para ir ao trabalho, escola ou universidade, ou para viagens pessoais
  • O aspecto mais desagradável de dirigir é encontrar um lugar para estacionar, disseram 64% dos pesquisados,
  • A seguir, vem o risco de ser multado se o carro ficar estacionado mais tempo do que o previsto (44%) e;
  • Pagar mais horas de estacionamento do que seria necessário (42%)

GLOBAL: Uso do transporte público:

  • Menos da metade dos pesquisados usa meios de transporte público para ir ao trabalho, escola ou universidade (44%),
  • Esse número sobe para 54% quando se trata de deslocamentos pessoais, como entretenimento.
  • As pessoas escolhem o tipo de transporte com base em três fatores: conveniência, confiabilidade e superlotação. 

A importância de cada fator varia com a idade:

  • Baby Boomers (acima de 56 anos) – Conveniência (82%), Confiabilidade (84%) e Superlotação (72%) 
  • Geração X (46 a 55 anos) – Conveniência (79%), Confiabilidade (82%) e Superlotação (71%) 
  • Millennials (26 a 45 anos) – Conveniência (74%), Confiabilidade (76%) e Superlotação (67%) 
  • Geração Z (18 a 25 anos) – Conveniência (62%), Confiabilidade (67%) e Superlotação (55%) 

GLOBAL: Pagamentos:

  • A complexidade de pagar costuma ser a base de muitas reclamações comuns.
  • O uso de transporte público aumentaria 27% se o serviço fosse mais fácil.
  • 47% apontaram a necessidade de comprar diferentes bilhetes para os vários meios de transporte como um problema,44% citaram o fato de não saberem a tarifa a pagar como um problema, e 41% consideraram um incômodo o fato de os serviços só trabalharem com dinheiro. Segundo os pesquisados, essas frustrações diminuem sua probabilidade de usar transporte público e os tornam mais propensos a sair de carro
  • No caso dos usuários de carro, 47% gostariam de ver inovações que indicassem onde encontrar combustível mais barato.
  • 35% gostariam de ter um app que reconhecesse onde eles estão abastecendo e de pagar usando esse mesmo app

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