Blog

spotify-1030×426

A pesquisa Sonic Science mostrou uma eficiência até cinco vezes maior nas propagandas em áudio digital; Um a cada cinco participantes do estudo relatou procurar uma marca ou produto após ouvir o anúncio no Spotify

A pesquisa Sonic Science do Spotify acaba de ser lançada e conta com estudos biométricos inéditos, que revelam como o áudio digital atinge o nosso cérebro. Desenvolvida em parceria com a MindProber, empresa que estima o impacto emocional dos conteúdos para os consumidores, os resultados mostram como o áudio afeta fisicamente os ouvintes e aumenta sua capacidade de despertar lembranças.

O estudo explora o impacto fisiológico do som e revela como o marketing pode aproveitar o valor da personalização que o áudio digital oferece para atingir efetivamente os consumidores. Entre as descobertas, os dados mostraram que 75% dos ouvintes estão abertos a ouvir um anúncio, desde que ele tenha relação com eles e com as atividades que estão fazendo. Além disso, a partir da observação, provou-se que os ouvintes do Spotify lembram das marcas que ouvem. Independentemente de estarem sintonizados em música ou podcasts, os participantes do estudo Sonic Science foram capazes de lembrar as marcas que ouviram com muita eficiência, demonstrando uma taxa até cinco vezes maior de atenção do que se estivesse adivinhando anúncios que escutaram de forma aleatória.

A pesquisa também foi capaz de calcular a lembrança de um anúncio após as sessões de audição em que os usuários se envolveram em atividades que normalmente fariam enquanto ouviam um programa de áudio (música, podcast ou audiobook). Essa abordagem para testes de anúncios simula uma experiência auditiva da vida real, possibilitando avaliar o verdadeiro nível de recordação durante várias atividades físicas e contextos.

Ainda de acordo com a pesquisa Sonic Science, a estratégia de personalização dos anúncios faz com que o público se interesse e se sinta cada vez mais conectado com o produto/ serviço oferecido. Os dados também mostraram que 93% de atenção do cérebro com o conteúdo personalizado são transferidos diretamente para o envolvimento do anúncio e, como resposta, os anúncios têm um impacto 19% maior no Spotify comparado com outras mídias.

Os ouvintes do Spotify não se lembram apenas de anúncios: eles compram produtos. Um em cada cinco participantes do estudo relatou procurar uma marca ou produto online depois de ouvir sobre isso em um anúncio do Spotify; 30% disseram que provavelmente comprariam um produto ou serviço sobre o qual ouviram falar no Spotify. Além disso, as pessoas transmitem o conteúdo do Spotify nos mesmos dispositivos que usam para fazer compras (celular, desktop, tablet), criando um funil desde a conscientização até a venda.

A segunda edição da pesquisa Sonic Science analisou, ao longo de cinco semanas, mais de 400 moradores dos Estados Unidos e do Reino Unido. Os entrevistados participaram de um estudo minucioso que compreendeu as etapas que ocorrem dentro do nosso cérebro ao termos contato com áudio digital personalizado. A metodologia observou não só como nos envolvemos com o conteúdo de áudio, mas também a influência da inserção de anúncios.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia