Ao todo houve 39 mil menções relacionando à convocação;
O técnico Tite foi o personagem mais mencionado nas conversas durante o anúncio;
Os jogadores Daniel Alves e Fred foram os nomes mais questionados da lista nas redes sociais;
A ausência de Gabigol foi a mais comentada nas redes sociais.
A Copa do Mundo é o evento mais aguardado do ano e, para os brasileiros, o pontapé inicial da competição aconteceu na última segunda-feira (7) com o anúncio da lista de convocados para a Seleção Brasileira. Para entender a repercussão do tema, a STILINGUE, plataforma brasileira de insights baseada em inteligência artificial, coletou e analisou as conversas no ambiente digital a respeito do assunto. A ansiedade para a estreia no mundial pode ser percebida pela movimentação gerada nas redes sociais – foram mais de 101 mil conversas sobre o mundial no dia do anúncio do técnico Tite, das quais 39 mil mencionaram diretamente a convocação do treinador.
Confira abaixo os principais insights sobre o maior evento futebolístico do planeta a partir da análise pela STILINGUE de menções e hashtags:
Daniel Alves e Fred foram os nomes mais rejeitados
Após o anúncio dos 26 nomes que integrarão a Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar, os maiores questionamentos sobre a lista foram as escolhas do lateral direito Daniel Alves e do meio campista Fred. Ao todo, houve 14 mil menções negativas à convocação de Dani Alves e cerca de 3 mil à de Fred.
Ausência de Gabigol e presença de Pedro na lista
O camisa nove do Flamengo foi o nome mais pedido pelos internautas dentre aqueles que não foram escolhidos por Tite. O nome de Gabigol foi mencionado mais de 5 mil vezes nas conversas e sua ausência esteve associada a palavras como sacanagem, absurdo, loucura, entre outras. Por outro lado, o atacante Pedro, também do Flamengo, foi um dos nomes mais celebrados nas redes, com mais de 5 mil menções positivas à sua convocação.
Tite, o nome mais comentado
Por se tratar do comandante e responsável pela escolha dos jogadores que vão ao Catar, o técnico Tite foi quem teve o nome mais vezes mencionado nas conversas sobre a convocação da seleção brasileira. Apenas no curto intervalo de tempo entre 13h e 14h, quando se deu a coletiva de imprensa do anúncio, o treinador foi mencionado quase 4 mil vezes. Ao todo, o nome do treinador e a convocação geraram cerca de 20% do buzz total de assuntos relacionados à Copa do Mundo.
Presença dos patrocinadores
Algumas das maiores marcas do mercado brasileiro aproveitaram o buzz gerado para lançarem alguns conteúdos próprios nas redes sociais. A Claro aproveitou a ocasião para divulgar que Anitta, Paulo Vieira, Fernanda Gentil e Paulo André são alguns dos influenciadores que irão compor seu time de conteúdo para o Mundial. A Brahma divulgou uma série de cupons com os nomes dos convocados para oferecer descontos em seus produtos através do aplicativo Zé Delivery. Já a Guaraná Antártica associou seu produto ao mascote da Seleção Brasileira e aproveitou para interagir com outros patrocinadores da CBF, como Vivo, Itaú, Kwai e Rappi.