Apuração do resultado do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo mais final do BBB agitaram as redes sociais a terça-feira (26)
Carnaval em abril e final do Big Brother Brasil 22 (BBB 22). Dois assuntos que, a princípio, nunca estariam juntos, mas que este ano coincidiram, foram os que deixaram as redes sociais em polvorosa na última terça-feira (26). A mobilização começou ainda no final de semana prolongado em razão do feriado de Tiradentes, com os desfiles, os blocos e a definição dos três finalistas do reality show. De acordo com levantamento realizado com base nas interações das mais diversas mídias sociais, conduzido pela vert.se Inteligência Digital, empresa de business intelligence com foco em dados de redes sociais, o tema “Carnaval” gerou total de 6,18 milhões de interações no Instagram entre 25 e 26 de abril. Só as apurações, mais de 392,8 mil comentários nos mesmos dias. Já a final do BBB teve resultado ainda mais expressivo no Instagram: 12,3 milhões de interações.
“O resultado da edição 2022 do Big Brother Brasil não surpreendeu quem acompanhou o reality show pelas mídias sociais, com a vitória de Arthur Aguiar, provando que a ‘padaria venceu o sonho’ (padaria é a forma como os fãs do ator eram chamados nas redes sociais – ele era o ‘pão’). Soma-se a isso o desfile da Grande Rio, no Rio de Janeiro, com a rainha de bateria Paolla Oliveira representando a pomba gira, com resultado que coroou a escola como campeã pela primeira vez na história; e a vitória da Mancha Verde, em São Paulo. Tudo isso junto agitou as redes sociais desde o início do final de semana com feriado”, analisa Carol Zaine, CEO da vert.se.
Segundo o levantamento da vert.se, só o termo “Grande Rio” gerou mais de 3,3 milhões de interações no Instagram, de 20 a 26 de abril (até o meio dia). Já o tema “Mancha Verde” rendeu mais de 102 mil comentários no mesmo período. “A São Clemente foi muito bem nas redes, mas foi a escola rebaixada no Rio. O enredo — homenagem à vida e obra do ator Paulo Gustavo — e os problemas enfrentados pela escola durante o desfile renderam mais de 2,5 milhões de comentários no Instagram”, destaca a CEO.
BBB 22
A edição deste ano provou ainda mais que o Big Brother Brasil é assunto que mexe — e muito — com o universo das redes. Só para se ter ideia, a eliminação de Jade Picon, em 8 de março, bateu a marca dos 700 milhões de votos. O resultado, com a vitória de Arthur Aguiar, rendeu mais de 12,3 milhões de interações só no Instagram.
Além disso, o total de mais de 751 milhões de votos é a maior votação da história em uma final do BBB. O recorde em um paredão foi em 2020, entre Manu Gavassi e Prior, quando mais de 1,5 bilhão de votos foram registrados e a Rede Globo garantiu um lugar no Guinness Book como a maior votação em programa de TV no mundo.
De acordo com a vert.se, desde 17 de janeiro – início do reality show – foram mais de 766 milhões de interações no Instagram, com maior destaque para as mulheres, que representaram 58,4% do total dos comentários. “Sem dúvida, o BBB extrapolou a quarta parede”, diz.
Diversos assuntos antes da final também deram combustível às mídias sociais, inclusive com relação às marcas patrocinadoras do BBB 22, com destaque para Americanas, com mais de 78 mil posts no período, sendo 79% coletados só no Twitter.
A análise da vert.se, antes da final, apurou que os assuntos mais comentados foram a expulsão de Maria – com pico de 23,9 milhões de interações no Instagram – e a liderança de Linn da Quebrada.
Já no Twitter, de acordo com Carol Zaine, os assuntos mais curtidos durante a edição foram: “Anitta explica a eliminação de Linn da Quebrada”, com mais de 285 mil curtidas, “Esse BBB não chega aos pés do BBB20” (256,6k), e “Ludmilla se declara para Bruna” (235,4k). Os participantes mais pesquisados no Google foram, na ordem, Arthur Aguiar, Jade Picon, Paulo André, Douglas Silva e Lina. “Não por menos, três deles – Arthur Aguiar, Paulo André, Douglas Silva – chegaram à final”, analisa Carol.
Marcas na conversa — O BBB sempre foi excelente campo para exposição das marcas. Este ano, os patrocínios foram divididos em três categorias, segundo uma ordem de importância: Big, Camarote e Brother. Na categoria “Big” ficaram Americanas, Avon e PicPay. Na “Camarote”, C&A, Amstel, P&G e Seara. Por fim, na categoria “Brother”, Above, Engov, Quinto Andar e McDonald’s. O reality também contou com patrocinadores pontuais, como a 99, TikTok, Downy e Coca-Cola. “As marcas aproveitaram muito bem esse canal de comunicação com seus públicos, com ações na atração, mas, principalmente, por meio de interações em suas próprias redes sociais”, continua.
O levantamento da vert.se apurou que Americanas aparece com destaque. Vale observar que entre os interesses pelas marcas entre os usuários identificados, segundo o estudo, “animais de estimação” foi o que mais apareceu, seguido de “mídia”, “programas de TV/séries” e “artes e entretenimento”.
Só no Instagram, desde a estreia do programa, foram mais de 11 milhões de interações. Os posts de mais repercussão foram: “99 – Rodrigo confunde 99 com Uber” (289,8k curtidas), “C&A – Às vezes uma prova pode durar segundos” (278,8k), “McDonald’s – Arthur come demais e pede desculpas à mulher” (266,9k), “Avon faz piada com Tiago Abravanel” (257,6k), “Alerta OPS! – Above – o admin errou de conta” (187,6k) e “Naiara vira meme pronunciando Downy incorretamente” (102,5k).Pelo Google Trends, as marcas mais pesquisadas durante o programa foram, na ordem, Avon, 99, PicPay, C&A e Quinto Andar.