Estudo da Ilumeo aponta Google e Apple foram as marcas mais associadas à funcionalidade, seguidas pela Amazon e Microsoft. Bradesco e Vivo também foram lembradas pelos brasileiros
Muitas empresas já entenderam que para agregar mais valor às suas marcas precisam investir em tecnologia. A gama de atividades que podem ser feitas apenas por comando de voz continua crescendo, e os brasileiros estão aderindo com rapidez. Assim, incluir assistentes inteligentes controlados por voz em produtos e serviços está se tornando cada vez mais essencial para se destacar.
Segundo pesquisa* realizada pela Ilumeo, consultoria especializada em Data Science, com mais de mil participantes, o uso da tecnologia já está na rotina do brasileiro, com um em cada 2 respondentes afirmando utilizar assistentes por comandos por voz semanalmente. Além disso, 74% estão satisfeitos com a experiência proporcionada pela tecnologia, enquanto 70% a recomendariam para outras pessoas.
Muito além do que uma simples feature, os assistentes virtuais por voz são cada vez mais valorizados pelos consumidores, que estão dispostos a pagar mais pelo serviço. De acordo com a pesquisa, 70% dos brasileiros preferem marcas que oferecem a tecnologia, e 64% acham que vale mais a pena investir em aparelhos com assistentes de voz. Além disso, 52% estão dispostos a pagar mais caro por produtos que venham com o serviço.
Quando questionados abertamente sobre marcas associadas à funcionalidade, as principais menções foram ao Google (72%), que lançou o Google Assistant em 2016, e à Apple (45%), a primeira grande marca a lançar um assistente de voz em smartphones, a Siri. Em seguida vieram a Amazon (25%), a Microsoft (13%), e a Samsung (11%).
Fora da categoria de tecnologia, o Bradesco também foi lembrado por 6% dos respondentes devido à sua assistente BIA, (Bradesco Inteligência Artificial), que tira diversas dúvidas sobre serviços e produtos para usuários do banco. Outra empresa brasileira mencionada foi a Vivo (3%), que possui o serviços de inteligência artificial Aura, atendendo mais de 1,5 milhão de clientes por mês.
“A tecnologia é divertida e prazerosa para muita gente, mas os principais critérios de uso são a praticidade, rapidez e multitasking”, explica Felipe Senise, Partner & Head of Strategy da Ilumeo. “Apesar do uso geral ainda ser básico, as pessoas querem usar os assistentes com mais frequência e em mais situações. Isso cria oportunidades para além do segmento de eletrônicos”, afirma.
Os brasileiros estão buscando produtos e serviços que tragam facilidade e praticidade para o cotidiano e marcas que investem nesses fatores estão sendo cada vez mais bem vistas. A principal tarefa usada pela maioria dos participantes foi busca de informações, com 87% das respostas, seguida por tirar dúvidas, com 82%. Além disso, 30% afirmaram comprar itens de uso doméstico, como comida e produtos de limpeza, e 28% realizam operações bancárias.
A pesquisa também identificou que dois a cada três respondentes gostariam de usar mais aparelhos com a inteligência artificial nos próximos seis meses. Nos próximos 12 meses, 58% dos participantes pretende comprar um novo smartphone com a tecnologia.
Com a pandemia e o distanciamento social, o uso desses aparelhos aumentou ainda mais, chegando a 47% a porcentagem de pessoas que afirmaram utilizar mais aparelhos eletrônicos controlados pela tecnologia durante o isolamento, e 54% têm visto mais valor na funcionalidade.
* Pesquisa realizada entre março e julho de 2020 por meio de questionário online com 1.100 respondentes de todo o Brasil