Varejistas precisam estar atentos às estratégias para garantir uma experiência diferenciada aos usuários
Uma das principais datas para o varejo, a Black Friday promete ser a mais digital da história em 2021. No ano passado, as vendas online superaram pela primeira vez as realizadas em lojas físicas, impulsionadas pela pandemia. O e-commerce atingiu 50,4% do total do volume transacionado durante o período sazonal, somando um crescimento de 13% em relação a 2019, segundo dados da Ebit | Nielsen.
“Em 2021, apesar da evolução significativa da vacinação, ainda estamos passando por uma fase de incertezas, o que deve manter o comportamento do consumidor de compras à distância”, afirma Sérgio Hneda, head de estratégias digitais LATAM na GhFly, empresa especializada em marketing digital de performance. Diante desse cenário, o executivo acredita que as compras relacionadas à tradicional data de descontos serão diluídas em um período maior e não concentradas em apenas um ou dois dias.
Hneda ressalta que para oferecer uma experiência completa ao usuário, é essencial considerar todos os pontos de contato do público-alvo com a marca. “Isso significa entender a jornada dos clientes, fazer adaptações constantes para oferecer a melhor experiência possível a eles, e se preparar para eventuais imprevistos ou correções de rota. São pautas que não podem faltar na agenda de uma empresa que deseja performar na Black Friday”, conclui.
Confira outras dicas do especialista para a data:
* Programe-se com antecedência tanto em relação às quantidades e variedades dos artigos, quanto à organização do ambiente. Considere encomendar produtos a mais com o seu fornecedor, principalmente aqueles que já têm grande saída fora da sazonalidade, e invista em artigos com margens de lucro altas para trabalhar com descontos mais agressivos.
* Durante qualquer sazonalidade, o tráfego e a conversão das lojas virtuais sempre aumentam. É essencial manter o seu negócio em uma plataforma de e-commerce robusta e estável. Analise todas as etapas da jornada de compra: reconhecimento, simulação de desejo de compra, informação na busca, escolha, decisão de compra, pagamento, segurança e suporte. Pense também em otimizar os fluxos dentro da plataforma e em facilitar a “encontrabilidade” dos itens. Ainda verifique se o site proporciona uma boa experiência mobile.
* Layout, descrição e fotos devem ser de ótima qualidade. Por mais óbvio que isso possa parecer, essas informações são essenciais para o entendimento do comprador.
* Ampliar o período de atendimento ao consumidor, estar presente nos canais digitais com respostas rápidas e otimizar a página de Perguntas Frequentes (FAQ) com mais detalhes é importante para que o cliente se sinta amparado no momento da compra. O pós-venda é outro ponto essencial: esteja disponível para tirar dúvidas de produtos/serviços e efetuar possíveis trocas.
* Forneça diversas opções de pagamento para o usuário. E não se esqueça do parcelamento! Os brasileiros adoram esse formato e pode ser um fator decisivo na hora de concluir o pedido.
* Por conta da LGDP, assegurar que qualquer tratamento de dados foi autorizado é imprescindível.
Todos os insights estão no e-book gratuito elaborado pela GhFly para a Black Friday. A íntegra do material pode ser conferida aqui.