A Visa Consulting & Analytics analisou o comportamento de milhares de estabelecimentos comerciais brasileiros que migraram para o mundo online durante a pandemia
Com a pandemia, milhares de comerciantes brasileiros precisaram ingressar no mundo digital para manter seu negócio funcionando. E para entender melhor esse movimento, a Visa Consulting & Analytics, braço de consultoria da Visa, analisou o comportamento desses estabelecimentos comerciais dentro da sua rede, entre abril e junho deste ano, e descobriu que mais de 70 mil comércios que atuavam apenas no mundo físico no mesmo período de 2019 entraram para o mundo online. E mais: essas empresas conseguiram aumentar seu ticket médio por transação em 17% ao migrar para o e-commerce. A análise destaca ainda um crescimento expressivo em alguns dos estados brasileiros que tiveram o maior crescimento na migração para o mundo digital: Roraima (145%), Tocantins (113%) e Rondônia (84%).
Ainda sobre os estados, entre os que tiveram o maior número de estabelecimentos comerciais atuando em ambos os canais: e-commerce e no mundo físico, estão Espírito Santo (73%), Minas Gerais(47%) e Paraná (42%). Já o estado de São Paulo, que representa 31% do total de estabelecimentos comerciais estudados, registrou um crescimento de 27% no número de negócios provindos dos dois canais, quando comparados os meses de abril a junho de 2020 com o ano anterior.
“Falamos muito sobre a influência da pandemia na transformação digital das empresas: os números mostram resultados diretos desse movimento em suas vendas, além do ganho em benefícios como aumento da segurança, expansão da clientela e praticidade. Acreditamos que essa entrada no mundo digital é um processo sem volta, que tende a crescer e a ditar uma nova forma de comprar e vender no país, contribuindo com a inclusão digital e financeira de comércios e consumidores”, comenta Oscar Pettezzoni, diretor da Visa Consulting Analytics.
O time da Visa Consulting & Analytics também analisou os setores da economia que mais tiveram empresas migrando para o mundo online durante a pandemia. Os supermercados e os postos de gasolina registraram o maior aumento no número de estabelecimentos atuando nos dois canais ao mesmo tempo (presencial e online), com 373% e 407% de aumento, respectivamente. “O segmento de postos de gasolina teve um crescimento expressivo por conta das inovações mais recentes lançadas no mercado, como aplicativos que permitem que o motorista efetue o pagamento sem precisar sair do carro. E o aumento em supermercados pode ser influenciado pelo aumento do uso de apps de entrega e delivery”, completa Pettezzoni.
Em relação aos segmentos de estabelecimentos comerciais que já atuavam no mundo online mesmo antes da pandemia, os setores com o maior crescimento de vendas foram as lojas de departamento (462%) e os restaurantes de fast food, com aumento de 221%.