A marca mais comentada no segundo mês de programa foi o aplicativo Zé Delivery, totalizando 40,4 mil menções.
Foram reduzidas as frequências de ações pontuais, porém, continuaram gerando pouca conversa no ambiente digital.
As provas de resistência geraram maior visibilidade no período.
O BBB 23 continua chamando a atenção do público por meio de suas dinâmicas, polêmicas e paredões, mas também das marcas que veem no programa uma oportunidade estratégica de exposição. Para entender como foi a repercussão dessas ativações, a STILINGUE, plataforma brasileira de insights baseada em inteligência artificial, coletou e analisou as conversas no ambiente digital em torno das marcas e suas iniciativas no segundo mês do programa, entre os dias 16/02 e 15/03.
Confira os principais insights sobre a visibilidade das marcas patrocinadoras e repercussões no ambiente digital:
Zé Delivery se destaca entre os novos anunciantes
O volume de marcas ativas no primeiro e no segundo mês de reality foi, praticamente, linear – com 24 nomes aparecendo em cada um dos períodos. No entanto, ao completar 60 dias de no ar, sete novos anunciantes estrearam no reality show: Chilli Beans, Doriana, Dove, Samsung, Sazón, Vick e Zé Delivery.
O anunciante com maior buzz nas redes sociais, o aplicativo de entregas Zé Delivery, teve 40,4 mil menções no segundo mês de BBB, e vem trabalhando com estratégias e comunicação no programa e em marketing digital. Dentre elas, a presença periódica de diferentes personalidades para gerenciar as redes do Zé – sendo elas, em sua maioria, ex-BBBs, como Arthur Picoli, Lumena Aleluia, Gizelly Bicalho, entre outros. Dessa forma, a anunciante chega ao ranking já assumindo o primeiro lugar em menções monitoradas – uma vez que seus conteúdos estimulam interações sobre o tema BBB e também sobre o nome da marca.
Dinâmica de resistência alavancou a repercussão das provas
No segundo mês de reality show aconteceram 13 provas sendo que todas foram patrocinadas e três foram de resistência – fato que fez crescer em 45% a média de publicações por ocasião nas redes sociais.
As que mais chamaram a atenção, no entanto, apresentaram também repercussão negativa entre os internautas. A prova da liderança da Seara, em 16/02, movimentou conversas sobre manipulação da patrocinadora e da Globo, pois muitos telespectadores alegaram que o vencedor da dinâmica, Cezar Black, teria dormido durante a competição.
Já o Desafio do Carro Branco, da Chevrolet, disputado entre Domitila e Fred, entre os dias 08 e 09 de março, gerou conversas negativas para a marca, pois a participante, que acabou sendo derrotada pelo influenciador, foi mantida no quarto por mais longas horas, o que foi criticado pelos internautas.
Ações pontuais ainda geram poucas conversas no ambiente digital
No período analisado, aconteceram seis ações pontuais no reality show, contra as onze que aconteceram no primeiro mês de programa, ou seja, houve uma redução na frequência desse tipo de inserção – porém, não garantiu maior engajamento do público.
Considerando o cenário, pode-se destacar, de forma positiva, o Café da Manhã com Doriana (4,6 mil menções totais), que acabou contabilizando volume de menções um pouco mais significativo, principalmente por conta de uma declaração do ex-brother Cara de Sapato para a Amanda. E, de forma mais indireta, a ação de skincare da Dove (4,5 mil menções totais) que movimentou a internet por conta de uma briga entre Alface e Bruna.