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Cinco principais tendências do relatório CX Trends 2025 da Zendesk

A Zendesk, líder global em soluções de experiência do cliente (CX), lançou o relatório CX Trends 2025, destacando o impacto transformador da Inteligência Artificial (IA) nos negócios e as crescentes demandas dos consumidores da América Latina. O relatório, agora em sua sétima edição, enfatiza como a América Latina continua a liderar na adoção de IA, mantendo a menor margem de erro em relação à experiência do cliente. 

“Os consumidores latino-americanos são os menos tolerantes globalmente. Impressionantes 84% trocariam de marca após uma única experiência ruim, superando outras regiões como Ásia (70%), América do Norte (51%) e Europa (58%). No Brasil, esse percentual é de 83%”, disse Walter Hildebrandi, Chief Technology Officer da Zendesk para a América Latina. “Essa expectativa intensa dos consumidores coloca pressão sobre as empresas para acertarem na experiência do cliente desde o início. Combinado com a adoção de IA, as empresas aqui têm uma oportunidade de impulsionar a inovação e redefinir a experiência do cliente.” 

Confira as cinco principais tendências:

O relatório da Zendesk destaca cinco tendências que estão moldando o futuro da experiência do cliente, com insights exclusivos sobre a liderança latino-americana e as expectativas dos consumidores: 

  1. AI Copilots aceleram a adoção do atendimento autônomo
  1. Confiança dos consumidores na IA depende de interações humanizadas
  1. Assistentes pessoais de IA redefinirão a interação do consumidor
  1. Voice AI inicia uma nova era de suporte natural e personalizado
  1. Personalização baseada em IA para fidelizar clientes

O estudo da Zendesk destaca ainda o pioneirismo da América Latina na adoção de IA. Embora 86% dos agentes de atendimento da região abracem ferramentas de IA como bots, agentes de IA e Copilots como membros integrais da equipe, 65% também admitem usar “shadow AI” — ferramentas fora dos sistemas sancionados pela empresa — em suas rotinas, indicando uma lacuna na orientação recebida pela liderança. 

“O entusiasmo da América Latina pela IA reflete um forte apetite por inovação, mas há uma oportunidade para os líderes fornecerem melhor suporte e supervisão”, acrescentou Hildebrandi. “Ao capacitar os funcionários com as ferramentas e treinamentos certos, as empresas podem maximizar o potencial da IA para oferecer experiências excepcionais ao cliente.”

 Metodologia

Os dados do Zendesk CX Trends 2025 são provenientes de duas fontes de pesquisa. A Zendesk entrevistou cerca de 5.100 consumidores e 5.400 líderes de atendimento ao cliente e experiência, agentes e compradores de tecnologia em 22 países, em organizações que variam de pequenas empresas a grandes corporações. Os dados foram coletados entre junho e julho de 2024. Os resultados de cada pesquisa foram ponderados para eliminar vieses nas amostras.

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